Pular para o conteúdo principal

Mãos que Falam



Por Joyce Mayume Norberto Murakava, RU 1278357. Paloma Cristine Ferreira Vaz, RU 1297297. Regiane Queiros da Silva, Ru 1110347.
Polo – Itapevi
Data 11/09/2017





Fonte: http://brasil.estadao.com.br/blogs/vencer-limites/libras-sp/

 Três amigos alagoanos Ronaldo Ferreira, publicitário, Tadeu Luiz, arquiteto, e o analista de sistema Carlos Wanderlan desenvolveram um aplicativo que pode ser instalado no celular, através do Google play para Android e tablets. Esta ferramenta é chamada de Handtalk (mãos que falam).
 O Handtalk está sendo usado em empresas e escolas dando possibilidade de ensinar seus alunos de inclusão de uma forma mais ampla.
 Em uma escola regular do Ensino Fundamental, observou-se que havia certa dificuldade para trabalhar com aluno de inclusão em sua sala com 28 alunos sendo somente uma professora, a mesma notou que era dificultoso para esse aluno acompanhar as expectativas exigidas por ela, a professora do 3° ano B em sua sala de língua portuguesa dividiu os alunos em grupos e vistoriou o aluno em inclusão usando o Handtalk em um período de 6 meses durante o ano de 2016, e pode observar nestes meses a evolução do aluno em questão, o quanto o aplicativo auxiliou para que o mesmo pudesse acompanhar as aulas no mesmo ritmo dos colegas, o aplicativo é utilizado por pessoas com deficiências auditivas (surdos) em escolas e pode ser trabalhado com alunos de faixa etária de 6 a 12 anos incluindo também a Educação Infantil.
 O objetivo proposto por este aplicativo é facilitar a comunicação de pessoas com deficiência auditiva traduzindo o português em tempo real, enviando mensagens de texto, áudio e imagens.
 A linguagem é apresentada por um interprete virtual chamado Hugo um boneco que possui braços longos e mãos cumpridas para facilitar o entendimento do ouvinte inovando a tradução de libras.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Engrossador e Adaptador manual (tecnologia assitiva)

Cleiton de Almeida Souza Matos Sheila Matos Bueno Polo ITAPEVI – ITAPEVI/SP Data: 10/09/2017 Fonte: http://educacaoinclusivaja.blogspot.com.br/2013/09/adaptacao-manual-para-deficientes.html Entre as tecnologias assistivas mais utilizadas por pessoas com necessidades especiais estão o Engrossador e o adaptador manual já que auxiliam no manuseio de diversos objetos como: Garfo, faca, escova de dente, pente de cabelo, lápis e canetas. O principal objetivo do engrossador e adaptador manual é promover autonomia, qualidade de vida, inclusão social através da mobilidade e controle de seu ambiente e interação com a família e sociedade. Ambos podem ser higienizados e geralmente pesam entre vinte e sessenta e cinco gramas o peso tem haver com estabilidades. Existem vários tipos de engrossador e adaptador e podem ser moldados de acordo com a necessidade de cada criança, através de um custo totalmente acessível. Eles podem ser encontrados em papelarias ou ...

PLAYTABLE: A MESA DIGITAL INOVADORA EM SALA DE AULA

JOZAINE DA COSTA PEREIRA – RU: 1798151 Polo – Itapevi/SP Data (23/08/2017)                                                                        Fonte: http://playtable.com.br/#conheca   A PlayTable é a primeira mesa digital interativa e multidisciplinar com jogos e aplicativos para crianças a partir de três anos de idade, ajuda a estimular a percepção dos alunos, melhorarem o raciocínio lógico, com o PlayTable o aprendizado é lúdico interativo e coletivo, a criança vai aprendendo brincando e se desenvolvendo conforme a proposta de cada aplicativo todas as funções são realizadas direto na tela da PlayTable, que tem a tela bem sensível ao um simples toque ou movimento de qualquer objeto, por exemplo, um pincel. A PlayTable surgiu de uma associação de duas empresas Catarinense, uma ligada à te...

A Colméia – Inclusão e Tecnologia caminhando juntas

A Colméia – Inclusão e Tecnologia caminhando juntas Por Barbara Azevedo Limas RU: 1951814 Por Iolanda da Silva Correa RU: 1855149 Por Elyda C. Medeiros dos Santos Neves RU:1923253 Polo – Itapevi Data 28/08/2017 Fonte:  http://www.cantinhodoscadeirantes.com.br/2013/02/teclado-colmeia-ou-mascara-de-teclado.html?m=1             Na cidade de Itapevi, um projeto inovador, vem fazendo a alegria na vida de muitos alunos com necessidades especiais. A escola municipal “Vida Feliz”, uma das pioneiras no município, promove um extraordinário trabalho, visando a acessibilidade de alunos com dificuldade motoras e visuais. Os alunos dispõem de uma sala de informática e sala de recursos multifuncionais, mais o grande diferencial, tem sido a utilização de uma ferramenta tecnológica, que foi totalmente adaptada, modificando a rotina dos alunos. Através de estudos de casos, trocas de experiências e ...