TECNOLOGIA E INCLUSÂO
SOCIAL UMA DUPLA CADA VEZ MAIS FORTE.
Por (Maria de Fátima da Silva Pereira,
RU 1258327)
Polo – Itapevi.
Data (02/09/2017)
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A
tecnologia LIVOX foi criada por um pai de família que queria estimular o
potencial de sua filha Clara nove, com paralisia cerebral. O Carlos Pereira
pernambucano de 38 anos desenvolveu a tecnologia LIVOX que já ajudou mais de 20
mil pessoas com deficiência em se comunicarem.
O
aplicativo LIVOX consegue atender diferentes deficiências como o autismo, ELA
(esclerose lateral Amiotrófica) e sequelas de AVC e tem potencial de impactar
15 milhões de brasileiros com dificuldades de fala.
O
aplicativo pode ser usado pode ser usa do de diferentes formas e metodologias
diferentes assim como também em varias disciplinas escolares e facilita a
comunicação de professores e alunos, assim como os familiares que convivem com
a criança, ou jovem, adulto que tenham necessidades educacionais especiais.
Na
escola E.M.E.F Roberto Luís Araújo Brandão esta sendo desenvolvido um projeto
de inclusão muito enriquecedor junto com a Prefeitura Municipal de Barueri a
mesma comprou 200 tabletes para que os alunos pudessem levar o aplicativo
instalado no tablet para que os mais necessitados dessa tecnologia conseguissem
se comunicar em casa com seus familiares e uma forma de lúdico para os alunos
de sentirem melhor em suas casas.
Na
sala de aula de AEE da mesma escola já tem o aplicativo em tablet e computador
para que os alunos especiais participem das aulas que a professora propôs e
aperfeiçoar sua comunicação com também a didática com seus alunos. O que
proporciona imenso aprendizado do aluno, pois também a Língua de Libras que é
um dos grandes desafios dos professores em sala de aula ate mesmo para os que
são da educação especial. No aplicativo tem atividades de desenho escritas
assim como outras inúmeras atividades para que o indivíduo amplie seus
conhecimentos.
O
aplicativo não possui faixa etária de idade, pois pode ser usado por todos que
possuem necessidade de usa-lo. E uma das maiores conquistas dessa tecnologia é
que outros professores podem usa-los em
suas aulas, assim incluindo esses alunos em suas aulas e com os demais alunos
interagindo e aplicando a interdisciplinaridade com a inclusão.
A
tecnologia pode ser adaptada com mouse, teclados para as crianças que possuem
deficiências em seus membros inferiores e superiores poderão usufruir de uma
das ferramentas mais revolucionaria na história da educação inclusiva.
Essa
tecnologia Assistiva se expande muito mais com outros aplicativos abrindo
janelas que antes era fechada, hoje assistimos de perto essa grande evolução
tecnológica em nossa sociedade e facilita a vida de muitos. E uma dessas
janelas se abriu na educação e com grande vantagem na educação inclusiva que
abrange não só as necessidades educacionais especiais, mas também a inclusão
digital para aqueles que não têm condições de obter acesso seja financeiro ou
local.
É
satisfatório olharmos essa grande progressão da tecnologia em sala de aula
acolhendo do mais pobre ao mais rico, claro que ainda há muito a fazer
começando com as instituições governamentais, municipais e estaduais para que
todos consigam alcançar os benefícios dessa revolução.
Quando
nos deparamos com a palavra inclusão imaginamos um deficiente visual, mental,
ou dos membros, mas como já mencionamos também a digital, onde alunos de
lugares muito pobre ou precário em infraestrutura não conseguem acesso ma
internet e por isso muitas vezes não conseguem emprego ou ate mesmo ingressar
em universidades. E através de projetos de ONGs não governamentais e outras com
o auxilio do governo esta sendo ampliado o acesso da internet as pessoas,
alunos que são excluídos do mundo digital.
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