Pular para o conteúdo principal

Tecnologia a Serviço da Inclusão
Adriana Lopes Tumaz De Oliveira RU: 1718354
Polo: Itapevi – SP.
Data: 05/09/2017
Fonte: bigheadbrogames.autastico

A escola “Alegria de Viver” de Itapevi – São Paulo, no ano 2017, visando fazer a diferença na vida das crianças especiais, tem implantado o uso da tecnologia para ajudar as crianças com Síndrome de Asperger, (autismo) a se desenvolverem, nas áreas em que apresentam dificuldades como: comunicação, interação social e coordenação motora.
O número de crianças, com Sindrome de Asperger conhecida como TEA –Transtorno do espectro do autismo, sendo considerado uma forma mais branda de autismo, tem aumentado de maneira considerável, assim sendo aumenta também a necessidade de preparo dos pais e dos professores para orientar e educar essas crianças de maneira adequada.
A Síndrome de Asperger, é uma patologia neurobiológica que tem tratamento, as crianças com a Síndrome de Asperger tem seu desenvolvimento cognitivo e de linguagem normal os portadores apresentam QI acima da média e uma capacidade impressionante de criatividade, a dificuldade apresentada está relacionada à comunicação, interação social, coordenação motora, determinados padrões repetitivos e limitativos de interesses.
A escola “Alegria de Viver” seguindo as normas constitucionais tem cumprido seu papel na educação inclusiva, proporcionando aos seus alunos um aprendizado digno, dispondo de recursos tecnológicos, de maneira que tem alcançado seu objetivo de ajudá-los em seu desenvolvimento e aprendizado.
Um dos vários métodos de inclusão tem sido com o uso de aplicativos que foram desenvolvidos, com o propósito de ajudar pais e professores e consequentemente alunos em seu aprendizado e desenvolvimento, como o aplicativo “autástico”, desenvolvido para ser usado com crianças entre 2 e 5 anos, autistas ou não, esse aplicativo é um jogo que pode ser usado em celulares com androide ou tablets, é bonito e divertido, tem música e sons envolventes que auxiliam na aprendizagem, ajuda na melhora da coordenação motora, distinção de cores, formas, expressões faciais, números, quebra cabeça....
Educativo e prático esse aplicativo tem ajudado os alunos da escola “Alegria de Viver”, o que tem trazido resultados satisfatórios.
O professor pode fazer uso do aplicativo em suas aulas de arte ou matemática.
A tecnologia pode e deve ser usada em favor da educação de maneira a acrescentar habilidades e aprendizados que de outro forma seria difícil e mais trabalhoso, porém não deve ser o único meio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Engrossador e Adaptador manual (tecnologia assitiva)

Cleiton de Almeida Souza Matos Sheila Matos Bueno Polo ITAPEVI – ITAPEVI/SP Data: 10/09/2017 Fonte: http://educacaoinclusivaja.blogspot.com.br/2013/09/adaptacao-manual-para-deficientes.html Entre as tecnologias assistivas mais utilizadas por pessoas com necessidades especiais estão o Engrossador e o adaptador manual já que auxiliam no manuseio de diversos objetos como: Garfo, faca, escova de dente, pente de cabelo, lápis e canetas. O principal objetivo do engrossador e adaptador manual é promover autonomia, qualidade de vida, inclusão social através da mobilidade e controle de seu ambiente e interação com a família e sociedade. Ambos podem ser higienizados e geralmente pesam entre vinte e sessenta e cinco gramas o peso tem haver com estabilidades. Existem vários tipos de engrossador e adaptador e podem ser moldados de acordo com a necessidade de cada criança, através de um custo totalmente acessível. Eles podem ser encontrados em papelarias ou ...

PLAYTABLE: A MESA DIGITAL INOVADORA EM SALA DE AULA

JOZAINE DA COSTA PEREIRA – RU: 1798151 Polo – Itapevi/SP Data (23/08/2017)                                                                        Fonte: http://playtable.com.br/#conheca   A PlayTable é a primeira mesa digital interativa e multidisciplinar com jogos e aplicativos para crianças a partir de três anos de idade, ajuda a estimular a percepção dos alunos, melhorarem o raciocínio lógico, com o PlayTable o aprendizado é lúdico interativo e coletivo, a criança vai aprendendo brincando e se desenvolvendo conforme a proposta de cada aplicativo todas as funções são realizadas direto na tela da PlayTable, que tem a tela bem sensível ao um simples toque ou movimento de qualquer objeto, por exemplo, um pincel. A PlayTable surgiu de uma associação de duas empresas Catarinense, uma ligada à te...

A Colméia – Inclusão e Tecnologia caminhando juntas

A Colméia – Inclusão e Tecnologia caminhando juntas Por Barbara Azevedo Limas RU: 1951814 Por Iolanda da Silva Correa RU: 1855149 Por Elyda C. Medeiros dos Santos Neves RU:1923253 Polo – Itapevi Data 28/08/2017 Fonte:  http://www.cantinhodoscadeirantes.com.br/2013/02/teclado-colmeia-ou-mascara-de-teclado.html?m=1             Na cidade de Itapevi, um projeto inovador, vem fazendo a alegria na vida de muitos alunos com necessidades especiais. A escola municipal “Vida Feliz”, uma das pioneiras no município, promove um extraordinário trabalho, visando a acessibilidade de alunos com dificuldade motoras e visuais. Os alunos dispõem de uma sala de informática e sala de recursos multifuncionais, mais o grande diferencial, tem sido a utilização de uma ferramenta tecnológica, que foi totalmente adaptada, modificando a rotina dos alunos. Através de estudos de casos, trocas de experiências e ...