Pular para o conteúdo principal

PROFESSOR DE ARTES UTILIZA APLICATIVO PARA ANDROID, E ENSINA CORES A ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

PROFESSOR DE ARTES UTILIZA APLICATIVO PARA ANDROID, E ENSINA CORES A ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Por Marcos Savickas de Menezes, RU 1736101 / Renildo Moura dos Santos, RU: 1792997 / Suely A. Paulista dos Santos - RU: 1799998 / Aline Ribeiro Rocha - RU: 1774734
Polo – Itapevi
Data 29/08/2017

Fonte: Google Play

Professor de artes no interior de São Paulo, implementa o uso de aplicativo android (Learn Colors) e ensinar cores de um modo divertido. 

Ao entrar em uma sala de aula e se deparar com um retroprojetor ligado a um tablet, podemos imaginar que na aula de hoje, teremos cinema correto? Mas não é isso que um professor de artes, no interior de São Paulo, tem feito com seus alunos de primeira a terceira serie nas aulas de inclusão.(educandos de 6 a 9 anos)

Com alta demanda de alunos autistas em sua sala e pensando no bem estar e integração desses alunos, o professor decidiu agregar alguns métodos de inclusão assistiva para atender esses alunos. Observando o fato de que crianças com autismo são educandos primeiramente visuais, partiu-se de que esse aspecto de sua disfunção pode ser usado a fim de ajudá-las a se comunicar e a expressar seus pensamentos. O professor decidiu implementar o uso de um aplicativo para Android (Learn Colors) e ensinar cores de um modo divertido e que pudesse integrar esse educando autista ao restante da sala, esse aplicativo trabalha basicamente com aplicações visuais através de imagens, desenhos e cores, onde o autista precisa ligar cores a imagem.

A parte humana e divertida da aprendizagem fica por conta do modo com que o sistema é aplicado, a imagem do aplicativo é projetada na parede da sala, e o tablet é entregue ao aluno autista (com suporte de um adulto) e como em um jogo, os alunos sem deficiência ajudam nas escolhas das cores com sua respectiva imagem, a cada acerto eles comemoram como se fosse um gol em final de campeonato. O Aplicativo não só ensina cores, mas também nomes de animais e objetos, ligados a suas respectivas cores.

“A interface do jogo (Learn Colors)  é muito simples e intuitiva, depois de abrir, será apresentada uma determinada cor, juntamente com a verbalização do seu nome. Então, uma por uma, o jogo revela três fotos ilustrativas para combinar a cor. Por exemplo, Limão, Sol e Galinha ilustram o amarelo. A criança vai-se entusiasmar com os cartoons brilhantes que tornam o processo educacional altamente divertido.”

Esse exercício pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo da criança, melhorando a sua memória e raciocínio lógico.
O objetivo do uso desse aplicativo não fica só no aprendizado das cores e algumas imagens, mas também ajuda na socialização do educando autista com os demais educandos facilitando assim sua inclusão.  O contra desse aplicativo se da pela repetição continua da cor sem mudança de fase (sem um tempo limite para cada aplicação de cor) a criança precisa pular a fase manualmente clicando na seta ao lado para mudança da cor e das imagens, mas nada que tire o bom uso do mesmo.

Além de todo esse sistema de ensino o professor de Artes não fica só por aqui, para reforçar o que as crianças aprendem sobre cores durante o uso do aplicativo em sua aula inclusiva.

O professor ainda aproveita o uso do tablet e internet ligados ao projetor e cantarola cantigas de cores utilizando vídeos do youtube e pede que as crianças cantem juntas
O youtube é uma ferramenta tecnológica com amplas possibilidades de uso em diversas aulas inclusivas assistiva.

O professor ao ser procurado disse que a ideia partiu após conversa com a mãe de uma criança autista, onde a mesma informou que utilizava de aplicativos de alfabetização que baixou no Google play.   Após fazer algumas pesquisas  voltadas ao transtorno do espectro autista(TEA) percebeu que muitas tecnologias podem ser utilizadas nas aulas inclusiva para facilitar a vida desses pequeninos “

Para ouvir um pouco das musicas que as crianças se divertem junto ao professor em sala de aula acesse o link : https://www.youtube.com/watch?v=hDogE5THWvA

O aplicativo Learn Color é oferecido pela empresa GoKids! Em suas versões gratuita ou paga, e pode ser adquirido no Google Play.



Comentários

  1. Genial, uma dica: uma reportagem iniciamos sempre com o ponto mais alto da informação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Engrossador e Adaptador manual (tecnologia assitiva)

Cleiton de Almeida Souza Matos Sheila Matos Bueno Polo ITAPEVI – ITAPEVI/SP Data: 10/09/2017 Fonte: http://educacaoinclusivaja.blogspot.com.br/2013/09/adaptacao-manual-para-deficientes.html Entre as tecnologias assistivas mais utilizadas por pessoas com necessidades especiais estão o Engrossador e o adaptador manual já que auxiliam no manuseio de diversos objetos como: Garfo, faca, escova de dente, pente de cabelo, lápis e canetas. O principal objetivo do engrossador e adaptador manual é promover autonomia, qualidade de vida, inclusão social através da mobilidade e controle de seu ambiente e interação com a família e sociedade. Ambos podem ser higienizados e geralmente pesam entre vinte e sessenta e cinco gramas o peso tem haver com estabilidades. Existem vários tipos de engrossador e adaptador e podem ser moldados de acordo com a necessidade de cada criança, através de um custo totalmente acessível. Eles podem ser encontrados em papelarias ou ...

PLAYTABLE: A MESA DIGITAL INOVADORA EM SALA DE AULA

JOZAINE DA COSTA PEREIRA – RU: 1798151 Polo – Itapevi/SP Data (23/08/2017)                                                                        Fonte: http://playtable.com.br/#conheca   A PlayTable é a primeira mesa digital interativa e multidisciplinar com jogos e aplicativos para crianças a partir de três anos de idade, ajuda a estimular a percepção dos alunos, melhorarem o raciocínio lógico, com o PlayTable o aprendizado é lúdico interativo e coletivo, a criança vai aprendendo brincando e se desenvolvendo conforme a proposta de cada aplicativo todas as funções são realizadas direto na tela da PlayTable, que tem a tela bem sensível ao um simples toque ou movimento de qualquer objeto, por exemplo, um pincel. A PlayTable surgiu de uma associação de duas empresas Catarinense, uma ligada à te...

A Colméia – Inclusão e Tecnologia caminhando juntas

A Colméia – Inclusão e Tecnologia caminhando juntas Por Barbara Azevedo Limas RU: 1951814 Por Iolanda da Silva Correa RU: 1855149 Por Elyda C. Medeiros dos Santos Neves RU:1923253 Polo – Itapevi Data 28/08/2017 Fonte:  http://www.cantinhodoscadeirantes.com.br/2013/02/teclado-colmeia-ou-mascara-de-teclado.html?m=1             Na cidade de Itapevi, um projeto inovador, vem fazendo a alegria na vida de muitos alunos com necessidades especiais. A escola municipal “Vida Feliz”, uma das pioneiras no município, promove um extraordinário trabalho, visando a acessibilidade de alunos com dificuldade motoras e visuais. Os alunos dispõem de uma sala de informática e sala de recursos multifuncionais, mais o grande diferencial, tem sido a utilização de uma ferramenta tecnológica, que foi totalmente adaptada, modificando a rotina dos alunos. Através de estudos de casos, trocas de experiências e ...