Pular para o conteúdo principal

APLICATIVO FALAFACÍL AUTISMO DIEGODIZ

Nome – Julyana Marques da Silva                           RU: 1344708. TURMA: 2016/02.
Nome – Maria Tarabiana da Rocha Marcelino           RU: 1328998. TURMA: 2016/02.
Pólo – Itapevi
Data - 20/08/2017







A TECNOLOGIA EM PROL DA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS

APLICATIVO FALAFÁCIL AUTISMO DIEGODIZ
Este artigo propõe mostrar as vantagens do aplicativo FalaFácil Autismo DiegoDiz como recurso de aprendizagem para crianças com autismo.
A comunicação é um elemento importante para trazer a independência e desenvolvimento de toda criança. Uma criança portadora do transtorno de autismo tem o desenvolvimento que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida comprometido, como suas habilidades e comunicações e interação social.O aplicativo FalaFácil Autismo DiegoDiz pode ser utilizado de forma prática e rápida para ensinar as crianças que são portadoras do transtorno de autismo elementos básicos da comunicação e possibilitando o incremento da independência e desenvolvimento da criança portadora de autismo.O desenvolvimento da tecnologia do mundo atual permite as suas vantagens, e o aplicativo FalaFácil  Autismo DiegoDiz é um dos recursos que podemos encontrar no mundo moderno.Esse aplicativo foi desenvolvido por DiegoDiz  para os estímulos visuais que podem ajudar a criança autista a compreender de maneira clara o que está se pedindo e também para que ela possa se comunicar melhor.Segundo as pesquisas as crianças autistas respondem de maneira mais efetiva a comunicação visual. O aplicativo oferece a oportunidade de ensinar a criança autista na comunicação de habilidades diárias, a uma importância para essas comunicações, pois com as novas leis que autoriza a inclusão escolar. Os alunos de inclusão passaram então cada vez mais estar expostos aos conteúdos acadêmicos nas salas de aulas regulares.O aplicativo FalaFácil Autismo DiegoDiz é um recurso visual que permite as crianças autistas terem mais tempo para processar informações. Esse aplicativo pode ser uma ferramenta para professores, pais, parentes e amigos de crianças portadoras do transtorno de autismo.Sabemos que no Play Store podem ser encontrados diversos aplicativos para o autismo, porém esse artigo estará relatando as vantagens do Aplicativo FalaFácil Autismo DiegoDiz.


COMO FUNCIONA O APLICATIVO FALAFÁCIL DIEGODIZ

É um aplicativo que traz a comunicação através do visual para as crianças portadoras do transtorno de autismo.
Esse aplicativo pode ser encontrado no Play Store na língua Portuguesa espanhola, e ao ser baixado no dispositivo aparecerá uma tela com os ícones INICIAR e AJUDA, se clicarmos no ícone INICIAR vai nos direcionar para as imagens personalizadas do dia a dia, mas se clicarmos no ícone AJUDA poderá entender o aplicativo para utilização.


Quando clicarmos no ícone INICIAR aparecerá uma imagem das mãos pedindo alguma coisa, e a frase: eu quero, e logo aparecerão outras imagens como: comida, suco, entre outras necessidades diárias.


Afirma Murilo Saraiva de Queiroz que é pai de um garotinho chamado Max de seis anos portador de autismo, que o aplicativo não é a peça mais importante para o desenvolvimento de alguém com dificuldade de comunicação, segundo Queiroz.

