Pular para o conteúdo principal

Aplicativo para crianças com deficiência visual.

Professor da Unicamp utiliza software que ajuda no ensino de matemática para alunos com deficiência visual.


Aplicativo de matemática colabora para inclusão escolar de crianças com deficiência visual.

Um programa gratuito idealizado pelo professor Henderson de Souza, que utiliza de perguntas em áudio para ensinar alunos a entender a disciplina de forma lúdica nas aulas e também auxiliar no dever de casa no ambiente familiar. O sistema chamado MinimatecaVox contempla o conteúdo de matemática do primeiro ano do ensino fundamental, portanto para crianças de 6 a 8 anos de idade.
O objetivo é fazer os alunos aprenderem conceitos básicos, cálculo mental, além de ser um estímulo ao uso do computador e à inclusão digital. O aplicativo faz a leitura de cada tecla digitada pelo aluno e traduz em som para que seja possível saber o que está sendo escrito pelo teclado do computador.


O programa foi testado em instituições especializadas no auxílio a deficientes visuais em Campinas, como a Pró Visão, que promove a habilitação e reabilitação desse público há 30 anos. A instituição atende em média 45 deficientes, desde bebês a adolescentes.
É notório que esse público enfrenta uma carência no ensino normal e, por isso, as crianças procuram o apoio das instituições. Sem a ajuda, muitas não conseguem acompanhar. Para a coordenadora Maria Saragiotto, o aplicativo  tem muita importância para o futuro das crianças: "Tudo que facilita e fornece autonomia para os deficientes visuais, é bem-vindo", conta.
Com os alunos deficientes, Henderson percebeu a dificuldade deles para aprender matemática, e isso o motivou a fazer algo para que eles não tivessem mais dificuldades para absorver o conteúdo.
"Vamos usar o aplicativo e exercitar com as crianças. É o nosso plano", diz o professor.

Fonte :


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Engrossador e Adaptador manual (tecnologia assitiva)

Cleiton de Almeida Souza Matos Sheila Matos Bueno Polo ITAPEVI – ITAPEVI/SP Data: 10/09/2017 Fonte: http://educacaoinclusivaja.blogspot.com.br/2013/09/adaptacao-manual-para-deficientes.html Entre as tecnologias assistivas mais utilizadas por pessoas com necessidades especiais estão o Engrossador e o adaptador manual já que auxiliam no manuseio de diversos objetos como: Garfo, faca, escova de dente, pente de cabelo, lápis e canetas. O principal objetivo do engrossador e adaptador manual é promover autonomia, qualidade de vida, inclusão social através da mobilidade e controle de seu ambiente e interação com a família e sociedade. Ambos podem ser higienizados e geralmente pesam entre vinte e sessenta e cinco gramas o peso tem haver com estabilidades. Existem vários tipos de engrossador e adaptador e podem ser moldados de acordo com a necessidade de cada criança, através de um custo totalmente acessível. Eles podem ser encontrados em papelarias ou ...

PLAYTABLE: A MESA DIGITAL INOVADORA EM SALA DE AULA

JOZAINE DA COSTA PEREIRA – RU: 1798151 Polo – Itapevi/SP Data (23/08/2017)                                                                        Fonte: http://playtable.com.br/#conheca   A PlayTable é a primeira mesa digital interativa e multidisciplinar com jogos e aplicativos para crianças a partir de três anos de idade, ajuda a estimular a percepção dos alunos, melhorarem o raciocínio lógico, com o PlayTable o aprendizado é lúdico interativo e coletivo, a criança vai aprendendo brincando e se desenvolvendo conforme a proposta de cada aplicativo todas as funções são realizadas direto na tela da PlayTable, que tem a tela bem sensível ao um simples toque ou movimento de qualquer objeto, por exemplo, um pincel. A PlayTable surgiu de uma associação de duas empresas Catarinense, uma ligada à te...

A Colméia – Inclusão e Tecnologia caminhando juntas

A Colméia – Inclusão e Tecnologia caminhando juntas Por Barbara Azevedo Limas RU: 1951814 Por Iolanda da Silva Correa RU: 1855149 Por Elyda C. Medeiros dos Santos Neves RU:1923253 Polo – Itapevi Data 28/08/2017 Fonte:  http://www.cantinhodoscadeirantes.com.br/2013/02/teclado-colmeia-ou-mascara-de-teclado.html?m=1             Na cidade de Itapevi, um projeto inovador, vem fazendo a alegria na vida de muitos alunos com necessidades especiais. A escola municipal “Vida Feliz”, uma das pioneiras no município, promove um extraordinário trabalho, visando a acessibilidade de alunos com dificuldade motoras e visuais. Os alunos dispõem de uma sala de informática e sala de recursos multifuncionais, mais o grande diferencial, tem sido a utilização de uma ferramenta tecnológica, que foi totalmente adaptada, modificando a rotina dos alunos. Através de estudos de casos, trocas de experiências e ...