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TECNOLOGIA ASSISTIVA AUXILIO NA ESCOLA INCLUSIVA

 Por: Caldas, Carlos César Ferreira Chaves, RU: 1029294
 Da Silva, Geisa Maria Gonçalves, RU: 1003998
 Silva, Lilian da Fonseca, RU: 1024727
 Polo – Itapevi
 Data: 08/09/2017




TECLADO – MOUSSE INTELIGENTE TIX - TECNOLOGIA ASSISTIVA
A tecnologia assistiva é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover vida independente e inclusão. Tecnologia Assistiva também é definida como uma ampla gama de equipamentos, serviços, estratégias e práticas concedidas e aplicadas para minorar os problemas encontrados pelos indivíduos com deficiências.
O teclado – mousse inteligente TIX foi criado por um cientista da computação, que nasceu na cidade de Itaúna, Gleison Fernandes de Faria, conhecido como Gleisinho, nasceu com paralisia cerebral, encontrou em suas necessidades à oportunidade de ajudar as outras pessoas que nasceram com a mesma deficiência. Apesar de todas as dificuldades pela qual passou por causa da sua deficiência, Gleison investiu nos estudos e procurou por empresas especializadas para ajudá-lo a investir em sua ferramenta de estudo, com muita dificuldade encontrou empresários que apoiaram em sua criação, e hoje é reconhecido pelo seu trabalho e persistência diante de tamanha dificuldade.
A ideia do teclado mousse inteligente (TIX) é de permitir a digitação de qualquer letra, número, símbolo comando de um teclado convencional utilizando apenas nove botões, que seriam acionados em sequências duplas. Assim, cada dois botões diferentes pressionados produziriam a digitação de um caractere. Dessa forma, o teclado poderia ter teclas grandes e maior espaçamento entre elas, aceitando o seu uso por pessoas com pouca coordenação motora, ou até mesmo com os pés ou cotos.
Na Escola Marechal Rondon, localizado na Cidade de Urânia encontramos o que se chama de tecnologia assistiva sendo aplicada em sala de aula pela professora Lilian Meireles, professora que leciona à turma do 3 ano do ensino fundamental na qual houve uma inclusão de uma aluna com paralisia cerebral. Diante da situação de sua nova aluna a professora pesquisou no campo de inclusão e descobriu um teclado chamado de mousse inteligente (TIX), e passou a ensinar sua aluna com essa ferramenta oportunizando condições melhores de aprendizagem.
Os objetivos do teclado (TIX), é de contribuir na independência da criança com deficiência motora, tornando-a hábil e transformando sua aprendizagem da forma mais próxima possível do restante dos alunos da sala. Este tipo de ferramenta tende a ser usado desde a criança pequena, pois funciona como se fosse mesmo um teclado de computador, logo a partir do momento que a criança é alfabetizada.
Sabemos que a tecnologia está presente na vida de todos os seres humanos, e que ela poderá transformar principalmente a vida das pessoas com deficiência motoras e entre outras deficiências.




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