LIVOX, A REVOLUÇÃO NO
ENSINO DE ALUNOS COM INCLUSÃO
Por Paulo Sérgio Rodrigues Gomes, RU 1160527
Polo – Itapevi
Data 11/09/2017
Fonte:
Livox
Livox,
é este o nome do aplicativo que está revolucionando o ensino de alunos com
necessidade de inclusão em muitas escolas do país e principalmente nas APAES
(Associação de Pais e Amigos do Excepcional). Mas o que é o Livox, que tanto
tem sido comentado na imprensa? Quem está por trás deste software que tem
ajudado mais de 20 mil pessoas com necessidades especiais? Estas perguntas
podem ser respondidas conhecendo um pouco como surgiu o Livox. Carlos Edmar
Pereira, um pernambuco, formado em análise de sistemas teve a ideia de criar o
software devido a necessidade de se comunicar com a filha Ana Clara que tem paralisia
cerebral. A comunicação dele e da mãe Aline Costa Pereira com Clara era feita
através de desenhos, imagens porém era muito difícil. Carlos reuniu um grupo de
colaboradores de diversas áreas específicas e criou “o primeiro software de comunicação
alternativa para tablets em Português do Mundo”. O software está sendo usado
com sucesso na alfabetização de alunos na Escola Pauliana em Jandira, pelo professor Paulo Gomes com alunos com necessidade
especial do 1º ano do Ensino Fundamental. Vamos falar um pouco do Livox para
conhece-lo e depois vamos ver como ele está sendo usado em uma escola pública. O
Software foi desenvolvido para tablets android e é indicado para pessoas com as
mais variadas necessidades especiais. O nome Livox tem a sua origem no latim e
significa liberdade e voz ou liberdade voz alta. O aplicativo tem 20 mil
imagens e possui algoritmos inteligentes que propiciam aos usuários uma melhor
comunicação, até mesmo um toque errado ou impreciso na tela do tablet, o Livox
corrige. Ele possui um teclado virtual que utiliza o comando de voz para falar
as palavras/frases que estão sendo digitadas. O usuário consegue se comunicar
com outras pessoas, além disso o aplicativo permite a criação de pranchas com
imagens personalizadas. O usuário consegue ainda compartilhar com outros
usuários que possuem o software instalado no tablete.
O Livox já ganhou vários prêmios nacionais e
internacionais: Foi premiado pela ONU como a Melhor Tecnologia Inclusiva do Mundo quando concorreu na área
tecnologias móveis e derrotou 20 mil concorrentes de 178 países; conquistou o
prêmio de Inovação Tecnológica de Maior
Impacto pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); ganhou também a Copa do Mundo de Tecnologia no Vale do Silício, San Francisco,
Califórnia,EUA , organizada pela Microsoft, Qualcomm e outras empresas de
tecnologia, onde derrotou 25 startups de 18 países na categoria educação;
conquistou também o Desafio de Impacto
Social do Google, quando recebeu 2,2 milhões de investimento e ganhou
também o Prêmio Empreendedor Social 2016
organizado pela Folha e pela Fundação Schwab.
Na Escola Pauliana, na cidade de Jandira, SP, o professor
do 1º ano do Ensino Fundamental, Paulo Gomes, 41, tem obtido sucesso na
alfabetização de alunos com necessidade de inclusão através do uso do Livox. A
disciplina que o professor tem utilizado o software é o Português. A escola
possui 07 crianças com necessidades especiais. O Livox está sendo usado como
ferramenta de alfabetização para todas elas. Na sala do professor Paulo, há 3 destas
crianças que tem dificuldade de movimento e que necessitam de uma ADE (Atendente de Desenvolvimento
Educacional).
Paulo está utilizando o
aplicativo para tablets com estes 3 alunos, ele tem ensinado aos alunos a
ortografia alfabética, valendo lembrar que o Livox permite que o usuário ou o
seu orientador crie pranchas (imagens com nomes dos objetos) de forma vantajosa.
O professor Paulo tem conseguido que estes alunos especiais consigam se
comunicar utilizando palavras rápidas através das figuras/imagens que estão
disponíveis na tela do tablet. As crianças tem desenvolvido aos poucos a leitura,
pois são símbolos fáceis e eles conseguem se expressar de uma forma prazerosa e
interativa. O professor tem também um tablet com a licença do Livox e isto
possibilita a interagir com as crianças enviando vídeos, músicas, e atividades
que fazem parte deste processo de alfabetização. Os alunos conseguem ler os
nomes e ouvem a pronúncia correta através do áudio que o aparelho emite.
Ouvindo então o nome correto dos objetos, as crianças tem escutado, e aprendido
a falar. A ortografia também tem sido ensinada a eles, ou seja, a forma correta
de escrever as palavras, lembrando que o software corrige toques imprecisos,
assim, ao escrever uma palavra errada, o software já ajuda a própria criança a
corrigir-se, elas vão assimilando a forma correta. Claro que todo o trabalho
requer prática, paciência, dedicação e revisão do que foi aprendido, mas o
professor Paulo tem se mostrado satisfeito com os resultados, este
desenvolvimento que as crianças tem conseguido através do Livox é notável.
“Eles agora conseguem expressar o que querem e nós conseguimos compreende-los
de uma forma simples e prática”, disse o professor Paulo.
O professor tem
trabalhado com o Livox desde o começo do ano de 2017 e nestes pouco mais de
oito meses, tem visto o avanço deles. A vantagem de trabalhar com o Livox é que
é possível que as crianças “especiais” aprendam e se comuniquem de uma forma
mais expressiva, dizendo o que querem e o que não. As devantagens é que o
aplicativo ainda não é uma realidade para todos. O professor Paulo conclui: “Creio
que se o Livox chegar a cada escola e se tornar um programa de política
pública, poderemos revolucionar a vida de muitas crianças”.
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