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APRENDENDO COM A TECNOLOGIA INCLUSIVA
Adenice Cezar Pereira da Silva. RU: 1364191
Ivone Brantes Pereira. RU: 1346335
Rosemeire Souza de Melo. RU: 1355765
Polo: Itapevi
Data: 06/09/17

ALUNOS E PROFESSORES SE REUNEM A FAVOR DAS FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE
INCLUSAO
INSERIR IMAGEM
(Não se esqueça de colocar logo abaixo  imagem a fonte, ou seja, de onde tirou)
 
ÃO








Fonte: http://www.acordacidade.com.br/noticias
Uma notícia é uma série de fatos apresentados a partir de um fato mais importante. A intenção da notícia é apresentar um acontecimento do presente da forma mais imparcial possível – embora saibamos que nenhum texto é neutro, todos os textos carregam ideologias.
Para escrever uma notícia, após escolher o fato que será apresentado, é preciso: escolher um título; escolher a sequência em que os fatos serão apresentados (do mais importante para os detalhes); organizar as informações do primeiro parágrafo, denominado “lide”, sintetizando os dados principais: quem, onde, o que, quando, como e porque; a linguagem deve ser clara e objetiva, evitando o uso de adjetivos; uso de 3ª pessoa.
O tema da sua notícia é o uso de ferramentas tecnológicas com alunos de inclusão. Para tanto, você deverá pesquisar como a tecnologia pode ser utilizada em sala de aula em uma escola inclusiva e criar uma notícia, contanto como a ferramenta é utilizada em uma suposta escola.
Inicie o seu texto com a manchete, ou seja, com o título. A manchete deve ser uma frase de impacto, que deixe o leitor interessado em ler o seu texto. Depois vem o “lide”, ou seja, o primeiro parágrafo, que é uma espécie de resumo da sua notícia. Para escrever o “lide”, responda as perguntas: quem onde, o que, quando, como e porque. Em seguida, nos demais parágrafos, desenvolva as informações que foram apresentadas inicialmente, no primeiro parágrafo.
A fonte utilizada deve ser Arial 12, parágrafos justificados, espaçamento 1,15. Não é necessário inserir referências ao final do texto, no entanto, lembre-se de que um texto autoral não pode conter cópias de outras fontes. Assim, caso transcreva algum trecho de outro autor ou a fala de alguém, sinalize com o uso das aspas. A sua notícia deve ter duas páginas. Não se esqueça de revisar o seu texto e de consultar outras notícias para se familiarizar com o gênero. Bom trabalho!
 Grande parte dos alunos deficientes visuais não tem materiais adequados e adaptados para as suas necessidades. Foi pensando nisso que estudantes criaram o mapa tátil, que facilita o aprendizado e o conhecimento emrelação aos mapas geográficos.     

   É uma pena que o governo não tem oportunidades de investir nas aulas inclusivas, foi pensando nisso, que uma escola municipal do interior de São Paulo, na cidade de Itapevi EE.Prof.Dimaraes Antônio Sandei, junto com os alunos e o professor de geografia, se reuniram para debater  qual seria a melhor forma de ajudar os alunos deficiente visuais nas aulas de geografia.Um aluno chamado Paulo disse que tinha visitado a Pinacoteca do estado de São Paulo, pois lá possuía um setor que este localizado o mapa tátil. O mapa apresenta contraste de cores que facilita o uso por pessoas com baixa visão. Certo dia na sala de aula o professor pediu para cada aluno trazer um pouco de material para começar a construção da nova ferramenta ,alguns alunos trouxeram barbantes ,colo, papel ceda, isopor etc..Depois se reuniram para poder discutir como eles iriam montar o mapa de forma que os alunos podiam ter uma noção sobre as regiões, eles usaram o papel camurça mais rustico pra descrever regiões do solo, no lugar da agua que representa o mar, eles usaram isopor e cola quente, nas regiões onde há muita vegetação colocaram varias folha seca, depois de algumas horas ficou pronta o mapa. Ficou para o professor de Geografia pegar cada aluno e lava lós perto do mapa para assim, eles poderem tocar e sentir cada região, o professor com auxilio dos demais alunos foi explicando de uma forma que os alunos entendessem onde ficava cada região brasileira, alguns alunos puderem entender, mas alguns com mais dificuldades tiveram que ficar mais tempos apalpando o mapa para ter uma noção básica. Depois de algumas semanas de estudo, o professor viu que os alunos deficientes começaram a compreender com mais facilidades, junto da direção da escola, eles puderam construir, mais mapas táteis e assim melhorar qualidade de ensino da inclusão. Varias escolas ficaram sabendo desta nova ferramenta, e os demais professores também começaram a usar esta nova invenção que ajudou não só osprofessores mas aos alunos que cada dia que passava eles tinham mais interesses pelo estudo.Com este incentivo, os demais professores de outras disciplinas também começaram a  pesquisar diversas ferramentas para poder auxiliar em suas aulas e assim ter uma qualidade de ensino digno aos alunos da inclusão.

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