JOZAINE DA COSTA PEREIRA – RU: 1798151
Polo – Itapevi/SP
Data (23/08/2017)
Fonte: http://playtable.com.br/#conheca
A PlayTable é a primeira
mesa digital interativa e multidisciplinar com jogos e aplicativos para
crianças a partir de três anos de idade, ajuda a estimular a percepção dos
alunos, melhorarem o raciocínio lógico, com o PlayTable o aprendizado é lúdico
interativo e coletivo, a criança vai aprendendo brincando e se desenvolvendo
conforme a proposta de cada aplicativo todas as funções são realizadas direto
na tela da PlayTable, que tem a tela bem sensível ao um simples toque ou
movimento de qualquer objeto, por exemplo, um pincel. A PlayTable surgiu de uma
associação de duas empresas Catarinense, uma ligada à tecnologia e a outra à
produção de jogos educativos. O diretor executivo Marlon Souza e o diretor
comercial Jean C. Gonçalves fundaram em 2013 a empresa Play Move em Blumenau/SC
para desenvolver,fabricar e comercializar o produto PlayTable que é um produto
100% brasileiro,desde o hardware até o software. Em algumas escolas do estado
de Santa Catarina da rede publica já dispõe desta mesa digital
A professora Dorinha da
educação infantil já pode conta com essa tecnologia, seus alunos da sala do AEE
(Atendimento Educacional Especializado) Davi, Paulinho e Gaby ambos tem a mesma
idade quatro anos. O aluno Davi e Gaby tem autismo e Paulinho síndrome de dow, todos
utilizam a mesma ferramenta tecnológica a PlayTable, a mesa digital.
A professora Dorinha usa
PlayTable em suas disciplinas diárias como português, matemática, artes, inglês
entre outras. Podendo contar com a mesa digital PlayTable que parece um tablet
grande com som e outras funções multidisciplinares e com o analise de
desenvolvimento do aluno, e todas suas funções são realizadas direto na tela da
PlayTable As crianças Davi, Paulinho e Gaby usam a mesa digital e todos
desenvolvem suas atividades brincando. Na matéria de artes a professora Dorinha
utiliza da mesa digital que tem um aplicativo de pintura com vários desenhos,
cores para colorir tanto com o dedo ou com qualquer outro objeto, Davi prefere
usar o pincel, Paulinho e Gaby preferem usar os dedinhos para colorir na tela
da PlayTable. Na aula de português tem o aplicativo do livro digital,o papa letras,onde a professora Dorinha coloca
no nível de cada criança a PlayTable fala a palavra e mostra o desenho e a criança
tem uma salada de letras,que a criança tem que arrastar as letras até o
local,quando a criança coloca a letra errada a mesa não vai aceitar e vai
pontuar indo para o ranking onde a professora Dorinha tem acesso para fazer a
avaliação pedagógica de cada aluno.Com o uso da PlayTable é possível atingir os
seguinte objetivos: o desenvolvimento cognitivo,motor,emocional,social e
curricular,tornando-se as aulas mais dinâmica.
O PlayTable é conectado
automaticamente com a internet local, caso se a escola não possuir conexão com
a internet as atualizações dos novos aplicativos e jogos podem ser feitas através
de um pen drive, que é só conectar em baixo da mesa ela já reconhece e se
instala automaticamente. A vantagem do PlayTable que toda fala é interpretada
por libras onde a criança surda pode acompanhar na mesma velocidade do ouvinte
e a desvantagem que muitas das vezes o áudio esta na frente da interpretação, prejudicando
a criança surda que não escuta.
Não tem como discordar
que a tecnologia é um fascínio entre as crianças, e ainda poder utilizar essa
ferramenta tecnológica para ensinar é proveitoso para ambas as partes.
Referências:
Legal, mas atente-se as características do texto reportagem.
ResponderExcluirValor mesa
ResponderExcluir