Professor
da Unicamp utiliza software que ajuda no ensino de matemática para alunos com deficiência
visual.
Aplicativo
de matemática colabora para inclusão escolar de crianças com deficiência visual.
Um programa gratuito
idealizado pelo professor Henderson
de Souza, que
utiliza de perguntas em áudio para ensinar alunos a entender a disciplina de
forma lúdica nas aulas e também auxiliar no dever de casa no ambiente
familiar. O sistema chamado MinimatecaVox contempla o conteúdo de matemática do primeiro ano do
ensino fundamental, portanto para crianças de 6 a 8 anos de idade.
O objetivo é fazer os alunos aprenderem conceitos básicos,
cálculo mental, além de ser um estímulo ao uso do computador e à inclusão
digital. O aplicativo faz a leitura de cada tecla digitada pelo aluno e traduz
em som para que seja possível saber o que está sendo escrito pelo teclado do
computador.
O programa foi
testado em instituições especializadas no auxílio a deficientes visuais em
Campinas, como a Pró Visão, que promove a habilitação e reabilitação desse
público há 30 anos. A instituição atende em média 45 deficientes, desde bebês a
adolescentes.
É notório que esse público enfrenta
uma carência no ensino normal e, por isso, as crianças procuram o apoio das
instituições. Sem a ajuda, muitas não conseguem acompanhar. Para a coordenadora Maria Saragiotto, o
aplicativo tem muita importância para o
futuro das crianças: "Tudo que facilita e fornece autonomia para os
deficientes visuais, é bem-vindo", conta.
Com os alunos deficientes, Henderson percebeu a dificuldade deles para aprender
matemática, e isso o motivou a fazer algo para que eles não tivessem mais
dificuldades para absorver o conteúdo.
"Vamos usar o aplicativo e exercitar com as
crianças. É o nosso plano", diz o professor.
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