Estabelecer o contato, para ele, é o mais complicado, “Se a pessoa não está treinada, não senta e tenta explorar o aplicativo junto com o autista, não vai adiantar. É importante saber a necessidade dela, escolher o programa e o apresentar de um jeito produtivo.” (http://www.diariodepernambuco.com.br)   
Neste depoimento Queiroz afirma que a tecnologia avançou e que os aplicativos para os portadores de autismo são úteis, porém não é a peça mais importante, porque a pessoa tem que explorar e treinar para que assim se possa utilizar como um recurso produtivo e não somente para passar o tempo da criança com autismo.
O aplicativo FalaFácil Autismo DiegoDiz tem as imagens das necessidades básicas e o áudio compondo as figuras.
Porém a especialista e diretora-técnica da Associação Brasileira de Autismo Maria Helena afirma que os aplicativos para autistas também precisam de outros graus de dificuldades.
Podemos observar que os aplicativos como tantos outros são prazerosos, porque facilitam a compreensão e os portadores do transtorno de autismo acabam aprendendo coisas de uma forma que para eles é fácil.
O aplicativo FalaFácil Autismo DiegoDiz é produtivo e abrange a comunicação das habilidades diárias, e para os autistas passam a ser um instrumento produtivo, o aplicativo desperta o interesse e traz autonomia para autistas.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Engrossador e Adaptador manual (tecnologia assitiva)

Cleiton de Almeida Souza Matos Sheila Matos Bueno Polo ITAPEVI – ITAPEVI/SP Data: 10/09/2017 Fonte: http://educacaoinclusivaja.blogspot.com.br/2013/09/adaptacao-manual-para-deficientes.html Entre as tecnologias assistivas mais utilizadas por pessoas com necessidades especiais estão o Engrossador e o adaptador manual já que auxiliam no manuseio de diversos objetos como: Garfo, faca, escova de dente, pente de cabelo, lápis e canetas. O principal objetivo do engrossador e adaptador manual é promover autonomia, qualidade de vida, inclusão social através da mobilidade e controle de seu ambiente e interação com a família e sociedade. Ambos podem ser higienizados e geralmente pesam entre vinte e sessenta e cinco gramas o peso tem haver com estabilidades. Existem vários tipos de engrossador e adaptador e podem ser moldados de acordo com a necessidade de cada criança, através de um custo totalmente acessível. Eles podem ser encontrados em papelarias ou ...

PLAYTABLE: A MESA DIGITAL INOVADORA EM SALA DE AULA

JOZAINE DA COSTA PEREIRA – RU: 1798151 Polo – Itapevi/SP Data (23/08/2017)                                                                        Fonte: http://playtable.com.br/#conheca   A PlayTable é a primeira mesa digital interativa e multidisciplinar com jogos e aplicativos para crianças a partir de três anos de idade, ajuda a estimular a percepção dos alunos, melhorarem o raciocínio lógico, com o PlayTable o aprendizado é lúdico interativo e coletivo, a criança vai aprendendo brincando e se desenvolvendo conforme a proposta de cada aplicativo todas as funções são realizadas direto na tela da PlayTable, que tem a tela bem sensível ao um simples toque ou movimento de qualquer objeto, por exemplo, um pincel. A PlayTable surgiu de uma associação de duas empresas Catarinense, uma ligada à te...

A Colméia – Inclusão e Tecnologia caminhando juntas

A Colméia – Inclusão e Tecnologia caminhando juntas Por Barbara Azevedo Limas RU: 1951814 Por Iolanda da Silva Correa RU: 1855149 Por Elyda C. Medeiros dos Santos Neves RU:1923253 Polo – Itapevi Data 28/08/2017 Fonte:  http://www.cantinhodoscadeirantes.com.br/2013/02/teclado-colmeia-ou-mascara-de-teclado.html?m=1             Na cidade de Itapevi, um projeto inovador, vem fazendo a alegria na vida de muitos alunos com necessidades especiais. A escola municipal “Vida Feliz”, uma das pioneiras no município, promove um extraordinário trabalho, visando a acessibilidade de alunos com dificuldade motoras e visuais. Os alunos dispõem de uma sala de informática e sala de recursos multifuncionais, mais o grande diferencial, tem sido a utilização de uma ferramenta tecnológica, que foi totalmente adaptada, modificando a rotina dos alunos. Através de estudos de casos, trocas de experiências e ...