Cleiton de Almeida Souza Matos
Sheila Matos Bueno
Polo ITAPEVI – ITAPEVI/SP
Data: 10/09/2017
Entre as tecnologias assistivas mais utilizadas por pessoas com necessidades especiais estão o Engrossador e o adaptador manual já que auxiliam no manuseio de diversos objetos como: Garfo, faca, escova de dente, pente de cabelo, lápis e canetas.
O principal objetivo do engrossador e adaptador manual é promover autonomia, qualidade de vida, inclusão social através da mobilidade e controle de seu ambiente e interação com a família e sociedade.
Ambos podem ser higienizados e geralmente pesam entre vinte e sessenta e cinco gramas o peso tem haver com estabilidades. Existem vários tipos de engrossador e adaptador e podem ser moldados de acordo com a necessidade de cada criança, através de um custo totalmente acessível.
Eles podem ser encontrados em papelarias ou podem ser feitos em casa, pois seu material se compõe de EVA e fita dupla face, ou pode ser feito com esponja ou cano PVC.
Ambas as tecnologias podem ser utilizadas por pessoas que sofreram ou sofrem de paralisia cerebral, ou com crianças que tem dificuldades com habilidades de coordenação motora fina, feito de forma simples promovem autonomia e inclusão social. Alem de ajudar a desenvolver atividades simples do dia a dia como segurar um lápis, escova de dente estimula a coordenação motora e a socialização.
A tecnologia Assistiva é um recurso ou estratégia utilizada para ampliar ou possibilitar a execução de uma atividade necessária e pretendida por uma pessoa com necessidades especiais.
Na perspectiva da educação a tecnologia é voltada a favorecer a participação do aluno especial nas diversas atividades do cotidiano escolar.
Comentários
Postar um comentário