Pular para o conteúdo principal
A TECNOLOGIA EM CONEXÃO COM A INCLUSÃO

Dispositivo tecnológico que promove e facilita a integração de alunos no ensino regular.


Eli Samara Nascimento Melo – 1261371
Janaina Brandão Leite – 1264728
Renta Silva de Souza–1244639
Itapevi
 


A inclusão no sistema educativo.
No ano de 2015 na escola municipal Don Vital, situado na cidade do Recife no estado de Pernambuco, a professora Marlene que lecionava para o ensino fundamental e era responsável por uma turma de 25 alunos, e dentre estes alunos existiam 3 com paralisia cerebral parcial, que por este motivo tiveram a fala comprometida, trazendo certa dificuldade de comunicação entre os alunos e a professora, no entanto, a professora buscou uma maneira de desenvolver uma aula mais dinâmica, e para que a mesma fosse realizada, a pedagoga buscou meios para integrar os alunos com necessidades educacionais especiais em suas atividades aplicadas em sala, surgiu o desejo de buscar meios de lidar com a deficiência no seu cotidiano escolar sem perder a interatividade da aula.
E com o foco da professora na inclusão, que foi o que a encorajou a realizar uma pesquisa a procura de uma maneira de melhorar o convívio dos alunos com deficiência, com os demais colegas, dentre varias pesquisas sobre o assunto referente a esta mesma temática ela encontrou um aplicativo chamado LIVOX (liberdade em voz alta) que após uma breve leitura sobre, verificou sua grande utilidade, pois auxilia na criação de histórias com fotos, vídeos, áudio e ilustração, além de ter um sistema de Backup, o usuário poderá compartilhar com amigos e familiares, o aplicativo poderá ser utilizado de maneira que, o usuário desenhe e aprenda a escrever palavras que são desenhadas na tela do aparelho, auxiliando no desenvolvimento da motricidade fina educacional.
E percebeu que poderia auxilia-la em sala, ela resolveu instalar no seu próprio adaptando as funções do tablete sua aula.

 O aplicativo LIVOX conta com uma ferramenta que possui em seus comandos realizados em voz, e direciona os pais e os professores quais perguntas devem ser realizadas para que haja um entendimento do usuário e então clicar na reposta, e tem um sistema organizado em algoritmos inteligentes com mais de 12 mil símbolos e um repertório variado de frases e expressões comuns do dia-a-dia e tem a possibilidade de ser inserido ainda mais de acordo com a necessidade do usuário permitindo um perfil exclusivo, estimulando a comunicação entre pessoas com deficiências motoras, visuais e cognitivas.
E a professora vendo as dificuldades para a implantação do dispositivo em sua turma, pois sendo uma escola publica municipal de ensino regular que não conta com muitos recursos tecnológicos em sala de aula.
A professora disponibilizou o próprio tablete para que pusesse levar aplicativo até a escola, que proporcionou para as crianças do 1ºano do ensino fundamental I que tinha em média seis anos, e pode ser percebido que o aplicativo funcionava como uma ponte de comunicação entre a inclusão e a interação do aluno e a participação da criança nas atividades em sala. A professora fez o primeiro teste que deu muito certo, pois mesmo os alunos com paralisia cerebral parcial que não conseguem se comunicar verbalmente, conseguiram entender as indagações da professora referente a atividade e interagir com o auxilio da ferramenta conseguiram alcançar as expectativas da atividade de português aplicada como conseguir reconhecer contornar com o dedo na tela do tablete as vogais A, E, I, O, U levando em conta que o dispositivo permite desenvolvimento cognitivo onde o aluno expressa suas emoções, suas necessidades e desejos.

