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Mostrando postagens de setembro 10, 2017
Livox, liberdade de voz a quem precisa. Por Ana Laura de Carvalho Costa, RU 1799285 Polo – Itapevi- SP Data 10/09/2017   Tendo como inspiração a necessidade de uma melhor comunicação com sua filha, que tem paralisia cerebral, o pernambucano Carlos Pereira, criou o aplicativo Livox, cuja tradução do nome significa liberdade e voz. Essa tradução é a síntese do que o aplicativo proporciona auxiliando a comunicação de pessoas com diversos tipos de necessidade, sejam motoras, cognitivas ou visuais, como autistas, portadores de ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), paralisia cerebral, sequelas de AVC (Acidente Vascular Cerebral), entre outros. O aplicativo é adaptável, possui algoritmos para o ajuste de acordo com a deficiência do usuário, inclusive para correção do toque imperfeito. Até mesmo pessoas cegas podem utiliza-lo, tamanha sua abrangência. Com o aplicativo funcionando em tablets, os fichários e cartões de co

Engrossador e Adaptador manual (tecnologia assitiva)

Cleiton de Almeida Souza Matos Sheila Matos Bueno Polo ITAPEVI – ITAPEVI/SP Data: 10/09/2017 Fonte: http://educacaoinclusivaja.blogspot.com.br/2013/09/adaptacao-manual-para-deficientes.html Entre as tecnologias assistivas mais utilizadas por pessoas com necessidades especiais estão o Engrossador e o adaptador manual já que auxiliam no manuseio de diversos objetos como: Garfo, faca, escova de dente, pente de cabelo, lápis e canetas. O principal objetivo do engrossador e adaptador manual é promover autonomia, qualidade de vida, inclusão social através da mobilidade e controle de seu ambiente e interação com a família e sociedade. Ambos podem ser higienizados e geralmente pesam entre vinte e sessenta e cinco gramas o peso tem haver com estabilidades. Existem vários tipos de engrossador e adaptador e podem ser moldados de acordo com a necessidade de cada criança, através de um custo totalmente acessível. Eles podem ser encontrados em papelarias ou
TECNOLOGIA E INCLUSÃO Professora de Matemática usa a tecnologia em sua aula para integrar aluno com dificuldade motora. Olivia Alves de Castro– RU: 1402817/05 Itapevi.   A professora de matemática Adriana da E.E Dorvalino Abílio Teixeira vê a inclusão de crianças com necessidade especial nas escolas como forma de socialização. Pensando nessa questão ela adotou o notebook em sua aula da 1ª série do Ensino Médio, o conteúdo a ser estudado é gráfico de funções: do 1º grau do 2º grau, exponencial, logarítmica, com o auxilio do notebook é um programa desenvolvido para construção de gráficos, com esse programa o aluno o Maycom de 15 anos conseguiu construir os gráficos das funções dadas e identificar os pontos de máxima, mínima ou outros pontos importantes. O aluno tem dificuldade grave de coordenação motora o que o impedia de construir os gráficos no caderno. Com isso o aluno passou a ter direito a educação de qualidade mesmo com os prob

O USO DE FERRAMENTAS TECNOLOGICAS COM ALUNOS DE INCLUSÃO

Por Felicia , RU 6926778  Por Joelma Lins Nascimento da Silva, RU 1062876 Polo – Itapevi Data (10/09/2017)                                                                                https://playtable.com.br/blog/ O PLAYTABLET é a primeira mesa digital desenvolvida no Brasil, ela é uma mesa  interativa desenvolvida por professores e especialistas de diversas áreas, justamente para facilitar no desenvolvimento cognitivo e motor da criança. Esta tecnologia possui uma tela sensível ao toque humano, ou movimento de qualquer objeto, como por exemplo, um pincel. O PLAYTABLET foi desenvolvido através de duas empresa catarinense uma ligada a tecnologia e a outra a jogos educativo, a empresa foi fundada pelo diretor executivo Marlon Souza e o diretor comercial  Jean C. Gonçalves em 2013  tendo com nome Play Move em Blumenau/SC  . A Escola Municipal Criança Feliz -  Educação Infantil e Fundamental, da cidade de Itapevi, São Paulo,  já pode conta com o PLA
A Tecnologia a favor da inclusão. A diversão é séria! Nome: Wendi Aparecida Lopes RU: 1815268 Nome: Cassio Gomes Suassui RU: 1954372 Nome: Ieda Maria da Silva Rossato RU:1729884 Nome: Mizael Angelo Campos Silva RU:1751722 Polo: Itapevi - Data 31.08.2017     Fonte: Play Table “A vitória de uma cidade inclusiva, só vai ser duradoura quando a superação for coletiva” (Mendes Rodrigo, TV Globo 02.08.2017) Desde o dia 2 de janeiro de 2016, entra em vigor a Lei Brasileira de Inclusão, fazendo com que mestres, conselhos, direção e a sociedade de certa forma se habituem e incluam de forma natural, crianças com qualquer tipo de deficiência. De acordo com dados do Censo do IBGE em 2010, 45,6 milhões de pessoas no Brasil possuem algum tipo de deficiência e, portanto, algumas limitações e necessidades especiais. É importante salientar que tal perspectiva não substitui atividades manuais como, ativi
Máquina Braile – A tecnologia agora nas escolas Estaduais Sistema Braille, a maquina que veio para ajudar o gosto pela leitura e pala escrita, agora disponível nas escolas publicas.   Escolas publicas estão utilizando a maquina Braille para facilitar a comunicação e interação no processo de inclusão, essa maquina facilita a aprendizagem dos alunos com deficiência visual, fazendo com que o aluno faça aprendizagem de forma mais amena. A escola Estadual Hugo Higor em angeliondina, foi beneficiado com esta tecnologia para compor a sala de recursos. A professora utiliza esta maquina com alunos portadores de cegueira que frequenta a sala de recursos uma vez por semana, no contraturno, para aprender a ler e escrever em Braille, mas esta maquina esta a disposição dos professores e alunos que a utilizam sempre que acharem necessário. Esse sistema tecnológico permite as pessoas cegas beneficiar-se da leitura e da escrita, dando-lhe o direito e acesso ao conhecimento, o sistem