Por
Claudeane Viana de Melo, RU 1197260
Ketlyn Martioli Silva, RU 1197253
Polo – Itapevi
Data -04/09/2017
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O Uso De Ferramentas Tecnológicas com Alunos De Inclusão
A proposta da tecnologia
é estimular o aprendizado e incluir os
alunos que tem necessidades especiais
no ambiente escolar, por isso é importante que as ferramentas escolhidas promovam a interação entre as
crianças de forma que comova seu desenvolvimento. Falaremos um pouco sobre
a Play Table uma mesa com jogos onde os alunos aprendem e se desenvolvem ao
mesmo tempo.
A PlayTable é a primeira mesa digital desenvolvida no Brasil,
totalmente interativa e multidisciplinar. Seus jogos e aplicativos são
projetados por professores e especialistas em diversas áreas, justamente para
utilizar a linguagem mais adequada para as crianças e para manter o conteúdo
adequado às diretrizes do MEC. A tela é sensível tanto ao toque humano, quanto
a outros materiais, como plástico, feltro e metal. Por sua fácil usabilidade e
os diferentes níveis de aprendizado, entre outras características, ela é
considerada uma eficaz tecnologia para inclusão.
A
proposta de usar a tecnologia é estimular o aprendizado e incluir os
deficientes no ambiente escolar. Por isso, é importante que as ferramentas
escolhidas promovam a interação entre as crianças e de forma lúdica contribuam
para o seu desenvolvimento. O uso da tecnologia para a educação pode
facilitar o desenvolvimento motor, tanto para movimentos amplos, como para a
motricidade fina. Outra sugestão é escolher atividades que aprimorem a tomada
de decisões, a paciência e a atenção. Não podemos esquecer de que
todo material utilizado em sala de aula é um complemento do que nós vemos no
dia a dia, não existe material que seja por assim dizer “modelo”.
A longo
prazo, a PlayTable pretende desenvolver
novos jogos e ferramentas específicas para o trabalho com crianças com
diferentes tipos de deficiências.
O
Programa PlayTable de Acessibilidade é exclusivo para pessoas físicas
responsáveis por crianças com deficiência e instituições privadas sem fins
lucrativos especializadas no atendimento a crianças deficientes.
Essa mesa é uma excelente
ferramenta, pois através dela a criança brinca tanto sozinha em sala, como com
os amigos, mas o professor deve ter ciência de como usará esse material de uma
forma que as crianças aprendam e se desenvolvam. Pelo fato de a mesa conter
wi-fi ela trás o que há de mais moderno no mundo dos jogos para eles
aprenderem, pode ser utilizado pela disciplina de português e matemática, pois
os jogos contém tempo, ajudam a memória da criança, e assim por diante.
A mesa
é destinada a crianças de 3 a 10 anos e tem facilitado bastante principalmente
com aluno de inclusão, enquanto um trabalho que teríamos com esses alunos em
quase 6 meses para se desenvolverem, com a mesa em 3 meses é possível pois a
criança aprende brincando, principalmente se tratando de crianças altistas e
com síndrome de down, onde a dificuldade para aprender a ter coordenação e
aprender a ler é maior.
Alguns dos objetivos a ser
alcançado com o uso dessa tecnologia
pode ajudar no desenvolvimento
motor da criança ajuda as crianças a
interagir uns com os outros utiliza
jogos interativos que trabalham diversas disciplinas no aprendizado infantil, do gerenciamento das
atividades a pratica da matemática, do exercício da memória a sondagem de letras de língua
portuguesa pra completar palavra. É
interessante que cada joguinho tem um objetivo
e ajuda a desenvolver nas
crianças habilidades cognitivas.
Todos os aplicativos tem um
objetivo em comum que é tornar o processo de ensino e aprendizagem mais
divertido e prazeroso, como uma brincadeira, pra incentivar não só o gosto pelo
estudo e pela escola, mais também pra estimular a interação entre os estudantes
e os professores.
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