E de acordo com o desenvolvedor do aplicativo Carlos Pereira o dispositivo pode ser utilizado por usuários a partir da idade de 32 meses sem limites de idade para utilizar.
E além do aplicativo ser utilizado para realizar atividade de matemática e português, pode ser usado também para que os professores pudessem saber quais as necessidades dos alunos e porque não perguntar para os alunos de qual melhor maneira para atendê-los, já que o dispositivo permite que não só a professora, mas todos os profissionais da área saibam o que o aluno esta sentindo ou pensando.
Após a implantação bem sucedida do aplicativo a professora levou sua ideia para a utilização do aplicativo em sala de aula para a direção da escola Don Vital que apoiou inteiramente no projeto disponibilizando o acesso a rede da escola para que outras salas pudessem também desfrutar de mais um recurso e que traria disseminação da inclusão e conhecimento para todos os alunos da escola independente da condição se limitação e quebrando as barreiras já que o aplicativo poderia ser utilizado em varias outras deficiências.
Mas ainda havia um empecilho para que os envolvidos tocassem o projeto avante que era a falta de aparelhos que permitissem a instalação do aplicativo e que seriam doadas as famílias dos alunos que necessitassem não só para o momento das aulas como a gestão permitiria também que os aparelho pudessem ser levados pelos responsáveis dos alunos para que da mesma forma auxiliassem os alunos nas tarefas de casa e nas necessidades do aluno em seu cotidiano, por este motivo para que a instituição pudesse ter mais tabletes a gestão e os professores do 1º até 5º ano unirão forças com a comunidade para a organização bazares e cantinas beneficente para levantar a quantia necessária na aquisição novos tabletes.
E por fim permitir que mesmo com as dificuldades sociais aparentes na Don Vital, até hoje se colhe os frutos com o desenvolvimento geral das crianças e o benefício do uso do aplicativo e a atitude da professora Marlene que inspirou e encorajou toda a comunidade a participar e contribuir com a inserção dos alunos com necessidades educacionais especiais na sociedade.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Engrossador e Adaptador manual (tecnologia assitiva)

Cleiton de Almeida Souza Matos Sheila Matos Bueno Polo ITAPEVI – ITAPEVI/SP Data: 10/09/2017 Fonte: http://educacaoinclusivaja.blogspot.com.br/2013/09/adaptacao-manual-para-deficientes.html Entre as tecnologias assistivas mais utilizadas por pessoas com necessidades especiais estão o Engrossador e o adaptador manual já que auxiliam no manuseio de diversos objetos como: Garfo, faca, escova de dente, pente de cabelo, lápis e canetas. O principal objetivo do engrossador e adaptador manual é promover autonomia, qualidade de vida, inclusão social através da mobilidade e controle de seu ambiente e interação com a família e sociedade. Ambos podem ser higienizados e geralmente pesam entre vinte e sessenta e cinco gramas o peso tem haver com estabilidades. Existem vários tipos de engrossador e adaptador e podem ser moldados de acordo com a necessidade de cada criança, através de um custo totalmente acessível. Eles podem ser encontrados em papelarias ou ...

PLAYTABLE: A MESA DIGITAL INOVADORA EM SALA DE AULA

JOZAINE DA COSTA PEREIRA – RU: 1798151 Polo – Itapevi/SP Data (23/08/2017)                                                                        Fonte: http://playtable.com.br/#conheca   A PlayTable é a primeira mesa digital interativa e multidisciplinar com jogos e aplicativos para crianças a partir de três anos de idade, ajuda a estimular a percepção dos alunos, melhorarem o raciocínio lógico, com o PlayTable o aprendizado é lúdico interativo e coletivo, a criança vai aprendendo brincando e se desenvolvendo conforme a proposta de cada aplicativo todas as funções são realizadas direto na tela da PlayTable, que tem a tela bem sensível ao um simples toque ou movimento de qualquer objeto, por exemplo, um pincel. A PlayTable surgiu de uma associação de duas empresas Catarinense, uma ligada à te...

A Colméia – Inclusão e Tecnologia caminhando juntas

A Colméia – Inclusão e Tecnologia caminhando juntas Por Barbara Azevedo Limas RU: 1951814 Por Iolanda da Silva Correa RU: 1855149 Por Elyda C. Medeiros dos Santos Neves RU:1923253 Polo – Itapevi Data 28/08/2017 Fonte:  http://www.cantinhodoscadeirantes.com.br/2013/02/teclado-colmeia-ou-mascara-de-teclado.html?m=1             Na cidade de Itapevi, um projeto inovador, vem fazendo a alegria na vida de muitos alunos com necessidades especiais. A escola municipal “Vida Feliz”, uma das pioneiras no município, promove um extraordinário trabalho, visando a acessibilidade de alunos com dificuldade motoras e visuais. Os alunos dispõem de uma sala de informática e sala de recursos multifuncionais, mais o grande diferencial, tem sido a utilização de uma ferramenta tecnológica, que foi totalmente adaptada, modificando a rotina dos alunos. Através de estudos de casos, trocas de experiências e ...