Tecnologia a Serviço da Inclusão
Adriana Lopes Tumaz De Oliveira RU: 1718354
Polo: Itapevi – SP.
Data: 05/09/2017
Fonte: bigheadbrogames.autastico
A escola “Alegria de Viver” de Itapevi – São Paulo, no ano 2017, visando fazer a diferença na vida das crianças especiais, tem implantado o uso da tecnologia para ajudar as crianças com Síndrome de Asperger, (autismo) a se desenvolverem, nas áreas em que apresentam dificuldades como: comunicação, interação social e coordenação motora.
O número de crianças, com Sindrome de Asperger conhecida como TEA –Transtorno do espectro do autismo, sendo considerado uma forma mais branda de autismo, tem aumentado de maneira considerável, assim sendo aumenta também a necessidade de preparo dos pais e dos professores para orientar e educar essas crianças de maneira adequada.
A Síndrome de Asperger, é uma patologia neurobiológica que tem tratamento, as crianças com a Síndrome de Asperger tem seu desenvolvimento cognitivo e de linguagem normal os portadores apresentam QI acima da média e uma capacidade impressionante de criatividade, a dificuldade apresentada está relacionada à comunicação, interação social, coordenação motora, determinados padrões repetitivos e limitativos de interesses.
A escola “Alegria de Viver” seguindo as normas constitucionais tem cumprido seu papel na educação inclusiva, proporcionando aos seus alunos um aprendizado digno, dispondo de recursos tecnológicos, de maneira que tem alcançado seu objetivo de ajudá-los em seu desenvolvimento e aprendizado.
Um dos vários métodos de inclusão tem sido com o uso de aplicativos que foram desenvolvidos, com o propósito de ajudar pais e professores e consequentemente alunos em seu aprendizado e desenvolvimento, como o aplicativo “autástico”, desenvolvido para ser usado com crianças entre 2 e 5 anos, autistas ou não, esse aplicativo é um jogo que pode ser usado em celulares com androide ou tablets, é bonito e divertido, tem música e sons envolventes que auxiliam na aprendizagem, ajuda na melhora da coordenação motora, distinção de cores, formas, expressões faciais, números, quebra cabeça....
Educativo e prático esse aplicativo tem ajudado os alunos da escola “Alegria de Viver”, o que tem trazido resultados satisfatórios.
O professor pode fazer uso do aplicativo em suas aulas de arte ou matemática.
A tecnologia pode e deve ser usada em favor da educação de maneira a acrescentar habilidades e aprendizados que de outro forma seria difícil e mais trabalhoso, porém não deve ser o único meio.
Comentários
Postar um comentário