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Mostrando postagens de setembro 11, 2017
APLICATIVO REVOLUCIONA O MUNDO TECNOLÓGICO DA INCLUSÃO DIGITAL Por: Elieuda de Moraes Martins, RU: 1148205 Andreia Batista Miranda Soares, RU: 992335 Polo – Itapevi Data: 15/09/2017             A inclusão digital e o uso da tecnologia assistiva tem se destacado com os recursos utilizados pelo INDI Tobii Dynavox, o primeiro tablet do mundo que foi especificamente projetado para comunicação alternativa. É indicado para usuários que se comunicam através de símbolos e pranchas de comunicação e já é considerada a melhor e mais avançada solução para interação diária onde quer que esteja.             Os recursos oferecidos pelo INDI Tobii podem ser de grande utilização para a escolarização de alunos com as mais variadas necessidades educacionais especiais. A ferramenta é acessível e desenvolvida para atividades

LIVOX, A REVOLUÇÃO NO ENSINO DE ALUNOS COM INCLUSÃO

LIVOX, A REVOLUÇÃO NO ENSINO DE ALUNOS COM INCLUSÃO Por   Paulo Sérgio Rodrigues Gomes, RU 1160527 Polo – Itapevi Data 11/09/2017                         Fonte: Livox Livox, é este o nome do aplicativo que está revolucionando o ensino de alunos com necessidade de inclusão em muitas escolas do país e principalmente nas APAES (Associação de Pais e Amigos do Excepcional). Mas o que é o Livox, que tanto tem sido comentado na imprensa? Quem está por trás deste software que tem ajudado mais de 20 mil pessoas com necessidades especiais? Estas perguntas podem ser respondidas conhecendo um pouco como surgiu o Livox. Carlos Edmar Pereira, um pernambuco, formado em análise de sistemas teve a ideia de criar o software devido a necessidade de se c

PROD EAF PARA TODOS

ProD eaf PARA TODOS Nome: EDVALDO FERREIRA FAVELA JUNIOR    RU:1538124 Polo: ITAPEVI Data: 28/08/2017 Fonte: http://exame.abril.com.br/ciencia/fala-que-eu-te-entendo/ Ainda nos dias de hoje, na era da informação ainda existe um grande números pessoas com necessidade especiais, que não conseguem ter acesso a educação, pelo fato de não existir professores qualificados ou não ter conhecimento de tecnologia que pode ser usada em uma sala de aula aonde tem alunos com deficiência. De acordo os dados do INSTITUTO BRASILEIRO GEOGRAFIA E ESTATISTICA (IBGE) 1,1% de brasileiros tem deficiência auditiva, e assim muitos alunos encontram dificuldade para ter acesso a Educação e para facilitar a vida desses alunos 12 profissionais de diversos ramos desenvolveram o aplicativo conhecido como  Prodeaf  criado para facilitar  a vida de alunos com deficiência auditiva. O aplicativo pode ser encontrado facilmente na internet, e assim podem ser instalados em celulares e computa

A APRENDIZAGEM COM FOCO NA INCLUSÃO

A APRENDIZAGEM COM FOCO NA INCLUSÃO Por: LUCIA MARIA LOPES SILVA – RU1106466 Polo – ITAPEVI Data 29/08/2017 A partir do dia 02 de janeiro de 2016 entrou em vigor a Lei Brasileira de Inclusão, diante disso, os diretores de escolas, coordenadores pedagógicos e também os professores tiveram que se reinventar e fazer um acontecer diferente. A inserção de crianças especiais no dia a dia das escolas passou a ser realidade, com isso, todos tiveram que se adequar a esse novo momento e passaram a se aperfeiçoar nos métodos novos de aprendizagem, foi aí que, quase obrigatoriamente, a tecnologia para inclusão dos deficientes tornou-se de uso corriqueiro. A função desta tecnologia, basicamente é o estímulo ao aprendizado tornando possível a inclusão dos deficientes no ambiente escolar. O importante nessa inclusão é que as ferramentas a serem usadas estejam de acordo com a necessidade requerida pelo aluno, usando com sabedoria e empenho a ludicidade que esses recursos tecnológicos ta

Aplicativo para crianças com deficiência visual.

