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LIVOX, A REVOLUÇÃO NO ENSINO DE ALUNOS COM INCLUSÃO


LIVOX, A REVOLUÇÃO NO ENSINO DE ALUNOS COM INCLUSÃO

Por  Paulo Sérgio Rodrigues Gomes, RU 1160527

Polo – Itapevi

Data 11/09/2017
 
 

 


 

 


 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Livox

Livox, é este o nome do aplicativo que está revolucionando o ensino de alunos com necessidade de inclusão em muitas escolas do país e principalmente nas APAES (Associação de Pais e Amigos do Excepcional). Mas o que é o Livox, que tanto tem sido comentado na imprensa? Quem está por trás deste software que tem ajudado mais de 20 mil pessoas com necessidades especiais? Estas perguntas podem ser respondidas conhecendo um pouco como surgiu o Livox. Carlos Edmar Pereira, um pernambuco, formado em análise de sistemas teve a ideia de criar o software devido a necessidade de se comunicar com a filha Ana Clara que tem paralisia cerebral. A comunicação dele e da mãe Aline Costa Pereira com Clara era feita através de desenhos, imagens porém era muito difícil. Carlos reuniu um grupo de colaboradores de diversas áreas específicas e criou “o primeiro software de comunicação alternativa para tablets em Português do Mundo”. O software está sendo usado com sucesso na alfabetização de alunos na Escola Pauliana em Jandira, pelo professor  Paulo Gomes com alunos com necessidade especial do 1º ano do Ensino Fundamental. Vamos falar um pouco do Livox para conhece-lo e depois vamos ver como ele está sendo usado em uma escola pública. O Software foi desenvolvido para tablets android e é indicado para pessoas com as mais variadas necessidades especiais. O nome Livox tem a sua origem no latim e significa liberdade e voz ou liberdade voz alta. O aplicativo tem 20 mil imagens e possui algoritmos inteligentes que propiciam aos usuários uma melhor comunicação, até mesmo um toque errado ou impreciso na tela do tablet, o Livox corrige. Ele possui um teclado virtual que utiliza o comando de voz para falar as palavras/frases que estão sendo digitadas. O usuário consegue se comunicar com outras pessoas, além disso o aplicativo permite a criação de pranchas com imagens personalizadas. O usuário consegue ainda compartilhar com outros usuários que possuem o software instalado no tablete.

O Livox já ganhou vários prêmios nacionais e internacionais: Foi premiado pela ONU como a Melhor Tecnologia Inclusiva do Mundo quando concorreu na área tecnologias móveis e derrotou 20 mil concorrentes de 178 países; conquistou o prêmio de Inovação Tecnológica de Maior Impacto pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID);  ganhou também a Copa do Mundo de Tecnologia no Vale do Silício, San Francisco, Califórnia,EUA , organizada pela Microsoft, Qualcomm e outras empresas de tecnologia, onde derrotou 25 startups de 18 países na categoria educação; conquistou também o Desafio de Impacto Social do Google, quando recebeu 2,2 milhões de investimento e ganhou também o Prêmio Empreendedor Social 2016 organizado pela Folha e pela Fundação Schwab.  

Na Escola Pauliana, na cidade de Jandira, SP, o professor do 1º ano do Ensino Fundamental, Paulo Gomes, 41, tem obtido sucesso na alfabetização de alunos com necessidade de inclusão através do uso do Livox. A disciplina que o professor tem utilizado o software é o Português. A escola possui 07 crianças com necessidades especiais. O Livox está sendo usado como ferramenta de alfabetização para todas elas. Na sala do professor Paulo, há 3 destas crianças que tem dificuldade de movimento e que necessitam de uma ADE (Atendente de Desenvolvimento Educacional).

Paulo está utilizando o aplicativo para tablets com estes 3 alunos, ele tem ensinado aos alunos a ortografia alfabética, valendo lembrar que o Livox permite que o usuário ou o seu orientador crie pranchas (imagens com nomes dos objetos) de forma vantajosa. O professor Paulo tem conseguido que estes alunos especiais consigam se comunicar utilizando palavras rápidas através das figuras/imagens que estão disponíveis na tela do tablet. As crianças tem desenvolvido aos poucos a leitura, pois são símbolos fáceis e eles conseguem se expressar de uma forma prazerosa e interativa. O professor tem também um tablet com a licença do Livox e isto possibilita a interagir com as crianças enviando vídeos, músicas, e atividades que fazem parte deste processo de alfabetização. Os alunos conseguem ler os nomes e ouvem a pronúncia correta através do áudio que o aparelho emite. Ouvindo então o nome correto dos objetos, as crianças tem escutado, e aprendido a falar. A ortografia também tem sido ensinada a eles, ou seja, a forma correta de escrever as palavras, lembrando que o software corrige toques imprecisos, assim, ao escrever uma palavra errada, o software já ajuda a própria criança a corrigir-se, elas vão assimilando a forma correta. Claro que todo o trabalho requer prática, paciência, dedicação e revisão do que foi aprendido, mas o professor Paulo tem se mostrado satisfeito com os resultados, este desenvolvimento que as crianças tem conseguido através do Livox é notável. “Eles agora conseguem expressar o que querem e nós conseguimos compreende-los de uma forma simples e prática”, disse o professor Paulo.

O professor tem trabalhado com o Livox desde o começo do ano de 2017 e nestes pouco mais de oito meses, tem visto o avanço deles. A vantagem de trabalhar com o Livox é que é possível que as crianças “especiais” aprendam e se comuniquem de uma forma mais expressiva, dizendo o que querem e o que não. As devantagens é que o aplicativo ainda não é uma realidade para todos. O professor Paulo conclui: “Creio que se o Livox chegar a cada escola e se tornar um programa de política pública, poderemos revolucionar a vida de muitas crianças”.

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