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PLAYTABLE: A MESA DIGITAL INOVADORA EM SALA DE AULA

JOZAINE DA COSTA PEREIRA – RU: 1798151
Polo – Itapevi/SP

Data (23/08/2017)
                                                                       Fonte: http://playtable.com.br/#conheca
 A PlayTable é a primeira mesa digital interativa e multidisciplinar com jogos e aplicativos para crianças a partir de três anos de idade, ajuda a estimular a percepção dos alunos, melhorarem o raciocínio lógico, com o PlayTable o aprendizado é lúdico interativo e coletivo, a criança vai aprendendo brincando e se desenvolvendo conforme a proposta de cada aplicativo todas as funções são realizadas direto na tela da PlayTable, que tem a tela bem sensível ao um simples toque ou movimento de qualquer objeto, por exemplo, um pincel. A PlayTable surgiu de uma associação de duas empresas Catarinense, uma ligada à tecnologia e a outra à produção de jogos educativos. O diretor executivo Marlon Souza e o diretor comercial Jean C. Gonçalves fundaram em 2013 a empresa Play Move em Blumenau/SC para desenvolver,fabricar e comercializar o produto PlayTable que é um produto 100% brasileiro,desde o hardware até o software. Em algumas escolas do estado de Santa Catarina da rede publica já dispõe desta mesa digital
A professora Dorinha da educação infantil já pode conta com essa tecnologia, seus alunos da sala do AEE (Atendimento Educacional Especializado) Davi, Paulinho e Gaby ambos tem a mesma idade quatro anos. O aluno Davi e Gaby tem autismo e Paulinho síndrome de dow, todos utilizam a mesma ferramenta tecnológica a PlayTable, a mesa digital.
A professora Dorinha usa PlayTable em suas disciplinas diárias como português, matemática, artes, inglês entre outras. Podendo contar com a mesa digital PlayTable que parece um tablet grande com som e outras funções multidisciplinares e com o analise de desenvolvimento do aluno, e todas suas funções são realizadas direto na tela da PlayTable As crianças Davi, Paulinho e Gaby usam a mesa digital e todos desenvolvem suas atividades brincando. Na matéria de artes a professora Dorinha utiliza da mesa digital que tem um aplicativo de pintura com vários desenhos, cores para colorir tanto com o dedo ou com qualquer outro objeto, Davi prefere usar o pincel, Paulinho e Gaby preferem usar os dedinhos para colorir na tela da PlayTable. Na aula de português tem o aplicativo do livro digital,o  papa letras,onde a professora Dorinha coloca no nível de cada criança a PlayTable fala a palavra e mostra o desenho e a criança tem uma salada de letras,que a criança tem que arrastar as letras até o local,quando a criança coloca a letra errada a mesa não vai aceitar e vai pontuar indo para o ranking onde a professora Dorinha tem acesso para fazer a avaliação pedagógica de cada aluno.Com o uso da PlayTable é possível atingir os seguinte objetivos: o desenvolvimento cognitivo,motor,emocional,social e curricular,tornando-se as aulas mais dinâmica.
O PlayTable é conectado automaticamente com a internet local, caso se a escola não possuir conexão com a internet as atualizações dos novos aplicativos e jogos podem ser feitas através de um pen drive, que é só conectar em baixo da mesa ela já reconhece e se instala automaticamente. A vantagem do PlayTable que toda fala é interpretada por libras onde a criança surda pode acompanhar na mesma velocidade do ouvinte e a desvantagem que muitas das vezes o áudio esta na frente da interpretação, prejudicando a criança surda que não escuta.
Não tem como discordar que a tecnologia é um fascínio entre as crianças, e ainda poder utilizar essa ferramenta tecnológica para ensinar é proveitoso para ambas as partes.

Referências:
           

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