Professor da Unicamp utiliza software que ajuda no ensino de matemática para alunos com deficiência visual. Aplicativo de matemática colabora para inclusão escolar de crianças com deficiência visual. Um programa gratuito idealizado pelo professor Henderson de Souza, que utiliza de perguntas em áudio para ensinar alunos a entender a disciplina de forma lúdica nas aulas e também auxiliar no dever de casa no ambiente familiar. O sistema chamado MinimatecaVox contempla o conteúdo de matemática do primeiro ano do ensino fundamental, portanto para crianças de 6 a 8 anos de idade. O objetivo é fazer os alunos aprenderem conceitos básicos, cálculo mental, além de ser um estímulo ao uso do computador e à inclusão digital. O aplicativo faz a leitura de cada tecla digitada pelo aluno e traduz em som para que seja possível saber o que está sendo escrito pelo teclado do computador. O programa foi testado em instituições especializadas no auxílio a deficientes visuais em Campin
TECNOLOGIA ASSISTIVA AUXILIO NA ESCOLA INCLUSIVA  Por: Caldas, Carlos César Ferreira Chaves, RU: 1029294  Da Silva, Geisa Maria Gonçalves, RU: 1003998  Silva, Lilian da Fonseca, RU: 1024727  Polo – Itapevi  Data: 08/09/2017 TECLADO – MOUSSE INTELIGENTE TIX - TECNOLOGIA ASSISTIVA A tecnologia assistiva é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover vida independente e inclusão. Tecnologia Assistiva também é definida como uma ampla gama de equipamentos, serviços, estratégias e práticas concedidas e aplicadas para minorar os problemas encontrados pelos indivíduos com deficiências. O teclado – mousse inteligente TIX foi criado por um cientista da computação, que nasceu na cidade de Itaúna, Gleison Fernandes de Faria, conhecido como Gleisinho, nasceu com paralisia cerebral, encontrou em suas necessidades
A TECNOLOGIA EM CONEXÃO COM A INCLUSÃO Dispositivo tecnológico que promove e facilita a integração de alunos no ensino regular. Eli Samara Nascimento Melo – 1261371 Janaina Brandão Leite – 1264728 Renta Silva de Souza–1244639 Itapevi   A inclusão no sistema educativo. No ano de 2015 na escola municipal Don Vital, situado na cidade do Recife no estado de Pernambuco, a professora Marlene que lecionava para o ensino fundamental e era responsável por uma turma de 25 alunos, e dentre estes alunos existiam 3 com paralisia cerebral parcial, que por este motivo tiveram a fala comprometida, trazendo certa dificuldade de comunicação entre os alunos e a professora, no entanto, a professora buscou uma maneira de desenvolver uma aula mais dinâmica, e para que a mesma fosse realizada, a pedagoga buscou meios para integrar os alunos com necessidades educacionais especiais em suas atividades aplicadas em sala, surgiu o desejo de buscar m

TECNOLOGIA A SERVIÇO DA INCUSÃO NAS ESCOLAS

Por: Nilma Miranda de Figueiredo Viana RU: 1746840        Rosemeire Merlo Alves RU: 1746830 Polo – Itapevi Data 11/09/2017   Fonte: Site O Ampliador de Ideias Motivada pela falta de materiais adaptados, professora utiliza ferramentas tecnológicas para auxiliar nos métodos educacionais que facilitam o aprendizado e aumentam a autonomia das crianças com deficiência visual. A professora Daniela Araújo sempre gostou de pesquisar novas tecnologias para utilizar em sala de aula, mas foi em 2016, ao se deparar com uma aluna deficiente visual em sua turma, percebeu a partir desse desafio como utilizar a tecnologia assistida, para que o aprendizado da aluna fosse maior e mais independente. Renata é uma aluna do 4º ano, da escola Mario de Andrade, em Itapevi, no estado de São Paulo, com a patologia de baixa visão, a