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ALUNOS DO ITA CRIAM APLICATIVOS EDUCACIONAIS PARA DISLEXICOS

Por XAVIER, Ana Lúcia Bezerra Ru: 1097928
       SANTOS, Selomith Guedes Tintino dos RU: 916232
Polo – Itapevi
Data 18/08/2017






Fonte: Jimbozine
  
Este jogo foi criado por alunos do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) para auxiliar crianças com distúrbios de aprendizagem, especialmente a dislexia. No jogo, o usuário escuta uma série de palavras e precisa arrastar bolhas flutuante contendo sílabas para seus lugares corretos de forma que correspondam as palavras ouvidas. É semelhante a uma palavra cruzada.
Em 2012 o grupo Estudantes do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), desenvolveram 3 jogos educativos para smartphones e tablets destinados a ajudar quem tem dificuldade de relacionar o reconhecimento e interpretação dos sons às palavras e sílabas, ordenar e escrever corretamente as letras, além de memorizar sons e sílabas e estimular a coordenação motora. Os jogos são gratuitos em aparelhos com sistema Android.
O Instituto ABCD, que é uma organização não-governamental que mantém programas para pessoas com dislexia e outros transtornos de aprendizagem, como a discalculia (dificuldade em reconhecer e lidar com as diferentes formas de representação numérica) que lançou o desafio e também teve premiação em São Paulo aos participantes, como parte da Semana da Dislexia realizada entre os dias 8 e 14 de outubro de 2012.
Monica Cristina Andrade Weinstein, diretora-presidente do Instituto diz: “o desafio surgiu da constatação de que existem pouquíssimos recursos de tecnologia em língua portuguesa para quem tem dislexia”. Ela afirmou que em vez de contratar uma empresa para desenvolver aplicativos, o instituto preferiu envolver estudantes para “levar a questão da dislexia para outras áreas”,
Ararumo é um aplicativo de jogo de palavras-cruzadas que usa sílabas. Tem cinco níveis de dificuldade, os idealistas do aplicativo garantem que estão empenhados a melhorar e ampliar os níveis dos jogos educacionais.
“Eric explica que o aplicativo fala a palavra e o usuário tenta montar a palavra com as sílabas. A pontuação é feita de acordo com o tempo que o jogador a pontuação é feito de acordo com o tempo que o jogador leva para acertar todas as palavras”.
Outros aplicativos interessantes para auxiliar no desenvolvimento de crianças com dislexia como: Arqueiro defensor, o jogo segue o estilo do Angry Birds, o usuário toca na tela para atirar flechas, ao acertar os pássaros, uma palavra é ouvida e deve ser digitada. O jogo está disponível para aplicativos Android de forma gratuita.
Mimosa e o Reino das Cores, no início do jogo o vilão da história rouba as cores do mundo, cabe ao jogador devolver as cores. É preciso nomear cada objeto do cenário, por exemplo, colher, faca, guardanapo, limonada são algumas das palavras que o usuário deve escrever. Cada desafio tem uma abordagem, desde a escolha entre três opções até o preenchimento da letra que falta para completar o nome.

Todo esses aplicativos educacionais criados e bem elaborados por alunos do ITA são de extrema importância e grande benefício para o avanço educacional de crianças disléxicas e de forma gratuita, ao alcance de todos, esperamos que muitos professores possam planejar sua didática pedagógica e se beneficiar das novidades tecnológicas fazendo assim uma aula mais leve e lúdica para seus alunos.

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