Pular para o conteúdo principal

APLICATIVO GANHA ESPAÇO NA SALA DE AULA

Por  Cintia Ferreira Guimarães, 1345085
Polo – Itapevi
Data  27-08-2017



 Com o avanço da tecnologia mundial, a cada novo dia novas tecnologias surgem com o objetivo de auxiliar a vida de pessoas com as mais diversas necessidades especiais. O aplicativo do momento é o Hand Talk , criado por três jovens alagoanos em 2012 com o objetivo de oferecer uma plataforma de tradução de textos, áudios e até imagens para a língua Libras, facilitando assim a comunicação de surdos e ouvintes.
De acordo com dados do IBGE , no Brasil existem por volta de 9,7 milhões de surdos sendo que 70% deles tem dificuldade com o português (ler e escrever) e que utilizam a LIBRAS como língua oficial juntamente com o português.Diante da dimensão na necessidade de uma plataforma de comunicação o Hand Talk vem facilitando  o convívio social e a comunicação . O aplicativo já é consolidado mundialmente após receber o premio das Organizações das Nações Unidas (ONU) como o melhor aplicativo social do mundo disponível na Play Store.
Quem dá vida a esse aplicativo é o Hugo, um jovem e simpático  intérprete em  3D que faz a tradução de tudo que lhe é transmitido.Hugo já é conhecido por mais de 1 milhão de pessoas contando com cerca de 150 mil usuários ativos por mês.
A dimensão da ajuda que o aplicativo proporciona para  seus usuários foi tanta que o MEC disponibilizou em tablets escolares o aplicativo para a Rede estadual de ensino. Uma das escolas que recebeu o aplicativo foi a E.E Dimensino Ferreira que vem utilizando com seus alunos surdos o aplicativo  nas diversas aulas cotidianas e com faixas etárias diferenciadas , de acordo com a coordenadora de ensino Cintia Ferreira,"O aplicativo criou nos alunos uma vontade maior de se comunicar e desenvolver relações sociais com os demais alunos que tinham dificuldade com a Libras, além do índice de desenvolvimento aumentar na sala de aula". Foi realizado uma pesquisa de campo em escolas estaduais que utilizam o aplicativo em sala de aula e uma incrível melhora no índice de analfabetismo foi notado.Já que nem toda rede de ensino disponibiliza professores tradutores para alunos surdos  o Hand Talk veio a acrescentar como um elo entro ensino e aprendizagem .
O que esperamos é que diante de tais informações de produtividade efetiva da aprendizagem na sala de aula mais crianças, jovens e adultos surdos possam ter acesso a essa e a outras plataformas que surgem todos os dias , para que a inclusão na rede estadual de ensino seja sempre maior e igualitária.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Engrossador e Adaptador manual (tecnologia assitiva)

Cleiton de Almeida Souza Matos Sheila Matos Bueno Polo ITAPEVI – ITAPEVI/SP Data: 10/09/2017 Fonte: http://educacaoinclusivaja.blogspot.com.br/2013/09/adaptacao-manual-para-deficientes.html Entre as tecnologias assistivas mais utilizadas por pessoas com necessidades especiais estão o Engrossador e o adaptador manual já que auxiliam no manuseio de diversos objetos como: Garfo, faca, escova de dente, pente de cabelo, lápis e canetas. O principal objetivo do engrossador e adaptador manual é promover autonomia, qualidade de vida, inclusão social através da mobilidade e controle de seu ambiente e interação com a família e sociedade. Ambos podem ser higienizados e geralmente pesam entre vinte e sessenta e cinco gramas o peso tem haver com estabilidades. Existem vários tipos de engrossador e adaptador e podem ser moldados de acordo com a necessidade de cada criança, através de um custo totalmente acessível. Eles podem ser encontrados em papelarias ou ...

PLAYTABLE: A MESA DIGITAL INOVADORA EM SALA DE AULA

JOZAINE DA COSTA PEREIRA – RU: 1798151 Polo – Itapevi/SP Data (23/08/2017)                                                                        Fonte: http://playtable.com.br/#conheca   A PlayTable é a primeira mesa digital interativa e multidisciplinar com jogos e aplicativos para crianças a partir de três anos de idade, ajuda a estimular a percepção dos alunos, melhorarem o raciocínio lógico, com o PlayTable o aprendizado é lúdico interativo e coletivo, a criança vai aprendendo brincando e se desenvolvendo conforme a proposta de cada aplicativo todas as funções são realizadas direto na tela da PlayTable, que tem a tela bem sensível ao um simples toque ou movimento de qualquer objeto, por exemplo, um pincel. A PlayTable surgiu de uma associação de duas empresas Catarinense, uma ligada à te...

A Colméia – Inclusão e Tecnologia caminhando juntas

A Colméia – Inclusão e Tecnologia caminhando juntas Por Barbara Azevedo Limas RU: 1951814 Por Iolanda da Silva Correa RU: 1855149 Por Elyda C. Medeiros dos Santos Neves RU:1923253 Polo – Itapevi Data 28/08/2017 Fonte:  http://www.cantinhodoscadeirantes.com.br/2013/02/teclado-colmeia-ou-mascara-de-teclado.html?m=1             Na cidade de Itapevi, um projeto inovador, vem fazendo a alegria na vida de muitos alunos com necessidades especiais. A escola municipal “Vida Feliz”, uma das pioneiras no município, promove um extraordinário trabalho, visando a acessibilidade de alunos com dificuldade motoras e visuais. Os alunos dispõem de uma sala de informática e sala de recursos multifuncionais, mais o grande diferencial, tem sido a utilização de uma ferramenta tecnológica, que foi totalmente adaptada, modificando a rotina dos alunos. Através de estudos de casos, trocas de experiências e ...