Pular para o conteúdo principal
O Autista e a tecnologia na inclusão escolar
Alejandra Meyer Milas – RU 1782939
Edilma Prudente de Santana – RU 1802725
Edna de Fátima Luciani – RU 1793038
Data: 15/08/2017

 
 










Fonte: Uninter
Com a inclusão escolar podemos observar as crianças autistas(distúrbio neurológico que compromete a interação social e comunicação verbal provoca comportamento restritivo e repetitivo),suas dificuldades de aprendizado e interatividade com as demais crianças.
A dificuldade começa no ambiente familiar, quando os pais descobrem que terão um filho com autismo, pois se há uma necessidade de buscar especialistas para um acompanhamento de fonoaudiologia e outros cuidados.
Conforme as instruções de ensinamento para essa inclusão, houve a necessidade de cria raplicativos[M1]  para facilitar o trabalho dos pais e dos professores, onde o mesmo prende a atenção dos inclusos estimulando-os sua criatividade e fazendo com que tenham um comportamento mais aceitável no convívio social.
Na escola CEMEB Florestan Fernandes a professora Bianca e sua Turma do 5ºano, após varias pesquisas chegou ao conhecimento do aplicativo “Diego Diz” onde foi trabalhado com o aluno Patrício dez anos(Inclusão autismo), obteve- se bons resultados e melhoria com sua fala, conhecimento alfabeto, e suas necessidades pessoais. Com acesso ao aplicativo,a criança deve apertar primeiro botão de ação (EJ: EU QUERO) e depois uma das opções possíveis que se encontram em baixo (EJ: COMIDA).
Lembre-se que a persistência é seu melhor aliado, deve tentar que sua criança utilize esta aplicação em cada ocasião que deseje comunicar uma necessidade. .A pratica fara o resto.
Com o uso desse aplicativo a criança autista desenvolve melhor a fala, o conhecimento do alfabeto e suas necessidades pessoais.
Tendo em vista que é um método eficiente, porem a maioria das escolas não dispõem de verbas para aquisiçãodesse projeto de inclusão social; ou seja mais uma etapa que as escolas e a sociedade terão que vencer.
.


 [M1]Ola alunas,o texto está bacana,faltou somente alguns detalhes do o espaçamento correto,orientado no portal e também o numero de paginas solicitados,isso serve como orientação ok?obrigada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Engrossador e Adaptador manual (tecnologia assitiva)

Cleiton de Almeida Souza Matos Sheila Matos Bueno Polo ITAPEVI – ITAPEVI/SP Data: 10/09/2017 Fonte: http://educacaoinclusivaja.blogspot.com.br/2013/09/adaptacao-manual-para-deficientes.html Entre as tecnologias assistivas mais utilizadas por pessoas com necessidades especiais estão o Engrossador e o adaptador manual já que auxiliam no manuseio de diversos objetos como: Garfo, faca, escova de dente, pente de cabelo, lápis e canetas. O principal objetivo do engrossador e adaptador manual é promover autonomia, qualidade de vida, inclusão social através da mobilidade e controle de seu ambiente e interação com a família e sociedade. Ambos podem ser higienizados e geralmente pesam entre vinte e sessenta e cinco gramas o peso tem haver com estabilidades. Existem vários tipos de engrossador e adaptador e podem ser moldados de acordo com a necessidade de cada criança, através de um custo totalmente acessível. Eles podem ser encontrados em papelarias ou ...

PLAYTABLE: A MESA DIGITAL INOVADORA EM SALA DE AULA

JOZAINE DA COSTA PEREIRA – RU: 1798151 Polo – Itapevi/SP Data (23/08/2017)                                                                        Fonte: http://playtable.com.br/#conheca   A PlayTable é a primeira mesa digital interativa e multidisciplinar com jogos e aplicativos para crianças a partir de três anos de idade, ajuda a estimular a percepção dos alunos, melhorarem o raciocínio lógico, com o PlayTable o aprendizado é lúdico interativo e coletivo, a criança vai aprendendo brincando e se desenvolvendo conforme a proposta de cada aplicativo todas as funções são realizadas direto na tela da PlayTable, que tem a tela bem sensível ao um simples toque ou movimento de qualquer objeto, por exemplo, um pincel. A PlayTable surgiu de uma associação de duas empresas Catarinense, uma ligada à te...

A Colméia – Inclusão e Tecnologia caminhando juntas

A Colméia – Inclusão e Tecnologia caminhando juntas Por Barbara Azevedo Limas RU: 1951814 Por Iolanda da Silva Correa RU: 1855149 Por Elyda C. Medeiros dos Santos Neves RU:1923253 Polo – Itapevi Data 28/08/2017 Fonte:  http://www.cantinhodoscadeirantes.com.br/2013/02/teclado-colmeia-ou-mascara-de-teclado.html?m=1             Na cidade de Itapevi, um projeto inovador, vem fazendo a alegria na vida de muitos alunos com necessidades especiais. A escola municipal “Vida Feliz”, uma das pioneiras no município, promove um extraordinário trabalho, visando a acessibilidade de alunos com dificuldade motoras e visuais. Os alunos dispõem de uma sala de informática e sala de recursos multifuncionais, mais o grande diferencial, tem sido a utilização de uma ferramenta tecnológica, que foi totalmente adaptada, modificando a rotina dos alunos. Através de estudos de casos, trocas de experiências e ...