Pular para o conteúdo principal

PRODEAF: UNINDO PESSOAS, UNINDO VIDAS.


PRODEAF: UNINDO PESSOAS, UNINDO VIDAS.
Por: Maria Madalena Dos Santos Siqueira, RU: 1386606.
Vilma Aparecida Siqueira Duarte, RU: 1391841.
Polo – Itapevi
Data: 30/08/2017

                                                                     Fonte: TECH TUDO INFORMÁTICA

Professora do Rio Grande Do Sul, usa aplicativo em suas aulas de Língua Portuguesa, visando facilitar o acesso ao conhecimento de seus alunos de inclusão. Através desta ferramenta é possível melhorar não só a aprendizagem mas também a comunicação entre alunos ouvintes e não ouvintes promovendo a sociabilidade entre ambos.
O ProDeaf, é um aplicativo criado um grupo de estudantes da Universidade Federal De Pernambuco para auxiliar a comunicação entre surdos e pessoas ouvintes. Foi desenvolvido após encontro de dois colegas de mestrado na UFPE. Este aplicativo só ficou pronto depois de dois anos, e contou com a participação de doze profissionais de diversas áreas.
Contou também com a colaboração de pessoas surdas, estas foram extremamente importantes, dando opiniões para que fossem feito as melhorias necessárias ao longo da criação e desenvolvimento do projeto.  Graças ao subsídio da empresa Bradesco Seguros este aplicativo está disponível para celulares, tabletes e computadores.
Esse tipo de ferramenta, pode encurtar cada vez mais a distância que ainda existe não só na sala de aula, mas também na sociedade entre surdos e ouvintes. É mais uma forma de estreitar os laços e proporcionar igualdade no processo de ensino/aprendizagem para todos os alunos ouvintes ou não independente das dificuldades de cada indivíduo.

Utilizando dos benefícios dessa tecnologia em sala de aula, a professora, ainda que não possua uma formação na Língua Brasileira De Sinais, pode formar pequenas frases. O Prodeaf faz a tradução de textos de voz e escritos da Língua Portuguesa para Libras e dessa forma permite a comunicação entre alunos e professores.


                    Fonte: TECH TUDO INFORMÁTICA



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Engrossador e Adaptador manual (tecnologia assitiva)

Cleiton de Almeida Souza Matos Sheila Matos Bueno Polo ITAPEVI – ITAPEVI/SP Data: 10/09/2017 Fonte: http://educacaoinclusivaja.blogspot.com.br/2013/09/adaptacao-manual-para-deficientes.html Entre as tecnologias assistivas mais utilizadas por pessoas com necessidades especiais estão o Engrossador e o adaptador manual já que auxiliam no manuseio de diversos objetos como: Garfo, faca, escova de dente, pente de cabelo, lápis e canetas. O principal objetivo do engrossador e adaptador manual é promover autonomia, qualidade de vida, inclusão social através da mobilidade e controle de seu ambiente e interação com a família e sociedade. Ambos podem ser higienizados e geralmente pesam entre vinte e sessenta e cinco gramas o peso tem haver com estabilidades. Existem vários tipos de engrossador e adaptador e podem ser moldados de acordo com a necessidade de cada criança, através de um custo totalmente acessível. Eles podem ser encontrados em papelarias ou ...

PLAYTABLE: A MESA DIGITAL INOVADORA EM SALA DE AULA

JOZAINE DA COSTA PEREIRA – RU: 1798151 Polo – Itapevi/SP Data (23/08/2017)                                                                        Fonte: http://playtable.com.br/#conheca   A PlayTable é a primeira mesa digital interativa e multidisciplinar com jogos e aplicativos para crianças a partir de três anos de idade, ajuda a estimular a percepção dos alunos, melhorarem o raciocínio lógico, com o PlayTable o aprendizado é lúdico interativo e coletivo, a criança vai aprendendo brincando e se desenvolvendo conforme a proposta de cada aplicativo todas as funções são realizadas direto na tela da PlayTable, que tem a tela bem sensível ao um simples toque ou movimento de qualquer objeto, por exemplo, um pincel. A PlayTable surgiu de uma associação de duas empresas Catarinense, uma ligada à te...

A Colméia – Inclusão e Tecnologia caminhando juntas

A Colméia – Inclusão e Tecnologia caminhando juntas Por Barbara Azevedo Limas RU: 1951814 Por Iolanda da Silva Correa RU: 1855149 Por Elyda C. Medeiros dos Santos Neves RU:1923253 Polo – Itapevi Data 28/08/2017 Fonte:  http://www.cantinhodoscadeirantes.com.br/2013/02/teclado-colmeia-ou-mascara-de-teclado.html?m=1             Na cidade de Itapevi, um projeto inovador, vem fazendo a alegria na vida de muitos alunos com necessidades especiais. A escola municipal “Vida Feliz”, uma das pioneiras no município, promove um extraordinário trabalho, visando a acessibilidade de alunos com dificuldade motoras e visuais. Os alunos dispõem de uma sala de informática e sala de recursos multifuncionais, mais o grande diferencial, tem sido a utilização de uma ferramenta tecnológica, que foi totalmente adaptada, modificando a rotina dos alunos. Através de estudos de casos, trocas de experiências e ...