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O Uso De Ferramentas Tecnológicas Com Alunos de Inclusão


Por  Claudeane Viana de Melo, RU 1197260
       Ketlyn Martioli Silva, RU 1197253
Polo – Itapevi
Data -04/09/2017





 












                  O Uso De Ferramentas Tecnológicas com Alunos De Inclusão

A proposta da tecnologia é estimular o aprendizado e incluir os  alunos que tem necessidades especiais  no ambiente escolar, por isso é importante que as ferramentas  escolhidas promovam a interação entre as crianças de forma  que comova  seu desenvolvimento. Falaremos um pouco sobre a Play Table uma mesa com jogos onde os alunos aprendem e se desenvolvem ao mesmo tempo.
PlayTable é a primeira mesa digital desenvolvida no Brasil, totalmente interativa e multidisciplinar. Seus jogos e aplicativos são projetados por professores e especialistas em diversas áreas, justamente para utilizar a linguagem mais adequada para as crianças e para manter o conteúdo adequado às diretrizes do MEC. A tela é sensível tanto ao toque humano, quanto a outros materiais, como plástico, feltro e metal. Por sua fácil usabilidade e os diferentes níveis de aprendizado, entre outras características, ela é considerada uma eficaz tecnologia para inclusão.
A proposta de usar a tecnologia é estimular o aprendizado e incluir os deficientes no ambiente escolar. Por isso, é importante que as ferramentas escolhidas promovam a interação entre as crianças e de forma lúdica contribuam para o seu desenvolvimento. O uso da tecnologia para a educação pode facilitar o desenvolvimento motor, tanto para movimentos amplos, como para a motricidade fina. Outra sugestão é escolher atividades que aprimorem a tomada de decisões, a paciência e a atenção. Não podemos esquecer de que todo material utilizado em sala de aula é um complemento do que nós vemos no dia a dia, não existe material que seja por assim dizer “modelo”.
A longo prazo, a PlayTable  pretende desenvolver novos jogos e ferramentas específicas para o trabalho com crianças com diferentes tipos de deficiências.
O Programa PlayTable de Acessibilidade é exclusivo para pessoas físicas responsáveis por crianças com deficiência e instituições privadas sem fins lucrativos especializadas no atendimento a crianças deficientes.
Essa mesa é uma excelente ferramenta, pois através dela a criança brinca tanto sozinha em sala, como com os amigos, mas o professor deve ter ciência de como usará esse material de uma forma que as crianças aprendam e se desenvolvam. Pelo fato de a mesa conter wi-fi ela trás o que há de mais moderno no mundo dos jogos para eles aprenderem, pode ser utilizado pela disciplina de português e matemática, pois os jogos contém tempo, ajudam a memória da criança, e assim por diante.
A mesa é destinada a crianças de 3 a 10 anos e tem facilitado bastante principalmente com aluno de inclusão, enquanto um trabalho que teríamos com esses alunos em quase 6 meses para se desenvolverem, com a mesa em 3 meses é possível pois a criança aprende brincando, principalmente se tratando de crianças altistas e com síndrome de down, onde a dificuldade para aprender a ter coordenação e aprender a ler é maior.
Alguns dos objetivos a ser alcançado com o  uso dessa  tecnologia  pode  ajudar no desenvolvimento motor da criança  ajuda as crianças a interagir uns com os outros  utiliza jogos  interativos  que trabalham diversas disciplinas  no aprendizado infantil, do gerenciamento das atividades a pratica da matemática, do exercício  da memória a sondagem de letras de língua portuguesa  pra completar palavra. É interessante que cada joguinho tem um objetivo  e ajuda  a desenvolver nas crianças habilidades cognitivas.

Todos os aplicativos tem um objetivo em comum que é tornar o processo de ensino e aprendizagem mais divertido e prazeroso, como uma brincadeira, pra incentivar não só o gosto pelo estudo e pela escola, mais também pra estimular a interação entre os estudantes e os professores.

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