Pular para o conteúdo principal

AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA UMA EDUCAÇÃO ASSISTIVA

AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA UMA EDUCAÇÃO ASSISTIVA

Por: FERNANDO COSTA DA SILVA, RU: 1700795
Polo – ITAPEVI -  
Data. 28/08/2017

Nos dias atuais a importância da tecnologia na área da educação é muito discutida, mas quando falamos de educação especial ela se torna quase obrigatória, uma vez que muitas pessoas dependem desse meio para ter acesso ao aprendizado e adquirir as competências básicas que são de direito de todo cidadão

Dado a tal relevância ao assunto, muito se tem falado sobre educação especial, inclusão digital e outros termos que fazem do computador importante ferramenta de auxílio no aprendizado de muitas pessoas com necessidades especiais. Essa ferramenta desde que bem utilizada poderá trazer evoluções consideráveis. O uso desta nova tecnologia nas escolas constitui-se um verdadeiro laboratório, onde se desenvolvem experiências e observam-se reações e resultados.

Em um município do estado de Goiás recentemente recebeu 12 Salas aparelhadas de Recursos Multifuncionais para o atendimento integral das necessidades pedagógicas de cada estudante com deficiência, sendo assim do ponto de vista dos educadores um bom jeito de fomentar a organização e oferta do atendimento educacional especializado nas Instituições de ensino. Até porque, a inclusão escolar impõe uma escola em que todos os estudantes independentemente de suas limitações cognitivas, físicas, sensoriais e motoras, tenham o direito de participar ativamente do processo escolar, segundo suas capacidades, e sem que nenhuma delas possa ser motivo para uma diferenciação que o excluirá das suas turmas, uma vez que é na escola que se aprende a viver entre os pares, dividir as responsabilidades e tarefas.

Nas escolas onde havia grupos de estudantes com deficiência intelectual que já estavam acostumados a conviver em ambientes escolares, a estratégia foi priorizar o processo de alfabetização, por meio de softwares, que oferecem recursos audiovisuais coloridos e atrativos, para iniciar o processo de intensificação de situações relacionadas à leitura, escrita e raciocínio lógico. No caso dos estudantes com transtorno do espectro autista, o processo é conduzido com bastante cautela, iniciado por meio da exploração de músicas, vídeos e filmes, uma estratégia que envolve conquista e confiança. Depois de concluída essa etapa, ocorre a construção de álbuns de comunicação alternativa para se trabalhar os mais variados aspectos que contribuíssem com a sua rotina. Esse álbum (virtual) fica à disposição dos estudantes que mediante suas dificuldades recorrem à sala de recurso multifuncional e acessam o material disponível nos computadores. Ainda em relação aos estudantes que apresentam esse espectro, essa acessibilidade aos recursos tecnológicos serve também de um ponto de equilíbrio, diante de suas crises.

Sendo assim percebeu-se uma conclusiva que as tecnologias assistivas proporcionam às pessoas com as mais variadas deficiências, maior independência e aquisição de competências que as tornem aptas a enfrentar no cotidiano, numerosas situações e assim tenham cada vez mais qualidade de vida. Neste sentido, nota-se que ao trabalhar com a tecnologia na educação inclusiva, faz-se necessário estar em constante busca pela inovação, considerando que a tecnologia deve fazer parte da prática pedagógica do professor.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Engrossador e Adaptador manual (tecnologia assitiva)

Cleiton de Almeida Souza Matos Sheila Matos Bueno Polo ITAPEVI – ITAPEVI/SP Data: 10/09/2017 Fonte: http://educacaoinclusivaja.blogspot.com.br/2013/09/adaptacao-manual-para-deficientes.html Entre as tecnologias assistivas mais utilizadas por pessoas com necessidades especiais estão o Engrossador e o adaptador manual já que auxiliam no manuseio de diversos objetos como: Garfo, faca, escova de dente, pente de cabelo, lápis e canetas. O principal objetivo do engrossador e adaptador manual é promover autonomia, qualidade de vida, inclusão social através da mobilidade e controle de seu ambiente e interação com a família e sociedade. Ambos podem ser higienizados e geralmente pesam entre vinte e sessenta e cinco gramas o peso tem haver com estabilidades. Existem vários tipos de engrossador e adaptador e podem ser moldados de acordo com a necessidade de cada criança, através de um custo totalmente acessível. Eles podem ser encontrados em papelarias ou ...

PLAYTABLE: A MESA DIGITAL INOVADORA EM SALA DE AULA

JOZAINE DA COSTA PEREIRA – RU: 1798151 Polo – Itapevi/SP Data (23/08/2017)                                                                        Fonte: http://playtable.com.br/#conheca   A PlayTable é a primeira mesa digital interativa e multidisciplinar com jogos e aplicativos para crianças a partir de três anos de idade, ajuda a estimular a percepção dos alunos, melhorarem o raciocínio lógico, com o PlayTable o aprendizado é lúdico interativo e coletivo, a criança vai aprendendo brincando e se desenvolvendo conforme a proposta de cada aplicativo todas as funções são realizadas direto na tela da PlayTable, que tem a tela bem sensível ao um simples toque ou movimento de qualquer objeto, por exemplo, um pincel. A PlayTable surgiu de uma associação de duas empresas Catarinense, uma ligada à te...

A Colméia – Inclusão e Tecnologia caminhando juntas

A Colméia – Inclusão e Tecnologia caminhando juntas Por Barbara Azevedo Limas RU: 1951814 Por Iolanda da Silva Correa RU: 1855149 Por Elyda C. Medeiros dos Santos Neves RU:1923253 Polo – Itapevi Data 28/08/2017 Fonte:  http://www.cantinhodoscadeirantes.com.br/2013/02/teclado-colmeia-ou-mascara-de-teclado.html?m=1             Na cidade de Itapevi, um projeto inovador, vem fazendo a alegria na vida de muitos alunos com necessidades especiais. A escola municipal “Vida Feliz”, uma das pioneiras no município, promove um extraordinário trabalho, visando a acessibilidade de alunos com dificuldade motoras e visuais. Os alunos dispõem de uma sala de informática e sala de recursos multifuncionais, mais o grande diferencial, tem sido a utilização de uma ferramenta tecnológica, que foi totalmente adaptada, modificando a rotina dos alunos. Através de estudos de casos, trocas de experiências e ...