Mesa passa de brinquedo para equipamento de inclusão
Por Andréia Luiza Ferrari da Silva. RU: 1176267
Por Sonia Regina Sousa Bomfim. RU: 1176266
Grupo: 60
Polo: Itapevi
Data: 05/09/2017
Fonte: http://playtable.com.br/salas-multifuncionais-estruturas-acessives-e-inclusivas-nas-escolas/
Todos nós concordamos que a tecnologia é um fascínio para as crianças e os adolescentes, por isso contar com ela em sala de aula pode trazer toda a diferença.
A educação inclusiva de crianças e adolescentes com deficiência não ocorre apenas em instituições exclusivas para elas, alunos com deficiências físicas e psíquicas também frequentam o ensino regular e devem ser atendidos nesses ambientes.
Para os educadores, é um grande desafio pois é preciso criar estratégias e ações para que, de fato, estes estudantes tenham suas necessidades atendidas. Algumas escolas particulares e da rede pública contam com algumas ferramentas tecnológicas para tornarem as aulas mais dinâmicas e também auxiliar na inclusão de alunos com deficiência.
Uma mesa digital, interativa e multidisciplinar, que pode ser utilizada por crianças a partir de 3 anos de idade, tem se tornado aliada no desenvolvimento e estimulação de crianças autistas, com síndrome de down, transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), surdez, deficiências físicas e motoras, entre outras. O uso da mesa digital pode ser tanto compartilhado com outras crianças ou em um trabalho específico.
A PlayTable foi lançado no mercado em 2014 pela Playmove Indústria e Comércio Ltda., uma empresa de Blumenau/SC. A Playtable, criada inicialmente para entretenimento, para cantinho das crianças em restaurantes, salas de espera, shoppings, entre outros, logo foi repensada para a Educação e foi neste segmento que chamou a atenção dos educadores para trabalhar com as chamadas "crianças de inclusão", nas salas de recursos multifuncionais. Os jogos e aplicativos são projetados por professores especialistas em diversas áreas, juntamente com uma equipe de programadores, games designers, ilustradores e artistas alinhados com a Ludopedagogia.
Os conteúdos são fundamentados nas diretrizes curriculares do Ministério da Educação, tanto para a Educação Infantil quanto para os anos iniciais. Além dos assuntos específicos como alfabetização, matemática, ciências, artes e história, entre outros, os aplicativos estimulam habilidades cognitivas, como raciocínio lógico, memória, atenção e coordenação motora. Atualmente, são 40 aplicativos educativos disponíves para a PlayTable.
Algumas escolas da rede pública já estão utilizando o recurso da mesa digital com seus alunos, um exemplo é a Escola Municipal Adelaide Starke em Blumenau/SC, ela é usada na sala de Recursos Multifuncionais e trabalha os aspectos cognitivos, sociais, emocionais e de coordenação motora com crianças autistas, com síndrome de down, cadeirantes, crianças surdas e com transtornos de aprendizagem. A escola atende mais de 30 crianças e jovens com algum tipo de deficiência e é pioneira no uso da mesa interativa na educação inclusiva. Como a mesa possui tela infrared, que reconhece o toque humano e outros objetos, seus jogos são construídos dentro dos conceitos da ludopedagogia, que é a linguagem das crianças, tornando acessível para todos, engajando os alunos nas atividades lúdicas.
A professora Cirlene da Silva Amado que faz o Atendimento Educacional Especializado (AEE) conta que usa a mesa digital, e que é um recurso bem completo para atender as crianças com diferentes necessidades. Ela descreve que uma criança com paralisia cerebral que não consegue fazer o movimento de pinça com as mãos não conseguirá fazer uso de um mouse ou teclado, mas consegue fazer os movimentos necessários para usar a mesa digital. Este mesmo recurso tecnológico emite sons para estimular deficientes visuais, é adaptado para surdos e também desperta o interesse de autistas e portadores de síndrome de down, ou seja, é uma alternativa bem completa para compor salas multifuncionais. Cada aluno tem suas limitações para aprendizagem, mas o dispositivo torna estes momentos mais atrativos, eles se interessam mais e não fica maçante aprenderem e se desenvolverem.
A inclusão desse conceito de brincar enquanto aprende facilita bastante e é notável a melhora no desenvolvimento das crianças, o objetivo da mesa digital é auxiliar os professores a explorar as habilidades de concentração, raciocínio, coordenação motora e compreensão das crianças.
Fonte: Aprender brincando. Disponível em: http://playtable.com.br/blog/o-papel-da-tecnologia-para-inclusao-no-ambiente-escolar/
http://playtable.com.br/blog/salas-multifuncionais-estruturas-acessiveis-e-inclusivas-nas-escolas/
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