A TECNOLOGIA EM CONEXÃO COM A INCLUSÃO
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Eli
Samara Nascimento Melo – 1261371
Janaina
Brandão Leite – 1264728
Renta
Silva de Souza–1244639
Itapevi
A
inclusão no sistema educativo.
No ano de 2015 na escola municipal Don
Vital, situado na cidade do Recife no estado de Pernambuco, a professora Marlene
que lecionava para o ensino fundamental e era responsável por uma turma de 25
alunos, e dentre estes alunos existiam 3 com paralisia cerebral parcial, que
por este motivo tiveram a fala comprometida, trazendo certa dificuldade de
comunicação entre os alunos e a professora, no entanto, a professora buscou uma
maneira de desenvolver uma aula mais dinâmica, e para que a mesma fosse
realizada, a pedagoga buscou meios para integrar os alunos com necessidades
educacionais especiais em suas atividades aplicadas em sala, surgiu o desejo de
buscar meios de lidar com a deficiência no seu cotidiano escolar sem perder a interatividade
da aula.
E com o foco da professora na inclusão,
que foi o que a encorajou a realizar uma pesquisa a procura de uma maneira de
melhorar o convívio dos alunos com deficiência, com os demais colegas, dentre
varias pesquisas sobre o assunto referente a esta mesma temática ela encontrou
um aplicativo chamado LIVOX (liberdade em voz alta) que após uma breve leitura sobre,
verificou sua grande utilidade, pois auxilia na criação de histórias com fotos,
vídeos, áudio e ilustração, além de ter um sistema de Backup, o usuário poderá
compartilhar com amigos e familiares, o aplicativo poderá ser utilizado de
maneira que, o usuário desenhe e aprenda a escrever palavras que são desenhadas
na tela do aparelho, auxiliando no desenvolvimento da motricidade fina
educacional.
E percebeu que poderia auxilia-la em
sala, ela resolveu instalar no seu próprio adaptando as funções do tablete sua
aula.
O aplicativo LIVOX conta com uma ferramenta
que possui em seus comandos realizados em voz, e direciona os pais e os
professores quais perguntas devem ser realizadas para que haja um entendimento
do usuário e então clicar na reposta, e tem um sistema organizado em algoritmos
inteligentes com mais de 12 mil símbolos e um repertório variado de frases e
expressões comuns do dia-a-dia e tem a possibilidade de ser inserido ainda mais
de acordo com a necessidade do usuário permitindo um perfil exclusivo,
estimulando a comunicação entre pessoas com deficiências motoras, visuais e
cognitivas.
E a professora vendo as dificuldades
para a implantação do dispositivo em sua turma, pois sendo uma escola publica municipal
de ensino regular que não conta com muitos recursos tecnológicos em sala de
aula.
A professora disponibilizou o próprio
tablete para que pusesse levar aplicativo até a escola, que proporcionou para
as crianças do 1ºano do ensino fundamental I que tinha em média seis anos, e
pode ser percebido que o aplicativo funcionava como uma ponte de comunicação
entre a inclusão e a interação do aluno e a participação da criança nas
atividades em sala. A professora fez o primeiro teste que deu muito certo, pois
mesmo os alunos com paralisia cerebral parcial que não conseguem se comunicar
verbalmente, conseguiram entender as indagações da professora referente a atividade
e interagir com o auxilio da ferramenta conseguiram alcançar as expectativas da
atividade de português aplicada como conseguir reconhecer contornar com o dedo na
tela do tablete as vogais A, E, I, O, U levando em conta que o dispositivo
permite desenvolvimento cognitivo onde o aluno expressa suas emoções, suas necessidades
e desejos.
E de acordo com o desenvolvedor do
aplicativo Carlos Pereira o dispositivo pode ser utilizado por usuários a partir
da idade de 32 meses sem limites de idade para utilizar.
E além do aplicativo ser utilizado
para realizar atividade de matemática e português, pode ser usado também para
que os professores pudessem saber quais as necessidades dos alunos e porque não
perguntar para os alunos de qual melhor maneira para atendê-los, já que o
dispositivo permite que não só a professora, mas todos os profissionais da área
saibam o que o aluno esta sentindo ou pensando.
Após a implantação bem sucedida do
aplicativo a professora levou sua ideia para a utilização do aplicativo em sala
de aula para a direção da escola Don Vital que apoiou inteiramente no projeto
disponibilizando o acesso a rede da escola para que outras salas pudessem
também desfrutar de mais um recurso e que traria disseminação da inclusão e conhecimento
para todos os alunos da escola independente da condição se limitação e
quebrando as barreiras já que o aplicativo poderia ser utilizado em varias
outras deficiências.
Mas ainda havia um empecilho para que
os envolvidos tocassem o projeto avante que era a falta de aparelhos que
permitissem a instalação do aplicativo e que seriam doadas as famílias dos
alunos que necessitassem não só para o momento das aulas como a gestão
permitiria também que os aparelho pudessem ser levados pelos responsáveis dos
alunos para que da mesma forma auxiliassem os alunos nas tarefas de casa e nas
necessidades do aluno em seu cotidiano, por este motivo para que a instituição
pudesse ter mais tabletes a gestão e os professores do 1º até 5º ano unirão
forças com a comunidade para a organização bazares e cantinas beneficente para
levantar a quantia necessária na aquisição novos tabletes.
E por fim permitir que mesmo com as
dificuldades sociais aparentes na Don Vital, até hoje se colhe os frutos com o
desenvolvimento geral das crianças e o benefício do uso do aplicativo e a
atitude da professora Marlene que inspirou e encorajou toda a comunidade a
participar e contribuir com a inserção dos alunos com necessidades educacionais
especiais na sociedade.
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