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ABC Autismo.

Francisca Marlene Cardoso,1737473
 Itapevi-Itapevi
16/08/2017



 










Fonte: ABC autismo.
A Tecnologia como facilitadora e instrumento de inclusão, se faz cada vez mais presente na vida de todos e tem ajudado muito na inclusão de alunos com diversos tipos de deficiência.
Existem muitos aplicativos para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de crianças com TEA (Transtorno de Espectro Autismo), e um deles é o ABC Autismo, que foi desenvolvido por pesquisadores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).
O ABC Autismo é um jogo baseado em quatro níveis de dificuldade, nos dois primeiros níveis a criança aprende habilidades como transposição e descriminação. No terceiro nível as atividades são mais complexas, o que exige um raciocínio maior da criança. O quarto e último nível do aplicativo, aborda a questão do letramento, onde é ensinado a repartição de sílabas, conhecimento de vogais e formação de palavras, portanto pode ser usado da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I, para auxiliar no processo de alfabetização na inclusão de crianças e jovens com TEA (Transtorno de Espectro Autismo) nas disciplinas de Língua portuguesa e Matemática.
No nível 1 do aplicativo é composto de atividades básicas de transposição de figuras da esquerda para direita. Não há critérios para imagens, as mesmas devem possuir poucos detalhes para evitar a distração do autista.
No nível 2 exigirá do autista o discernimento dos elementos para executar a atividade, já que a mesma vem com diferenciação de cores, formas e tamanho dos elementos da área de armazenamento, sendo exigido corresponder os elementos aos existentes na área de resposta. Neste nível mais estímulos são dados aos autistas, uma vez que o mesmo terá que se esforçar cognitivamente para discriminar os elementos entre si, e selecionar os mesmos corretamente. As atividades desse nível visam o emparelhamento de imagens das mais diversas formas e cores.
O nível 3 é voltado para crianças que já possuem atividades cognitivas para diferenciação de posturas, ações e associações entre som e elemento, imagem e imagem, ação e imagem, letra e letra, número e número e assim por diante. E ainda é composto por atividades de quebra cabeça o que procura passar para criança a noção das partes que compõe o todo.
No nível 4 as atividades apresentam as noções iniciais de letramento, posicionamento das letras e sílabas nas palavras. É composto por atividades de alfabetização, visando ensinar o autistas habilidades básicas de letramento.
O aplicativo foi testado na Associação de Amigos Autistas no Estado de Alagoas (AL), e teve um bom resultado e foi bem aceito pelos jovens.
A utilização do aplicativo é prazeroso porque facilita a compreensão, e a criança aprende de uma maneira lúdica, através do jogo que torna tudo mais fácil. O aplicativo desperta o interesse e facilita a aprendizagem com autonomia o que é muito útil na vida do autista.
Um ponto negativo é o barulho do som, que com certeza atrapalha a aula dos demais alunos da sala, porém a música emitida pelo aplicativo estimula a interação e execução do jogo.

·         REFERENCIAS


Comentários

  1. Olá Francisca, verifique a proposta e as características de uma reportagem. também verifique as referencias lembrando que coloquei aqui mesmo o manual de orientação, O conteúdo é bom falta os ajustes.

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