ALUNOS DO ITA CRIAM APLICATIVOS
EDUCACIONAIS PARA DISLEXICOS
Por XAVIER, Ana Lúcia Bezerra Ru:
1097928
SANTOS, Selomith Guedes Tintino dos RU: 916232
Polo – Itapevi
Este jogo foi criado por
alunos do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) para auxiliar crianças com
distúrbios de aprendizagem, especialmente a dislexia. No jogo, o usuário escuta
uma série de palavras e precisa arrastar bolhas flutuante contendo sílabas para
seus lugares corretos de forma que correspondam as palavras ouvidas. É
semelhante a uma palavra cruzada.
Em 2012 o grupo Estudantes
do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), desenvolveram 3 jogos educativos
para smartphones e tablets destinados a ajudar quem tem dificuldade de
relacionar o reconhecimento e interpretação dos sons às palavras e sílabas,
ordenar e escrever corretamente as letras, além de memorizar sons e sílabas e
estimular a coordenação motora. Os jogos são gratuitos em aparelhos com sistema
Android.
O Instituto ABCD, que é
uma organização não-governamental que mantém programas para pessoas com
dislexia e outros transtornos de aprendizagem, como a discalculia (dificuldade
em reconhecer e lidar com as diferentes formas de representação numérica) que
lançou o desafio e também teve premiação em São Paulo aos participantes, como
parte da Semana da Dislexia realizada entre os dias 8 e 14 de outubro de 2012.
Monica Cristina Andrade
Weinstein, diretora-presidente do Instituto diz: “o desafio surgiu da
constatação de que existem pouquíssimos recursos de tecnologia em língua
portuguesa para quem tem dislexia”. Ela afirmou que em vez de contratar uma
empresa para desenvolver aplicativos, o instituto preferiu envolver estudantes
para “levar a questão da dislexia para outras áreas”,
Ararumo é um aplicativo de
jogo de palavras-cruzadas que usa sílabas. Tem cinco níveis de dificuldade, os
idealistas do aplicativo garantem que estão empenhados a melhorar e ampliar os
níveis dos jogos educacionais.
“Eric explica que o
aplicativo fala a palavra e o usuário tenta montar a palavra com as sílabas. A
pontuação é feita de acordo com o tempo que o jogador a pontuação é feito de
acordo com o tempo que o jogador leva para acertar todas as palavras”.
Outros aplicativos
interessantes para auxiliar no desenvolvimento de crianças com dislexia como:
Arqueiro defensor, o jogo segue o estilo do Angry Birds, o usuário toca na tela
para atirar flechas, ao acertar os pássaros, uma palavra é ouvida e deve ser
digitada. O jogo está disponível para aplicativos Android de forma gratuita.
Mimosa e o Reino das
Cores, no início do jogo o vilão da história rouba as cores do mundo, cabe ao
jogador devolver as cores. É preciso nomear cada objeto do cenário, por
exemplo, colher, faca, guardanapo, limonada são algumas das palavras que o
usuário deve escrever. Cada desafio tem uma abordagem, desde a escolha entre
três opções até o preenchimento da letra que falta para completar o nome.
Todo esses aplicativos
educacionais criados e bem elaborados por alunos do ITA são de extrema
importância e grande benefício para o avanço educacional de crianças disléxicas
e de forma gratuita, ao alcance de todos, esperamos que muitos professores
possam planejar sua didática pedagógica e se beneficiar das novidades
tecnológicas fazendo assim uma aula mais leve e lúdica para seus alunos.
Muito bom, Só não esqueçam das devidas referencias.
ResponderExcluirok, obrigado!
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