O USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO CONTEXTO
EDUCACIONAL:
MESA EDUCACIONAL ALFABETO
Por – Macio Gonçalves Feitoza RU - 1813093
Polo – Itapevi - SP
Data: 09/08/2017
Crianças com alguma deficiência ou necessidade
especial tendem a tornar-se uma barreira no processo de ensino e aprendizagem,
o Brasil é um país que carece de recursos tecnológicos nas escolas e de
professores especialistas neste segmento. Desenvolver recursos de
acessibilidade seria uma maneira concreta de neutralizar as barreiras causadas
pela deficiência e inserir esse indivíduo nos ambientes ricos para a aprendizagem
contribuindo efetivamente na melhora da autonomia, o uso das tecnologias
assistivas esta aumentando e tem como finalidade
proporcionar uma maior independência e autonomia à pessoa com deficiência, a
mesa educacional alfabeto visa auxiliar os professores no processo de ensino e
aprendizagem dos alunos com necessidades especiais ou dificuldades no
aprendizado nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
A mesa educacional alfabeto foi
criada pelo grupo positivo para tornar o processo de ensino e aprendizagem mais
prazeroso, com aulas divertidas e interativas. Esta ferramenta oferece recursos
de vídeos, sons, eletrônicos, realidade aumentada entre outros, seu formato
ainda proporciona uma ótima utilização para alunos cadeirantes.
Com seus diversos recursos tecnológicos conquistar a atenção
dos alunos é tarefa fácil, proporcionando ao educador uma grande diversidade de
ferramentas que podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem e no
desenvolvimento da autonomia de cada criança. Alunos com deficiência visual
podem utilizar os blocos com letras e etiquetas em Braile, vídeos em libras
também auxiliam crianças surdas e a opção lupa que aumenta o tamanho nas letras
ajuda crianças com dificuldades de visão.
Utilizando a câmera os alunos podem
capturar imagens 3D e transforma-las em personagens que podem ser manipulados
como “marionetes virtuais” desenvolvendo a criatividade e o diálogo promovendo a interação social e o desenvolvimento cognitivo.
A tecnologia assistiva utiliza um arsenal de recursos e serviços que
podem melhorar ou proporcionar um desenvolvimento nas habilidades funcionais de
pessoas com deficiência. Investimentos nestas tecnologias devem ser ampliados para aumentar, facilitar o uso e acesso de equipamentos, serviços, estratégias e práticas pedagógicas em todas as escolas estaduais e municipais para atingir famílias de baixa renda ou com dificuldades de acesso.
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