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A Colméia – Inclusão e Tecnologia caminhando juntas


A Colméia – Inclusão e Tecnologia caminhando juntas
Por Barbara Azevedo Limas RU: 1951814
Por Iolanda da Silva Correa RU: 1855149
Por Elyda C. Medeiros dos Santos Neves RU:1923253
Polo – Itapevi
Data 28/08/2017


Fonte: http://www.cantinhodoscadeirantes.com.br/2013/02/teclado-colmeia-ou-mascara-de-teclado.html?m=1

            Na cidade de Itapevi, um projeto inovador, vem fazendo a alegria na vida de muitos alunos com necessidades especiais.
A escola municipal “Vida Feliz”, uma das pioneiras no município, promove um extraordinário trabalho, visando a acessibilidade de alunos com dificuldade motoras e visuais. Os alunos dispõem de uma sala de informática e sala de recursos multifuncionais, mais o grande diferencial, tem sido a utilização de uma ferramenta tecnológica, que foi totalmente adaptada, modificando a rotina dos alunos.
Através de estudos de casos, trocas de experiências e muitas pesquisas realizadas pelo os profissionais de educação especial desta escola e de suporte pedagógico da Secretaria de Educação implantou-se uma adaptação para incluir os alunos ao mundo digital, conhecida como Colmeia ou Máscara. A Colméia ou mascara pode ser utilizada por alunos com dificuldades motoras e deficiência visual. Para os alunos com deficiência visual são adaptados ao teclado do computador, adesivos especiais, feitos em alto relevo e cores, que facilitam a digitação. Já no caso de alunos com dificuldades motoras a Colméia, possui orifícios a cada tecla, direcionando o dedo do aluno com dificuldade para digitar.
Por tratar-se de uma ferramenta tecnológica feita em acrílico e de um custo girando em torno de cento e setenta reais, a Secretaria Municipal de Educação investiu na ideia custeando o material para a escola “Vida Feliz”.
Na oportunidade de presenciar uma das aulas, foi notável perceber a satisfação dos alunos ao realizarem suas tarefas e se inserirem ao mundo virtual. O laboratório disponibiliza de internet, com trabalhos orientados para consulta e entretenimento, onde tudo é aprendizado.
A adaptação como recurso tecnológico/pedagógico, tem sido um grande sucesso, permitindo aos alunos não só a construção do saber com menos barreiras, mas a garantia de mais condições de independência e inserção social.          

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