Pular para o conteúdo principal

LUPA VITUAL  

Por Aceni Ribeiro da Silva Lima,1064111

Polo – Itapevi

Data 15/09/2017

 


 

 

 
 


Em uma escola municipal de São Paulo, estão utilizando uma tecnologia de um lupa virtual.

O aplicativo Smart magnifier, é a melhor lupa grátis para Android, è um aplicativo simples e bastante intuitiva, ele usa o autofoco, para facilitar a ampliação além de permitir o uso do LED, para iluminar o objeto que você esta tentando ver.

O aplicativo Smart Magnifier, pode ser utilizado para todas as disciplinas, geralmente para leitura do livro didático, o aluno pode ativar o aplicativo com muita facilidade pois pode baixar no seu próprio celular, com o celular ou tablet na mão, o aluno pode ler os livros didáticos, figuras.

O Smart Magnifier é utilizado para alunos com deficiência visual (Baixa Visão). Para todas as faixas etárias, O objetivo é fazer com que o aluno se desenvolve, rapidamente e ser independente, auxiliando nas leituras até em casa, que o aluno consiga acompanhar as atividades junto com os demais.

As vantagens do aplicativo é que o Aluno com a deficiência, não precisara de atividades ampliadas, nem de livros didáticos adaptados, pois o aplicativo, é uma ferramenta fácil e simples de usar, a desvantagem é que o aplicativo só pode ser utilizado em celulares e tablet que tenha um Android mais avançado, e se utilizar muito, ele aquece o aparelho, e também não auxilia na locomoção do aluno.

Em Cotia na Grande São Paulo, o Aluno Gustavo Dias, é portador de deficiência visual (Baixa Visão) do 6º ano do ensino Fundamental II, sofria muito com a falta de um auxilio, pois necessitava de uma auxiliar, ou de ajuda dos colegas, e professores, mas em escolas públicas geralmente, os auxílios de profissionais, são limitados, até mesmo de livros didáticos adaptados para os alunos com deficiência visual.

Na escola onde ele estuda tem muitos alunos com diversas deficiências, portanto, não tinha auxilio suficiente para o caso de Gustavo, já que o aluno era alfabetizado, muitas vezes utilizava lupas tradicionais, mas não ajudava muito, pois não tinha luz, suficiente para a leitura em sua casa, e na escola, muitas vezes não conseguia acompanhar as atividades propostas em sala de aulas, e precisava de um aluno para auxiliá-lo, causando transtorno e atraso, para o colega, pois os professores não conseguiam material ampliado para o aluno, devido a falta de assistência publica.

Foi então que entrou em sua escola uma auxiliar de Classe  a Noeme Ribeiro que chegou para acompanhar o aluno Gustavo e os seus colegas inclusão, vendo a dificuldade da escola e da secretária da educação, a auxiliar de classe que utilizava varias tecnologias do seu celular, pesquisou uma maneira mais simples e rápida para a solução do problema do aluno, pois tinha um aprendizagem avançada, mesmo com a deficiência. Com o aplicativo, o aluno passou a desenvolver suas atividades sem a ajuda de colegas e professores, facilitando o dia-a-dia do mesmo, o grande problema era que a escola não tinha recursos para a utilização do aplicativo, nem o aluno, pois seus pais não tinha remuneração suficiente para comprar um aparelho moderno, mediante esse fato, a professora auxiliar deve uma grande ideia e iniciativa de fazer uma arrecadação com os professores e funcionários da escola, onde fizeram uma grande surpresa para o aluno que ficou muito feliz. Facilitou muito a aprendizagem de Gustavo, hoje o mesmo não precisa de auxilio, ou de materiais adaptados, pois o aluno aprendeu com muita facilidade o aplicativo, e todos ficaram satisfeitos com os resultados das notas do aluno.   

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Engrossador e Adaptador manual (tecnologia assitiva)

Cleiton de Almeida Souza Matos Sheila Matos Bueno Polo ITAPEVI – ITAPEVI/SP Data: 10/09/2017 Fonte: http://educacaoinclusivaja.blogspot.com.br/2013/09/adaptacao-manual-para-deficientes.html Entre as tecnologias assistivas mais utilizadas por pessoas com necessidades especiais estão o Engrossador e o adaptador manual já que auxiliam no manuseio de diversos objetos como: Garfo, faca, escova de dente, pente de cabelo, lápis e canetas. O principal objetivo do engrossador e adaptador manual é promover autonomia, qualidade de vida, inclusão social através da mobilidade e controle de seu ambiente e interação com a família e sociedade. Ambos podem ser higienizados e geralmente pesam entre vinte e sessenta e cinco gramas o peso tem haver com estabilidades. Existem vários tipos de engrossador e adaptador e podem ser moldados de acordo com a necessidade de cada criança, através de um custo totalmente acessível. Eles podem ser encontrados em papelarias ou ...

PLAYTABLE: A MESA DIGITAL INOVADORA EM SALA DE AULA

JOZAINE DA COSTA PEREIRA – RU: 1798151 Polo – Itapevi/SP Data (23/08/2017)                                                                        Fonte: http://playtable.com.br/#conheca   A PlayTable é a primeira mesa digital interativa e multidisciplinar com jogos e aplicativos para crianças a partir de três anos de idade, ajuda a estimular a percepção dos alunos, melhorarem o raciocínio lógico, com o PlayTable o aprendizado é lúdico interativo e coletivo, a criança vai aprendendo brincando e se desenvolvendo conforme a proposta de cada aplicativo todas as funções são realizadas direto na tela da PlayTable, que tem a tela bem sensível ao um simples toque ou movimento de qualquer objeto, por exemplo, um pincel. A PlayTable surgiu de uma associação de duas empresas Catarinense, uma ligada à te...

A Colméia – Inclusão e Tecnologia caminhando juntas

A Colméia – Inclusão e Tecnologia caminhando juntas Por Barbara Azevedo Limas RU: 1951814 Por Iolanda da Silva Correa RU: 1855149 Por Elyda C. Medeiros dos Santos Neves RU:1923253 Polo – Itapevi Data 28/08/2017 Fonte:  http://www.cantinhodoscadeirantes.com.br/2013/02/teclado-colmeia-ou-mascara-de-teclado.html?m=1             Na cidade de Itapevi, um projeto inovador, vem fazendo a alegria na vida de muitos alunos com necessidades especiais. A escola municipal “Vida Feliz”, uma das pioneiras no município, promove um extraordinário trabalho, visando a acessibilidade de alunos com dificuldade motoras e visuais. Os alunos dispõem de uma sala de informática e sala de recursos multifuncionais, mais o grande diferencial, tem sido a utilização de uma ferramenta tecnológica, que foi totalmente adaptada, modificando a rotina dos alunos. Através de estudos de casos, trocas de experiências e ...