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A TECNOLOGIA A FAVOR DA INCLUSÃO DO DEFICIENTE VISUAL

Por Nelma Aparecida V. Neves RU 1747878
Numero: 57
Polo – Itapevi
Data 07/09/2017


Na atual realidade é fundamental facilitar o processo de inclusão de portadores de deficiências, e para uma melhor inclusão dos portadores de deficiência visual, o mercado afim, de aproveitar a oportunidade oferecida pela demanda latente tem investido em busca de maneiras de facilitar a inclusão dos portadores de necessidades especiais, um produto que atualmente vem sendo oferecidos as instituições de ensino é a informática e a utilização de softwers, para um melhor processo de inclusão e alfabetização, estes tais como o DOSVOX e NVDA veio de encontro com uma real necessidade dentro do processo de ensino aprendizagem dos portadores de necessidades visuais, estes dois se destacam por terem seus acessos gratuitos, ou seja, podem ser baixados gratuitamente pela internet. O DOSVOX, foi desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ). No entanto no mercado existe a disponibilização de produtos similares no qual o acesso é feito através da compra da licença, tais como o JAWS e o Virtual Vision, ainda para facilitar existe os ampliadores como o Magic e o ZoomText, já o Openbook é um digitalizador de texto este facilita a comunicação através da escrita. Na informática adaptada para o deficiente visual os recursos ofertados pelo atual mercado  vem auxiliar os alunos dentro das salas de aula de forma muito democrática e inclusiva, o acesso aos programas Access, Power point, linguagem de programação, e-mail, MSN, entre outros recursos se tornaram acessível ao portador de necessidade especial visuais se tornaram acessíveis diante desta nova proposta de facilitar a inclusão.
O governo com intuito de melhorar a política publica no âmbito da inclusão em parceria com o Ministério da Educação afim, de melhorar o processo de ensino aprendizagem dos portadores de necessidades visuais vem buscando desenvolver junto aos Estados, Municípios e o Distrito Federal, o Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais e o Projeto Livro Acessível para alunos com deficiência visual. Essas ações têm como objetivo a promoção da acessibilidade aos alunos da Educação Especial no ensino regular. Dessa forma, o MEC disponibiliza materiais didáticos e pedagógicos, equipamentos, mobiliários adaptados e laptops para comporem as Salas de Recursos Multifuncionais com o objetivo de apoiar a organização da oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE), complementar à escolarização nas escolas da rede pública e laptops aos alunos com deficiência visuais matriculados no fim do ensino fundamental, no ensino médio, na Educação de jovens e adultos e na Educação Profissional, como recurso de acessibilidade ao livro e à leitura. Os laptops destinados aos alunos com deficiências são disponibilizados justamente com o sistema DosVox e se destinam ao uso individual em sala de aula e demais atividades educacionais, podendo ser utilizados em domicílio, mediante assinatura de termo de responsabilidade, conforme critério estabelecido pela direção da escola.
Diante dos atuais recursos de tecnologia de informação no âmbito do processo da educação de ensino aprendizagem é muito valido que os recursos oferecidos sejam aplicados e melhorados no processo de inclusão do portadores de necessidades especiais, pois é de responsabilidade publica melhor qualidade de ensino deficientes visuais.

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