Pular para o conteúdo principal

Engrossador e Adaptador manual (tecnologia assitiva)






Cleiton de Almeida Souza Matos
Sheila Matos Bueno

Polo ITAPEVI – ITAPEVI/SP

Data: 10/09/2017





Entre as tecnologias assistivas mais utilizadas por pessoas com necessidades especiais estão o Engrossador e o adaptador manual já que auxiliam no manuseio de diversos objetos como: Garfo, faca, escova de dente, pente de cabelo, lápis e canetas.

O principal objetivo do engrossador e adaptador manual é promover autonomia, qualidade de vida, inclusão social através da mobilidade e controle de seu ambiente e interação com a família e sociedade.
Ambos podem ser higienizados e geralmente pesam entre vinte e sessenta e cinco gramas o peso tem haver com estabilidades. Existem vários tipos de engrossador e adaptador e podem ser moldados de acordo com a necessidade de cada criança, através de um custo totalmente acessível.
Eles podem ser encontrados em papelarias ou podem ser feitos em casa, pois seu material se compõe de EVA e fita dupla face, ou pode ser feito com esponja ou cano PVC.
Ambas as tecnologias podem ser utilizadas por pessoas que sofreram ou sofrem de paralisia cerebral, ou com crianças que tem dificuldades com habilidades de coordenação motora fina, feito de forma simples promovem autonomia e inclusão social. Alem de ajudar a desenvolver atividades simples do dia a dia como segurar um lápis, escova de dente estimula a coordenação motora e a socialização.
A tecnologia Assistiva é um recurso ou estratégia utilizada para ampliar ou possibilitar a execução de uma atividade necessária e pretendida por uma pessoa com necessidades especiais.
Na perspectiva da educação a tecnologia é voltada a favorecer a participação do aluno especial nas diversas atividades do cotidiano escolar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLAYTABLE: A MESA DIGITAL INOVADORA EM SALA DE AULA

JOZAINE DA COSTA PEREIRA – RU: 1798151 Polo – Itapevi/SP Data (23/08/2017)                                                                        Fonte: http://playtable.com.br/#conheca   A PlayTable é a primeira mesa digital interativa e multidisciplinar com jogos e aplicativos para crianças a partir de três anos de idade, ajuda a estimular a percepção dos alunos, melhorarem o raciocínio lógico, com o PlayTable o aprendizado é lúdico interativo e coletivo, a criança vai aprendendo brincando e se desenvolvendo conforme a proposta de cada aplicativo todas as funções são realizadas direto na tela da PlayTable, que tem a tela bem sensível ao um simples toque ou movimento de qualquer objeto, por exemplo, um pincel. A PlayTable surgiu de uma associação de duas empresas Catarinense, uma ligada à tecnologia e a outra à produção de jogos educativos. O diretor executivo Marlon Souza e o diretor comercial Jean C. Gonçalves fundaram em 2013 a empresa Play Move em Blumenau/SC para des

O USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL

 O USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL: MESA EDUCACIONAL ALFABETO Por – Macio Gonçalves Feitoza  RU - 1813093 Polo – Itapevi - SP Data: 09/08/2017                                           Fonte: www.positivoeducacional.com.br              Crianças com alguma deficiência ou necessidade especial tendem a tornar-se uma barreira no processo de ensino e aprendizagem, o Brasil é um país que carece de recursos tecnológicos nas escolas e de professores especialistas neste segmento. Desenvolver recursos de acessibilidade seria uma maneira concreta de neutralizar as barreiras causadas pela deficiência e inserir esse indivíduo nos ambientes ricos para a aprendizagem contribuindo efetivamente na melhora da autonomia, o uso das tecnologias assistivas esta aumentando e tem como finalidade proporcionar uma maior independência e autonomia à pessoa com deficiência, a mesa educacional alfabeto visa auxiliar os professores no processo de ensino e aprendiz