Pular para o conteúdo principal

Software Educacional "Participar 2” Possibilita o Apoio à Alfabetização de Pessoas com Deficiência Intelectual


Elizângela Ricardo de Souza Costa RU:1730824
José Maria da Costa RU:1750027
Polo Itapevi
Data 05/09/2017

Fontes: Projeto Participar e UNB Ciência

O Software Educacional: “Participar 2”, é uma ferramenta pedagógica para computadores de apoio aos docentes atuantes no processo de alfabetização de crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual. Em 2011, foi criado e disponibilizado pela Universidade de Brasília - UNB o Software Educativo e Gratuito "Programa Participar para Computadores” que teve a adesão de 650 escolas públicas do Distrito Federal e da maioria dos estados brasileiros, que passaram a utilizá-lo em sala de aula. Por conta da grande adesão, surgiu a necessidade de ampliar as possibilidades de comunicação alternativa do estudante por meio do uso de computadores. Desse modo, em 2015 foram criados e disponibilizados os softwares: “Participar 2"  e" Participar para Tabletes”, oriundos de trabalhos de conclusão de curso de quatro alunos de Licenciatura em Computação da UNB: Igor Francisco de Oliveira Costa, Tiago Galvão Mascarenhas Freire, Renato Domingues Silva e João Paulo de Andrade Conti que tiveram a orientação dos professores Wilson Henrique Veneziano e Maraísa Helena Borges Estevão Pereira. O "Programa Participar 2" apresenta novas atividades contextualizadas, com expansão do conteúdo da primeira versão  do "Programa Participar para Computadores".
A inclusão se faz necessária em nossa sociedade, sobretudo na escola a fim de oportunizar o respeito, as diferenças, as necessidades e as capacidades das pessoas com necessidades especiais. Nesse sentido, a alfabetização também é considerada fundamental, pois seu processo poderá propiciar o desenvolvimento da autonomia e da inclusão social.

A professora do 3º ano do Ensino Fundamental da escola CEMEB Monteiro Lobato, situada na cidade de Santana de Parnaíba na grande São Paulo, relata que conhece e sabe dos recursos do programa "Participar 2" e que as ferramentas podem auxiliar como apoio no processo de alfabetização. Por essa razão ressalta que escolheu utilizar o software "Participar 2" em suas aulas de Língua Portuguesa, pois tem duas alunas com oito anos de idade que têm deficiência intelectual de nível leve. A docente informou que utiliza os computadores da sala de informática da escola para desenvolver as atividades propostas no programa, relatou ainda que as experiências tem sido significativas, pois as alunas demonstraram estarem gostando de realizar as atividades e ainda observou progresso no processo de alfabetização de suas alunas.

Ela ainda relatou que utiliza o programa nas aulas por acreditar que este recurso de tecnologia assistiva poderá auxiliar no processo de alfabetização das alunas já que tem os seguintes objetivos:“propiciar que o educando seja capaz de comunica-se por meio de computadores; ampliar as possibilidades de comunicação alternativa do estudante por meio do uso de computadores e auxiliar no processo de aprendizagem, tanto da linguagem escrita e oral, se encaixando perfeitamente no conceito de um objeto utilizado na comunicação alternativa apoiada”.

O Programa "Participar 2" é autoexplicativo com comandos e instruções presentes nos vídeos que são apresentados por um jovem ator com Síndrome de Down e que ainda dispõe de outros recursos, tais como: imagens, lições, bate papo, exercícios com palavras específicas de um tema, que são divididas em três (Objetos, Alimentos e Palavras Especiais) e com níveis de dificuldades que são divididos em quatro níveis (Dificuldade 1, Dificuldade 2, Dificuldade 3 e Dificuldade 4). Os criadores do programa informaram que optaram por ter um jovem apresentador com deficiência intelectual nos vídeos, a fim de possibilitar que os estudantes tivessem maior empatia e motivação com o programa, almejando tornar a aprendizagem e as atividades de alfabetização de maneira mais lúdica.

