A TECNOLOGIA A FAVOR DA
INCLUSÃO DO DEFICIENTE VISUAL
Por Nelma Aparecida V. Neves RU
1747878
Numero: 57
Polo – Itapevi
Data 07/09/2017

Na atual realidade é fundamental
facilitar o processo de inclusão de portadores de deficiências, e para uma
melhor inclusão dos portadores de deficiência visual, o mercado afim, de
aproveitar a oportunidade oferecida pela demanda latente tem investido em busca
de maneiras de facilitar a inclusão dos portadores de necessidades especiais,
um produto que atualmente vem sendo oferecidos as instituições de ensino é a
informática e a utilização de softwers, para um melhor processo de inclusão e
alfabetização, estes tais como o DOSVOX
e NVDA veio de encontro com uma real necessidade dentro do processo de ensino
aprendizagem dos portadores de necessidades visuais, estes dois se destacam por
terem seus acessos gratuitos, ou seja, podem ser baixados gratuitamente pela
internet. O DOSVOX, foi desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica da
Universidade Federal do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ). No entanto no mercado existe
a disponibilização de produtos similares no qual o acesso é feito através da
compra da licença, tais como o JAWS e o Virtual Vision, ainda para facilitar
existe os ampliadores como o Magic e o ZoomText, já o Openbook é um
digitalizador de texto este facilita a comunicação através da escrita. Na informática adaptada para o deficiente
visual os recursos ofertados pelo atual mercado
vem auxiliar os alunos dentro das salas de aula de forma muito
democrática e inclusiva, o acesso aos programas Access, Power point, linguagem
de programação, e-mail, MSN, entre outros recursos se tornaram acessível ao
portador de necessidade especial visuais se tornaram acessíveis diante desta
nova proposta de facilitar a inclusão.
O governo com intuito de melhorar a política publica no
âmbito da inclusão em parceria com o Ministério da Educação afim, de melhorar o
processo de ensino aprendizagem dos portadores de necessidades visuais vem
buscando desenvolver junto aos Estados, Municípios e o Distrito Federal, o
Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais e o Projeto Livro
Acessível para alunos com deficiência visual. Essas ações têm como objetivo a
promoção da acessibilidade aos alunos da Educação Especial no ensino regular.
Dessa forma, o MEC disponibiliza materiais didáticos e pedagógicos,
equipamentos, mobiliários adaptados e laptops para comporem as Salas de
Recursos Multifuncionais com o objetivo de apoiar a organização da oferta do
Atendimento Educacional Especializado (AEE), complementar à escolarização nas
escolas da rede pública e laptops aos alunos com deficiência visuais
matriculados no fim do ensino fundamental, no ensino médio, na Educação de
jovens e adultos e na Educação Profissional, como recurso de acessibilidade ao
livro e à leitura. Os laptops destinados aos alunos com deficiências são
disponibilizados justamente com o sistema DosVox e se destinam ao uso
individual em sala de aula e demais atividades educacionais, podendo ser
utilizados em domicílio, mediante assinatura de termo de responsabilidade,
conforme critério estabelecido pela direção da escola.
Diante dos atuais recursos de tecnologia de informação no
âmbito do processo da educação de ensino aprendizagem é muito valido que os
recursos oferecidos sejam aplicados e melhorados no processo de inclusão do
portadores de necessidades especiais, pois é de responsabilidade publica melhor
qualidade de ensino deficientes visuais.
Referencias
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