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TRANFORMAÇÃO, INTERAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, APRENDIZAGEM E EMANCIPAÇÃO SÓCIODIGITAL: É O QUE A TECNOLOGIA DA " PLAYTABLEMESA DIGITAL" PROPORCIONA COMO IMPORTANTE ALIADA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Por Soraia F.S.Lemes – RU 1187889 e Marta Pereira -  RU 1105053
Polo – Itapevi
Data 21/08/2017

 










Fonte: http://playtable.com.br/blog/educacao-inclusiva-e-limitacoes-fisicas-inclusao-e-socializacao-em-sala-de-aula/
  Atualmente há no mercado empresas que trabalham em criações e inovações, modernizações e atualizações de serviços e recursos tecnológicosvisando  melhorar a cada dia o processo de Educação Inclusiva no Brasil, uma dessas inovações é a PlayTable, criada pela Play Move, empresa brasileira da área de tecnologia e brinquedos educativos, que em 2014 lançou  a "Mesa Digital", dispositivo utilizado com variados aplicativos, afim de facilitar o aprendizado, a interação, a socialização e o desenvolvimento cognitivo e motor através de jogos ludopedagógicos.
 "A expressão Educação Inclusiva conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis", assim, muito têm se buscado práticas onde não venha sobrar espaços para a exclusão, e formas de praticar uma real Inclusão.
 Nesse processo de elaborações de recursos para ampliar a habilidade funcional de pessoa com deficiência ou necessidade educativa especial, surgiu o termo "Tecnologia Assistiva", que são recursos tecnológicoscriados para melhorar o desenvolvimento e funcionalidade dessas pessoas, também chamadas de "ajudas técnicas", "tecnologias de apoio", e "tecnologias adaptativas".
 A PlayTable Mesa Digital, já está presente em aproximadamente 800 escolas brasileiras, sendo 60% escolas públicas, em várias regiões do país, como é o caso da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da escola municipal Adelaide Starke, Blumenau (SC), e em instituições especializadas, em centros de reabilitação e psicopedagogos nas unidades da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e AACD (Associação de Apoio à Criança Deficiente), possibilitando o trabalho cognitivo, desenvolvendo a coordenação motora, a percepção e a atenção.
É importante que o processo de atividades inclusivas tenha início o mais cedo possível, e por isso os aplicativos destinados às atividades educacionais para a PlayTable Mesa Digita, foram elaborados para a faixa etária a partir dos 3 anos de idade, onde crianças com Síndrome de Dowm ,doenças do Espectro Autismo, portadores de Paralisia Cerebral, Deficiência  na Fala ou Dificuldade Motora e com Deficiência Auditiva  já estão sendo alfabetizadas  com conteúdos conforme a grade curricular do MEC para o Ensino Infantil e Ensino Fundamental l e ll, respeitando as funcionalidades e limitações de cada um, de forma estimulante.
Os jogos proporcionam momentos de interatividade e socialização, porque o aprendizado é feito de forma coletiva, onde os alunos aprendem e se divertem, sendo uma importante ferramenta de acessibilidade, que estimulam a preensão dosdedos , fortalecimento dos músculos das mãos e antebraço, movimentos amplos e coordenação motora fina, desenvolvimento cognitivo, na realização de cálculos, montagens de palavras, encaixe de peças (quebra –cabeças), percepção visual e auditiva, na associação de imagens, palavras e sons, no desenvolvimento emocional, aprimorando a tomada de decisões, apropriação do equilíbrio, tranquilidade e atenção. São vários os aplicativos disponíveis para essas atividades, vamos citar três exemplos a seguir:
Aplicativo Central de Atividades: é uma grande biblioteca com mais de 200 exercícios específicos, com várias opções de atividades para desenvolvimento da coordenação motora e cognição, com a utilização de objetos como pinceis, canetas touch, espátulas e acessórios específicos para deficientes. Aplicativo Meu Jardim:É um jogo de quebra-cabeças, que explora diferentes formas de desafiar o cérebro, desenvolvendo a cognição, o raciocínio lógico e a resolução de problemas, combinando mais de 30 jogos diferentes, onde a montagem das peças são feitas encaixando as combinações das texturas, adicionando, movendo e removendo peças. A dificuldade evolui à medida que a criança completa os desafios. Aplicativo O Contador de Histórias – LIBRAS:Apresenta na tela animações, narrações, efeitos em aúdio e texto com histórias de diversos Autores, e possui uma janela com Interpretação da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Esses efeitos são perfeitamente sincronizados, permitindo que a criança com deficiência auditiva acompanhe na mesma velocidade de uma ouvinte.
 Através de pesquisas, resultados mostram que crianças que têm acesso a PlayTable, apresentam desenvolvimento além do comum. É uma ferramenta que através do lúdico e inclusivo, desenvolve habilidades cognitivas, motoras e fonoaudiólogas, com a principal finalidade da construção de seres sociais para o exercício da cidadania e qualificação para o mercado, combatendo a exclusão, preparando para a vida em sociedade.

A boa notícia é que na PlayMove há um programa que oferece descontos de 60 e 50% na comercialização da PlayTable Mesa Digital para instituições especializadas sem fins lucrativos e para pessoas físicas, para que as famílias que possuem crianças portadoras de necessidades educativas especiais possam ter acesso ao dispositivo em suas residências, e assim o aprendizado e o desenvolvimento possam estar vinculados entre as instituições e as famílias.

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