DISLEXIA NA MIRA DA TECNOLOGIA
Por Jéssica Souza, (RU: 1604949)
Polo – Itapevi
Data (03/09/2017)

Blog de ExamTime
Desatenção e dispersão, dificuldade em copiar de livros e da lousa, vocabulário pobre e dificuldade na coordenação, esses são apenas alguns dos sintomas da dislexia.
Segundo a IDA – International Dyslexia Association, em 2002 e o National Institute of Child Health and Human Development – NICHD: “ a dislexia do desenvolvimento é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas.”
Com objetivo de ajudar os alunos disléxicos, e facilitar o processo ensino – aprendizagem, uma escola estadual em SP, a Escola Irineu Antunes, tem utilizado ferramentas tecnológicas para inclusão desses alunos. A principal ferramenta utilizada é um aplicativo chamado ITABITS, que é composto de 3 principais jogos. Conheça a seguir como funcionam:
ARAMUMO: atua no ensino de crianças com distúrbios de aprendizagem, o game é ótimo para treinar a leitura e a escrita, foi até mesmo, vencedor de um concurso de jogos para crianças com dislexia, promovido pelo Instituto ABCD. Neste aplicativo para celulares Android, o jogador primeiramente ouve um conjunto de palavras e depois deve arrastar as sílabas que se encontram em bolhas flutuantes para a sua correta posição na palavra-cruzada. O legal do jogo é que ele trabalha a escrita ao mesmo tempo em que a pronúncia, estimulando a criança a associar os sons às palavras.
Play Store Apps
ARQUEIRO DEFENSOR: Desenvolvido por alunos do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), a missão do jogo é defender o castelo dos inimigos, atirando flechas. Contudo, para realmente imobilizar os oponentes, é preciso primeiro acertar qual palavra está sendo dita quando se acerta o alvo. E um detalhe. O jogo tem o cuidado de usar palavras de grafia parecida, mas que tem diferente orientação no espaço, como “u e n”, “m e w”, entre outras que costumam causar confusão entre as crianças com dislexia.
Play Store Apps
MIMOSA E O REINO DAS CORES:Preparado com a ajuda de profissionais de fonoaudiologia e psicologia, o objetivo é ajudar a vaca Mimosa a responder os diferentes desafios que encontra na fazenda. Depois de colorir os diversos cenários, a criança precisa responder corretamente a perguntas que envolvem a escrita correta de palavras para poder passar para a próxima fase do jogo.
Lúdicos e divertidos, os jogos são excelentes opções de atividades para crianças disléxicas, já que promovem o aprendizado brincando.
Play Store Apps
Os professores da escola estadual, em especial os docentes de Língua Portuguesa do 1º ao 5º ano, tem obtido ótimos resultados com o uso dos jogos lúdicos do aplicativo, além de cativar a atenção dos alunos, até mesmo dos mais desatentos, o avanço na leitura e escrita é evidente.
Vale ressaltar, que a falta de recursos impede que o avanço seja ainda mais amplo. A escola não disponibiliza aparelhos eletrônicos para os alunos, sendo assim os próprios professores instalam o aplicativo em seus aparelhos pessoais, para que os alunos utilizem durante a aula dirigida. Isso resulta em um progresso restrito, pois é necessário que joguem em duplas ou em trios, enquanto os outros aguardem sua vez. Sendo assim, os professores também incentivam os pais que instalem o aplicativo em seus aparelhos para que as crianças os utilizem por um tempo maior em casa.
Esperamos ver o tempo em que haverá recursos suficientes, para que todos tenham as mesmas oportunidades de acesso.
Já dizia o grande Paulo Freire: "Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes.". Que utilizemos as novas ferramentas tecnológicas para que nossos alunos descubram seus próprios saberes.
Comentários
Postar um comentário