TRANFORMAÇÃO, INTERAÇÃO,
DESENVOLVIMENTO, APRENDIZAGEM E EMANCIPAÇÃO SÓCIODIGITAL: É O QUE A TECNOLOGIA
DA " PLAYTABLEMESA DIGITAL" PROPORCIONA COMO IMPORTANTE ALIADA DA
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Por Soraia F.S.Lemes – RU 1187889 e
Marta Pereira - RU 1105053
Polo – Itapevi
Data 21/08/2017
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Fonte:
http://playtable.com.br/blog/educacao-inclusiva-e-limitacoes-fisicas-inclusao-e-socializacao-em-sala-de-aula/
Atualmente há no mercado empresas que
trabalham em criações e inovações, modernizações e atualizações de serviços e
recursos tecnológicosvisando melhorar a cada dia o processo de Educação Inclusiva
no Brasil, uma dessas inovações é a PlayTable, criada pela Play Move, empresa
brasileira da área de tecnologia e brinquedos educativos, que em 2014
lançou a "Mesa Digital",
dispositivo utilizado com variados aplicativos, afim de facilitar o
aprendizado, a interação, a socialização e o desenvolvimento cognitivo e motor
através de jogos ludopedagógicos.
"A expressão Educação Inclusiva conjuga
igualdade e diferença como valores indissociáveis", assim, muito têm se
buscado práticas onde não venha sobrar espaços para a exclusão, e formas de
praticar uma real Inclusão.
Nesse processo de elaborações de recursos para
ampliar a habilidade funcional de pessoa com deficiência ou necessidade
educativa especial, surgiu o termo "Tecnologia Assistiva", que são
recursos tecnológicoscriados para melhorar o desenvolvimento e funcionalidade
dessas pessoas, também chamadas de "ajudas técnicas",
"tecnologias de apoio", e "tecnologias adaptativas".
A PlayTable Mesa Digital, já está presente em
aproximadamente 800 escolas brasileiras, sendo 60% escolas públicas, em várias
regiões do país, como é o caso da sala de Atendimento Educacional Especializado
(AEE) da escola municipal Adelaide Starke, Blumenau (SC), e em instituições
especializadas, em centros de reabilitação e psicopedagogos nas unidades da
APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e AACD (Associação de Apoio
à Criança Deficiente), possibilitando o trabalho cognitivo, desenvolvendo a
coordenação motora, a percepção e a atenção.
É importante que o
processo de atividades inclusivas tenha início o mais cedo possível, e por isso
os aplicativos destinados às atividades educacionais para a PlayTable Mesa
Digita, foram elaborados para a faixa etária a partir dos 3 anos de idade, onde
crianças com Síndrome de Dowm ,doenças do Espectro Autismo, portadores de
Paralisia Cerebral, Deficiência na Fala
ou Dificuldade Motora e com Deficiência Auditiva já estão sendo alfabetizadas com conteúdos conforme a grade curricular do
MEC para o Ensino Infantil e Ensino Fundamental l e ll, respeitando as
funcionalidades e limitações de cada um, de forma estimulante.
Os jogos proporcionam
momentos de interatividade e socialização, porque o aprendizado é feito de
forma coletiva, onde os alunos aprendem e se divertem, sendo uma importante
ferramenta de acessibilidade, que estimulam a preensão dosdedos ,
fortalecimento dos músculos das mãos e antebraço, movimentos amplos e
coordenação motora fina, desenvolvimento cognitivo, na realização de cálculos,
montagens de palavras, encaixe de peças (quebra –cabeças), percepção visual e
auditiva, na associação de imagens, palavras e sons, no desenvolvimento
emocional, aprimorando a tomada de decisões, apropriação do equilíbrio,
tranquilidade e atenção. São vários os aplicativos disponíveis para essas
atividades, vamos citar três exemplos a seguir:
Aplicativo
Central de Atividades: é uma grande biblioteca com mais de 200
exercícios específicos, com várias opções de atividades para desenvolvimento da
coordenação motora e cognição, com a utilização de objetos como pinceis,
canetas touch, espátulas e acessórios específicos para deficientes. Aplicativo
Meu Jardim:É um jogo de quebra-cabeças, que explora diferentes formas de
desafiar o cérebro, desenvolvendo a cognição, o raciocínio lógico e a resolução
de problemas, combinando mais de 30 jogos diferentes, onde a montagem das peças
são feitas encaixando as combinações das texturas, adicionando, movendo e
removendo peças. A dificuldade evolui à medida que a criança completa os
desafios. Aplicativo O Contador de Histórias – LIBRAS:Apresenta na tela
animações, narrações, efeitos em aúdio e texto com histórias de diversos
Autores, e possui uma janela com Interpretação da Língua Brasileira de Sinais
(LIBRAS). Esses efeitos são perfeitamente sincronizados, permitindo que a
criança com deficiência auditiva acompanhe na mesma velocidade de uma ouvinte.
Através de pesquisas, resultados mostram que
crianças que têm acesso a PlayTable, apresentam desenvolvimento além do comum.
É uma ferramenta que através do lúdico e inclusivo, desenvolve habilidades
cognitivas, motoras e fonoaudiólogas, com a principal finalidade da construção
de seres sociais para o exercício da cidadania e qualificação para o mercado,
combatendo a exclusão, preparando para a vida em sociedade.
A boa notícia é que na
PlayMove há um programa que oferece descontos de 60 e 50% na comercialização da
PlayTable Mesa Digital para instituições especializadas sem fins lucrativos e
para pessoas físicas, para que as famílias que possuem crianças portadoras de
necessidades educativas especiais possam ter acesso ao dispositivo em suas
residências, e assim o aprendizado e o desenvolvimento possam estar vinculados
entre as instituições e as famílias.
Muito legal, mas esta parecendo dissertação.
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