Pular para o conteúdo principal



Ferramentas Tecnológicas com alunos de inclusão

Por Anneliz Barbosa Silva, RU: 1244049   Cintia Crozarioli Nascimento Faria, RU: 1238351

Polo – Itapevi

Data 13/09/2017

 






 


 

 

Fonte: Inclusão+aramumo

 

 

 

 

O uso de ferramentas tecnológicas para a inclusão educacional vem sendo fundamental para o desenvolvimento das crianças que possuem o transtorno da dislexia. A dislexia não é uma doença, ela é um distúrbio que causa uma série de características, onde a criança apresenta dificuldade de reconhecimento e decodificação dos vocábulos, pois ela troca as silabas e tem dificuldade em soletrar as palavras e isso significa que a leitura e a escrita tornam-se um verdadeiro desafio em sua vida, e com a ajuda de pais e professores é primordial o seu desenvolvimento com muito amor e dedicação. Como o transtorno da dislexia afeta algumas crianças no contexto escolar trazendo algumas dificuldades de aprendizagem durante leitura e da escrita, pesquisadores da itabits, iniciativa de desenvolvimento de software dos alunos do ITA criaram um jogo com parceria do Instituto ABCD para auxiliar a aprendizagem da criança, o jogo foi criado com um aplicativo chamado de aramumo.

O aplicativo aramumo tem a função de estimular o raciocino da criança levando ele há ouvir frases completas, e após ouvir um conjunto de palavras o aluno irá pegar as bolhas com as silabas e vai monta-las dentro da cruzadinha. Diante do desenvolvimento do aplicativo aramumo escolas, usam o aplicativo como uma ferramenta pedagógica para auxiliar o aluno disléxico no processo de ensino e aprendizagem, e com o uso do aplicativo a escola vem ajudando os alunos com esta dificuldade.



Fonte: Inclusão+dislexia+educação

 

No caso, se um aluno estiver atrasado na matéria, pois apresenta dificuldade de ler e escrever, e para melhorar o seu desenvolvimento de aprendizagem o professor por sua vez, pode começar a usar o aramumo com o aluno. Com este aplicativo durante as aulas o aluno é estimulado a ter o raciocínio, pois, ouve as frases e separa as silabas para colocar na cruzadinha, o jogo tem 5 frases que auxilia o aluno disléxico respectivamente.

Com o uso do aplicativo o professor estimula o desenvolvimento do aluno, e tem como objetivo ser simples e prático, além de vantagens e benefícios que o aplicativo trás, de ser com poucos níveis para que a criança tenha um melhor desenvolvimento. Pois o aluno que apresenta este tipo de deficiência seja no ambiente escolar ou na sociedade, ele precisa de incentivos e recursos tecnológicos adaptáveis a sua condição, pois isso é um direito e dever de todos, pois diante disso todos têm o direito a inclusão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Engrossador e Adaptador manual (tecnologia assitiva)

Cleiton de Almeida Souza Matos Sheila Matos Bueno Polo ITAPEVI – ITAPEVI/SP Data: 10/09/2017 Fonte: http://educacaoinclusivaja.blogspot.com.br/2013/09/adaptacao-manual-para-deficientes.html Entre as tecnologias assistivas mais utilizadas por pessoas com necessidades especiais estão o Engrossador e o adaptador manual já que auxiliam no manuseio de diversos objetos como: Garfo, faca, escova de dente, pente de cabelo, lápis e canetas. O principal objetivo do engrossador e adaptador manual é promover autonomia, qualidade de vida, inclusão social através da mobilidade e controle de seu ambiente e interação com a família e sociedade. Ambos podem ser higienizados e geralmente pesam entre vinte e sessenta e cinco gramas o peso tem haver com estabilidades. Existem vários tipos de engrossador e adaptador e podem ser moldados de acordo com a necessidade de cada criança, através de um custo totalmente acessível. Eles podem ser encontrados em papelarias ou ...

PLAYTABLE: A MESA DIGITAL INOVADORA EM SALA DE AULA

JOZAINE DA COSTA PEREIRA – RU: 1798151 Polo – Itapevi/SP Data (23/08/2017)                                                                        Fonte: http://playtable.com.br/#conheca   A PlayTable é a primeira mesa digital interativa e multidisciplinar com jogos e aplicativos para crianças a partir de três anos de idade, ajuda a estimular a percepção dos alunos, melhorarem o raciocínio lógico, com o PlayTable o aprendizado é lúdico interativo e coletivo, a criança vai aprendendo brincando e se desenvolvendo conforme a proposta de cada aplicativo todas as funções são realizadas direto na tela da PlayTable, que tem a tela bem sensível ao um simples toque ou movimento de qualquer objeto, por exemplo, um pincel. A PlayTable surgiu de uma associação de duas empresas Catarinense, uma ligada à te...

A Colméia – Inclusão e Tecnologia caminhando juntas

A Colméia – Inclusão e Tecnologia caminhando juntas Por Barbara Azevedo Limas RU: 1951814 Por Iolanda da Silva Correa RU: 1855149 Por Elyda C. Medeiros dos Santos Neves RU:1923253 Polo – Itapevi Data 28/08/2017 Fonte:  http://www.cantinhodoscadeirantes.com.br/2013/02/teclado-colmeia-ou-mascara-de-teclado.html?m=1             Na cidade de Itapevi, um projeto inovador, vem fazendo a alegria na vida de muitos alunos com necessidades especiais. A escola municipal “Vida Feliz”, uma das pioneiras no município, promove um extraordinário trabalho, visando a acessibilidade de alunos com dificuldade motoras e visuais. Os alunos dispõem de uma sala de informática e sala de recursos multifuncionais, mais o grande diferencial, tem sido a utilização de uma ferramenta tecnológica, que foi totalmente adaptada, modificando a rotina dos alunos. Através de estudos de casos, trocas de experiências e ...