Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de setembro 5, 2017
DISLEXIA NA MIRA DA TECNOLOGIA Por Jéssica Souza, (RU: 1604949) Polo – Itapevi Data (03/09/2017)               Blog de ExamTime  Desatenção e dispersão, dificuldade em copiar de livros e da lousa, vocabulário pobre e dificuldade na coordenação, esses são apenas alguns dos sintomas da dislexia. Segundo a IDA – International Dyslexia Association, em 2002 e o National Institute of Child Health and Human Development – NICHD: “ a dislexia do desenvolvimento é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas.” Com objetivo de ajudar os alunos disléxicos, e facilitar o processo ensino – aprendizagem, uma escola estadu

Software Educacional "Participar 2” Possibilita o Apoio à Alfabetização de Pessoas com Deficiência Intelectual

Elizângela Ricardo de Souza Costa RU:1730824 José Maria da Costa RU:1750027 Polo Itapevi Data 05/09/2017 Fontes: Projeto Participar e UNB Ciência O Software Educacional: “Participar 2”, é uma ferramenta pedagógica para computadores de apoio aos docentes atuantes no processo de alfabetização de crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual. Em 2011, foi criado e disponibilizado pela Universidade de Brasília - UNB o Software Educativo e Gratuito "Programa Participar para Computadores” que teve a adesão de 650 escolas públicas do Distrito Federal e da maioria dos estados brasileiros, que passaram a utilizá-lo em sala de aula. Por conta da grande adesão, surgiu a necessidade de ampliar as possibilidades de comunicação alternativa do estudante por meio do uso de computadores. Desse modo, em 2015 foram criados e disponibilizados os softwares: “Participar 2"  e" Participar para Tabletes”, oriundos de trabalhos de conclusão de curso de quatro alunos de

Tecnologia e Ludopedagogia a Serviço da Inclusão

Mesa passa de brinquedo para equipamento de inclusão Por Andréia Luiza Ferrari da Silva. RU: 1176267 Por Sonia Regina Sousa Bomfim. RU: 1176266 Grupo: 60 Polo: Itapevi Data: 05/09/2017 Fonte: http://playtable.com.br/salas-multifuncionais-estruturas-acessives-e-inclusivas-nas-escolas/  Todos nós concordamos que a tecnologia é um fascínio para as crianças e os adolescentes, por isso contar com ela em sala de aula pode trazer toda a diferença.  A educação inclusiva de crianças e adolescentes com deficiência não ocorre apenas em instituições exclusivas para elas, alunos com deficiências físicas e psíquicas também frequentam o ensino regular e devem ser atendidos nesses ambientes. Para os educadores,  é um grande desafio pois é preciso criar estratégias e ações para que, de fato, estes estudantes tenham suas necessidades atendidas. Algumas escolas particulares e da rede pública contam com algumas ferramentas tecnológicas para tornarem as aulas mais dinâmicas e