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Livox, liberdade de voz a quem precisa.
Por Ana Laura de Carvalho Costa, RU 1799285
Polo – Itapevi- SP
Data 10/09/2017

 




Tendo como inspiração a necessidade de uma melhor comunicação com sua filha, que tem paralisia cerebral, o pernambucano Carlos Pereira, criou o aplicativo Livox, cuja tradução do nome significa liberdade e voz.
Essa tradução é a síntese do que o aplicativo proporciona auxiliando a comunicação de pessoas com diversos tipos de necessidade, sejam motoras, cognitivas ou visuais, como autistas, portadores de ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), paralisia cerebral, sequelas de AVC (Acidente Vascular Cerebral), entre outros.
O aplicativo é adaptável, possui algoritmos para o ajuste de acordo com a deficiência do usuário, inclusive para correção do toque imperfeito. Até mesmo pessoas cegas podem utiliza-lo, tamanha sua abrangência.
Com o aplicativo funcionando em tablets, os fichários e cartões de comunicação puderam ser deixados de lado, pois o mesmo conta com mais de 12 mil imagens, podendo ainda ser adicionadas mais a critério das necessidades do usuário.
Por ser tão impactante o aplicativo foi premiado vencendo o Desafio de Impacto Social do Google, sendo também reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) recebendo o prêmio de melhor tecnologia Inclusiva.
 A expectativa é de que mais de 15 milhões de brasileiros com dificuldades de comunicação sejam beneficiados pelo aplicativo, significando uma melhora na qualidade de vida de todas essas pessoas.
Na educação ao aplicativo é uma importante, pois através dele pode-se aumentar a atenção, a concentração, também fortalece a memória, favorece a compreensão de conceitos de tempo e espaço, gera habilidades para descrição, observação, comparação e análise, enfim coopera muito do desenvolvimento do aluno.
O MEC (Ministério da Educação) avaliou o aplicativo, classificando-o como excelente ferramenta para alfabetização para todos em geral, ou seja, pessoas com ou sem deficiência.
A utilização do aplicativo já ocorre em várias escolas. Um exemplo é a escola municipal Maria Clara, em Itapevi, São Paulo, lá professores das salas de recurso, que trabalham com alunos de inclusão, tem obtido resultados positivos no desenvolvimento desses alunos.
Na escola os professores reconhecem o Livox como uma importante ferramenta de  aprendizagem, superando as dificuldades e alguns obstáculos encontrados no dia a dia, melhorando a comunicação.   
Nessa instituição o aplicativo é utilizado por crianças na faixa etária de 6 a 10 anos, com diferentes deficiências, como paralisia cerebral e autismo, por exemplo, trabalhando principalmente com as disciplinas de português e matemática.
A melhora na questão da comunicação, a alfabetização estão entre os principais objetivos a serem atingidos na utilização do aplicativo na escola, dando assim maior autonomia para os alunos, através da liberdade de se expressão que os mesmos conseguem adquirir.  
Como o aplicativo é adaptável, trabalha-se com cada criança segundo suas necessidades, ajustando conforme preciso. Por seu uso bastante fácil os alunos apresentam desenvoltura ao utilizá-lo, e suas conquistas são muito comemoradas pelos professores e pelas famílias.
Os pais relatam como é notório o desenvolvimento dos filhos, crianças que não teriam expectativa de escrita conseguem desenvolver essa habilidade, ainda que não peguem em um lápis, tudo através do aplicativo.
Um ponto negativo do aplicativo é a licença para uso que precisa ser obtida que acaba o tornando oneroso, causando uma menor abrangência, uma vez que sua implantação depende de recursos financeiros.
            Com todo esse potencial a expectativa é que o Livox chegue cada vez mais ao seu público alvo, estando presente nas escolas, nas casas, que seus usuários possam superar as dificuldades de comunicação que apresentam devido suas deficiências, ganhando qualidade de vida e cidadania.


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