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A APRENDIZAGEM COM FOCO NA INCLUSÃO

A APRENDIZAGEM COM FOCO NA INCLUSÃO

Por: LUCIA MARIA LOPES SILVA – RU1106466
Polo – ITAPEVI
Data 29/08/2017

A partir do dia 02 de janeiro de 2016 entrou em vigor a Lei Brasileira de Inclusão, diante disso, os diretores de escolas, coordenadores pedagógicos e também os professores tiveram que se reinventar e fazer um acontecer diferente. A inserção de crianças especiais no dia a dia das escolas passou a ser realidade, com isso, todos tiveram que se adequar a esse novo momento e passaram a se aperfeiçoar nos métodos novos de aprendizagem, foi aí que, quase obrigatoriamente, a tecnologia para inclusão dos deficientes tornou-se de uso corriqueiro.
A função desta tecnologia, basicamente é o estímulo ao aprendizado tornando possível a inclusão dos deficientes no ambiente escolar. O importante nessa inclusão é que as ferramentas a serem usadas estejam de acordo com a necessidade requerida pelo aluno, usando com sabedoria e empenho a ludicidade que esses recursos tecnológicos também proporcionam no desenvolvimento escolar, motor e motricidade fina do aluno.
Outras atividades também devem ser usadas paralelamente como, massinha de modelar, dobraduras com papel, pinturas com tintas, juntamente com as tecnologias para inclusão. A duração das atividades deve ser discutida e acertada no momento do planejamento pedagógico, pois como qualquer atividade, não deve ser usada em tempo integral.
Segundo o pesquisador, Teófilo Alves Galvão Filho, doutor e mestre em educação, a tecnologia assistiva é uma área de conhecimento de caráter interdisciplinar.
A tecnologia assistiva engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que promovem a funcionalidade nos alunos com deficiência, com incapacidades ou mobilidade reduzida, ativando a autonomia e uma qualidade tornando possível a inclusão social dos deficientes.
Dentre as tecnologias assistivas e que contribuem na aprendizagem, estão o teclado alternativo, os livros e publicações em áudio, softwares para reconhecimento da fala, leitores de tela, organizador gráfico, mesa digital, etc.
A mesa digital, em especial, é interativa e multidisciplinar, já possui fabricação aqui no Brasil. Os seus jogos e aplicativos são projetados por professores de áreas variadas e desenvolvidas de acordo com as diretrizes do MEC. A mesa digital esta entre as mais eficientes para a inclusão do aluno especial.
Um exemplo de uma escola que usa tecnologia para a inclusão é a APAE de São Paulo. Ela é uma organização da Sociedade Civil e não tem fins lucrativos. O diagnóstico é feito pela equipe da APAE, e com isso, eles tem condições de indicar recursos tecnológicos devidos e os profissionais adequados, de acordo com as dificuldades do assistido. A APAE dá assistência e acompanhamento desde o nascimento ate o envelhecimento mantendo um constante desenvolvimento através da inclusão levando o aluno a desenvolver habilidades para um melhor acompanhamento escolar e social.

FONTES: RESENDES, Josiani – coordenadora de relacionamento na Playmove. BLOG APRENDER BRINCANDO. http://playtabe.com.br/blog/opapeldatecnologiaparainclusaonoambienteescolar. 17h00 – 24/08/2017.


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