APRENDENDO COM A
TECNOLOGIA INCLUSIVA
Adenice Cezar Pereira da Silva. RU: 1364191
Ivone Brantes Pereira. RU: 1346335
Rosemeire Souza de Melo. RU: 1355765
Polo: Itapevi
Data: 06/09/17
ALUNOS E PROFESSORES SE REUNEM A FAVOR
DAS FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE
INCLUSAO
|
ÃO
Fonte:
http://www.acordacidade.com.br/noticias
Uma notícia é uma série
de fatos apresentados a partir de um fato mais importante. A intenção da
notícia é apresentar um acontecimento do presente da forma mais imparcial
possível – embora saibamos que nenhum texto é neutro, todos os textos carregam
ideologias.
Para escrever uma
notícia, após escolher o fato que será apresentado, é preciso: escolher um
título; escolher a sequência em que os fatos serão apresentados (do mais
importante para os detalhes); organizar as informações do primeiro parágrafo,
denominado “lide”, sintetizando os dados principais: quem, onde, o que, quando, como e porque; a linguagem deve ser
clara e objetiva, evitando o uso de adjetivos; uso de 3ª pessoa.
O tema da sua notícia é
o uso de ferramentas tecnológicas com alunos de inclusão. Para tanto, você
deverá pesquisar como a tecnologia pode ser utilizada em sala de aula em uma
escola inclusiva e criar uma notícia, contanto como a ferramenta é utilizada em
uma suposta escola.
Inicie o seu texto com a
manchete, ou seja, com o título. A manchete deve ser uma frase de impacto, que
deixe o leitor interessado em ler o seu texto. Depois vem o “lide”, ou seja, o
primeiro parágrafo, que é uma espécie de resumo da sua notícia. Para escrever o
“lide”, responda as perguntas: quem onde, o que, quando, como e porque. Em
seguida, nos demais parágrafos, desenvolva as informações que foram
apresentadas inicialmente, no primeiro parágrafo.
A fonte utilizada deve
ser Arial 12, parágrafos justificados, espaçamento 1,15. Não é necessário
inserir referências ao final do texto, no entanto, lembre-se de que um texto
autoral não pode conter cópias de outras fontes. Assim, caso transcreva algum
trecho de outro autor ou a fala de alguém, sinalize com o uso das aspas. A sua
notícia deve ter duas páginas. Não se esqueça de revisar o seu texto e de
consultar outras notícias para se familiarizar com o gênero. Bom trabalho!
Grande parte dos alunos deficientes visuais
não tem materiais adequados e adaptados para as suas necessidades. Foi pensando
nisso que estudantes criaram o mapa tátil, que facilita o aprendizado e o
conhecimento emrelação aos mapas geográficos.
É uma pena que o governo não tem
oportunidades de investir nas aulas inclusivas, foi pensando nisso, que uma
escola municipal do interior de São Paulo, na cidade de Itapevi EE.Prof.Dimaraes Antônio Sandei, junto com os alunos e o professor de
geografia, se reuniram para debater qual
seria a melhor forma de ajudar os alunos deficiente visuais nas aulas de
geografia.Um aluno chamado Paulo disse que tinha visitado a Pinacoteca do
estado de São Paulo, pois lá possuía um setor que este localizado o mapa tátil.
O mapa apresenta contraste de cores que facilita o uso por pessoas com baixa
visão. Certo dia na sala de aula o professor pediu para cada aluno trazer um
pouco de material para começar a construção da nova ferramenta ,alguns alunos
trouxeram barbantes ,colo, papel ceda, isopor etc..Depois se reuniram para
poder discutir como eles iriam montar o mapa de forma que os alunos podiam ter
uma noção sobre as regiões, eles usaram o papel camurça mais rustico pra
descrever regiões do solo, no lugar da agua que representa o mar, eles usaram
isopor e cola quente, nas regiões onde há muita vegetação colocaram varias
folha seca, depois de algumas horas ficou pronta o mapa. Ficou para o professor
de Geografia pegar cada aluno e lava lós perto do mapa para assim, eles poderem
tocar e sentir cada região, o professor com auxilio dos demais alunos foi
explicando de uma forma que os alunos entendessem onde ficava cada região
brasileira, alguns alunos puderem entender, mas alguns com mais dificuldades
tiveram que ficar mais tempos apalpando o mapa para ter uma noção básica.
Depois de algumas semanas de estudo, o professor viu que os alunos deficientes
começaram a compreender com mais facilidades, junto da direção da escola, eles
puderam construir, mais mapas táteis e assim melhorar qualidade de ensino da
inclusão. Varias escolas ficaram sabendo desta nova ferramenta, e os demais
professores também começaram a usar esta nova invenção que ajudou não só
osprofessores mas aos alunos que cada dia que passava eles tinham mais
interesses pelo estudo.Com este incentivo, os demais professores de outras
disciplinas também começaram a pesquisar
diversas ferramentas para poder auxiliar em suas aulas e assim ter uma
qualidade de ensino digno aos alunos da inclusão.
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