Ferramentas Tecnológicas com
alunos de inclusão
Por Anneliz Barbosa Silva, RU:
1244049 Cintia Crozarioli Nascimento
Faria, RU: 1238351
Polo – Itapevi
Data 13/09/2017
|
Fonte:
Inclusão+aramumo
O uso de ferramentas
tecnológicas para a inclusão educacional vem sendo fundamental para o
desenvolvimento das crianças que possuem o transtorno da dislexia. A dislexia
não é uma doença, ela é um distúrbio que causa uma série de características,
onde a criança apresenta dificuldade de reconhecimento e decodificação dos
vocábulos, pois ela troca as silabas e tem dificuldade em soletrar as palavras
e isso significa que a leitura e a escrita tornam-se um verdadeiro desafio em
sua vida, e com a ajuda de pais e professores é primordial o seu
desenvolvimento com muito amor e dedicação. Como o transtorno da dislexia afeta
algumas crianças no contexto escolar trazendo algumas dificuldades de
aprendizagem durante leitura e da escrita, pesquisadores da itabits, iniciativa
de desenvolvimento de software dos alunos do ITA criaram um jogo com parceria
do Instituto ABCD para auxiliar a aprendizagem da criança, o jogo foi criado
com um aplicativo chamado de aramumo.
O aplicativo aramumo tem a
função de estimular o raciocino da criança levando ele há ouvir frases
completas, e após ouvir um conjunto de palavras o aluno irá pegar as bolhas com
as silabas e vai monta-las dentro da cruzadinha. Diante do desenvolvimento do
aplicativo aramumo escolas, usam o aplicativo como uma ferramenta pedagógica
para auxiliar o aluno disléxico no processo de ensino e aprendizagem, e com o
uso do aplicativo a escola vem ajudando os alunos com esta dificuldade.
No caso, se um aluno estiver
atrasado na matéria, pois apresenta dificuldade de ler e escrever, e para
melhorar o seu desenvolvimento de aprendizagem o professor por sua vez, pode
começar a usar o aramumo com o aluno. Com este aplicativo durante as aulas o
aluno é estimulado a ter o raciocínio, pois, ouve as frases e separa as silabas
para colocar na cruzadinha, o jogo tem 5 frases que auxilia o aluno disléxico
respectivamente.
Com o uso do aplicativo o
professor estimula o desenvolvimento do aluno, e tem como objetivo ser simples
e prático, além de vantagens e benefícios que o aplicativo trás, de ser com
poucos níveis para que a criança tenha um melhor desenvolvimento. Pois o aluno
que apresenta este tipo de deficiência seja no ambiente escolar ou na
sociedade, ele precisa de incentivos e recursos tecnológicos adaptáveis a sua
condição, pois isso é um direito e dever de todos, pois diante disso todos têm
o direito a inclusão.
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