Em relação às vantagens pode-se informar que o programa dispõe de muitos recursos audiovisuais para que o aluno possa interagir com o software. A desvantagem é que não opera em tablets, somente em computadores. Uma dica é que quem tiver Tablets com Android versão 4.2.2 ou superior podem utilizar a outra versão do software que é o "Programa Participar para Tablets".

Contudo é importante ressaltar que os programas "Participar 2", "Participar para Tablets"  e outros softwares educativos de apoio ao ensino de deficientes intelectuais e autistas são gratuitos e disponibilizados pelo site do Projeto Participar da Universidade de Brasília: http://www.projetoparticipar.unb.br. Dessa maneira é relevante informar que todos os softwares do site são acessíveis a todas as pessoas, pois para ter acesso é necessário preencher o formulário no site e realizar o download dos programa. Destarte, o acesso e a utilização dos softwares educativos, contribuem no processo de inclusão social e digital das pessoas com necessidades especiais. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Engrossador e Adaptador manual (tecnologia assitiva)

Cleiton de Almeida Souza Matos Sheila Matos Bueno Polo ITAPEVI – ITAPEVI/SP Data: 10/09/2017 Fonte: http://educacaoinclusivaja.blogspot.com.br/2013/09/adaptacao-manual-para-deficientes.html Entre as tecnologias assistivas mais utilizadas por pessoas com necessidades especiais estão o Engrossador e o adaptador manual já que auxiliam no manuseio de diversos objetos como: Garfo, faca, escova de dente, pente de cabelo, lápis e canetas. O principal objetivo do engrossador e adaptador manual é promover autonomia, qualidade de vida, inclusão social através da mobilidade e controle de seu ambiente e interação com a família e sociedade. Ambos podem ser higienizados e geralmente pesam entre vinte e sessenta e cinco gramas o peso tem haver com estabilidades. Existem vários tipos de engrossador e adaptador e podem ser moldados de acordo com a necessidade de cada criança, através de um custo totalmente acessível. Eles podem ser encontrados em papelarias ou ...

PLAYTABLE: A MESA DIGITAL INOVADORA EM SALA DE AULA

JOZAINE DA COSTA PEREIRA – RU: 1798151 Polo – Itapevi/SP Data (23/08/2017)                                                                        Fonte: http://playtable.com.br/#conheca   A PlayTable é a primeira mesa digital interativa e multidisciplinar com jogos e aplicativos para crianças a partir de três anos de idade, ajuda a estimular a percepção dos alunos, melhorarem o raciocínio lógico, com o PlayTable o aprendizado é lúdico interativo e coletivo, a criança vai aprendendo brincando e se desenvolvendo conforme a proposta de cada aplicativo todas as funções são realizadas direto na tela da PlayTable, que tem a tela bem sensível ao um simples toque ou movimento de qualquer objeto, por exemplo, um pincel. A PlayTable surgiu de uma associação de duas empresas Catarinense, uma ligada à te...

A Colméia – Inclusão e Tecnologia caminhando juntas

A Colméia – Inclusão e Tecnologia caminhando juntas Por Barbara Azevedo Limas RU: 1951814 Por Iolanda da Silva Correa RU: 1855149 Por Elyda C. Medeiros dos Santos Neves RU:1923253 Polo – Itapevi Data 28/08/2017 Fonte:  http://www.cantinhodoscadeirantes.com.br/2013/02/teclado-colmeia-ou-mascara-de-teclado.html?m=1             Na cidade de Itapevi, um projeto inovador, vem fazendo a alegria na vida de muitos alunos com necessidades especiais. A escola municipal “Vida Feliz”, uma das pioneiras no município, promove um extraordinário trabalho, visando a acessibilidade de alunos com dificuldade motoras e visuais. Os alunos dispõem de uma sala de informática e sala de recursos multifuncionais, mais o grande diferencial, tem sido a utilização de uma ferramenta tecnológica, que foi totalmente adaptada, modificando a rotina dos alunos. Através de estudos de casos, trocas de experiências e ...