Pular para o conteúdo principal
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NA ÁREA DA SURDEZ


Hariane Priscyla de Araújo RU: 1292194.

Rute Ferreira dos Santos Oliveira RU: 1404120.

Polo – Itapevi
Data (31/08/2017)


                                                               Fonte: Acessibilidade digital.
           
Tradutor de português para libras é um projeto que teve início em 2001, atualmente é apoiado pelo MEC/Secretaria de educação Especial com recursos do FNDE, através de convênio com a FENIS (Federação nacional de educação e Integração dos Surdos), coordenado pela Acessibilidade Brasil e desenvolvido por equipes de pesquisadores de surdez em lingüística especializada em Libras da Federação Nacional de Educação e integração de surdos, equipe de linguagem natural formados por lingüistas especializados em tradução de língua gestual-visual conhecida como Libras e por fim uma equipe de computação gráfica formada por analistas de sistemas e engenheiros de computação gráfica.
O uso do tradutor automatizado de Português para Libras propiciará uma interação lingüística entre surdos e ouvintes. E permitirá que a pessoa surda tenha acesso á meios de comunicação e entretenimento tais como: jornais, revistas, livros, televisão, teatro entre outros.
O foco principal é a inclusão do aluno surdo na rede escolar regular através da utilização do computador com mecanismo de apoio. 
O protótipo é utilizado em sala de aula através de computadores conectados á internet e com um microfone conectado ao professor assim o aplicativo capta o som em português, falado pelo professor e automaticamente o aluno verá na tela o movimento de personagens animados que fazem a tradução com a linguagem de sinais conhecida como Libras. Fica fácil assim aos alunos com surdez freqüentarem escolas normalmente.
A escola estadual Vilas Boas, situada na Rua castro Alves, n°2017, procurou através de palestras e acolhimento da comunidade coma função de esclarecer aos pais a importância de matricularem seus filhos com surdez na escola e assim foi divulgado o uso dessa ferramenta adaptada para capacitar os alunos com surdez a acompanharem o aprendizado junto com os alunos ouvintes.
A docente Maria Santana, que também atua nessa escola é professora do ensino fundamenta lI está utilizando o protótipo em suas aulas. Nesta mesma escola foi estalado um protótipo por sala, somando no total de 20 aparelhos.
A escola contou também com a ajuda de um profissional com formação em libras para capacitar os professores a usar a ferramenta que também se propôs a ajudar em algumas aulas os alunos ouvintes a compreenderem melhor a língua de sinais para facilitar o recebimento dos alunos com surdez facilitando a interação entre os mesmos.
No início o profissional de libras orientou também os alunos com surdez a forma com que seria usado o protótipo e como eles utilizariam a ferramenta, esse projeto fez com que os alunos com surdez tivessem a oportunidade de aprender do mesmo modo dos outros alunos.
Até o momento não foi observado nenhuma desvantagem no uso dessa ferramenta, visto que veio para auxiliar aos alunos de surdez. A manutenção do aparelho é feita apena com um pano seco e está sendo feita a conscientização aos outros alunos em prol da conservação dessa ferramenta tecnológica.
Todo o empenho dessa escola fez com que outros profissionais de escolas e docentes procurassem se capacitar também pra realizar o mesmo processo.          
      

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Engrossador e Adaptador manual (tecnologia assitiva)

Cleiton de Almeida Souza Matos Sheila Matos Bueno Polo ITAPEVI – ITAPEVI/SP Data: 10/09/2017 Fonte: http://educacaoinclusivaja.blogspot.com.br/2013/09/adaptacao-manual-para-deficientes.html Entre as tecnologias assistivas mais utilizadas por pessoas com necessidades especiais estão o Engrossador e o adaptador manual já que auxiliam no manuseio de diversos objetos como: Garfo, faca, escova de dente, pente de cabelo, lápis e canetas. O principal objetivo do engrossador e adaptador manual é promover autonomia, qualidade de vida, inclusão social através da mobilidade e controle de seu ambiente e interação com a família e sociedade. Ambos podem ser higienizados e geralmente pesam entre vinte e sessenta e cinco gramas o peso tem haver com estabilidades. Existem vários tipos de engrossador e adaptador e podem ser moldados de acordo com a necessidade de cada criança, através de um custo totalmente acessível. Eles podem ser encontrados em papelarias ou ...

PLAYTABLE: A MESA DIGITAL INOVADORA EM SALA DE AULA

JOZAINE DA COSTA PEREIRA – RU: 1798151 Polo – Itapevi/SP Data (23/08/2017)                                                                        Fonte: http://playtable.com.br/#conheca   A PlayTable é a primeira mesa digital interativa e multidisciplinar com jogos e aplicativos para crianças a partir de três anos de idade, ajuda a estimular a percepção dos alunos, melhorarem o raciocínio lógico, com o PlayTable o aprendizado é lúdico interativo e coletivo, a criança vai aprendendo brincando e se desenvolvendo conforme a proposta de cada aplicativo todas as funções são realizadas direto na tela da PlayTable, que tem a tela bem sensível ao um simples toque ou movimento de qualquer objeto, por exemplo, um pincel. A PlayTable surgiu de uma associação de duas empresas Catarinense, uma ligada à te...

A Colméia – Inclusão e Tecnologia caminhando juntas

A Colméia – Inclusão e Tecnologia caminhando juntas Por Barbara Azevedo Limas RU: 1951814 Por Iolanda da Silva Correa RU: 1855149 Por Elyda C. Medeiros dos Santos Neves RU:1923253 Polo – Itapevi Data 28/08/2017 Fonte:  http://www.cantinhodoscadeirantes.com.br/2013/02/teclado-colmeia-ou-mascara-de-teclado.html?m=1             Na cidade de Itapevi, um projeto inovador, vem fazendo a alegria na vida de muitos alunos com necessidades especiais. A escola municipal “Vida Feliz”, uma das pioneiras no município, promove um extraordinário trabalho, visando a acessibilidade de alunos com dificuldade motoras e visuais. Os alunos dispõem de uma sala de informática e sala de recursos multifuncionais, mais o grande diferencial, tem sido a utilização de uma ferramenta tecnológica, que foi totalmente adaptada, modificando a rotina dos alunos. Através de estudos de casos, trocas de experiências e ...