Pular para o conteúdo principal

TECNOLOGIA A SERVIÇO DA INCUSÃO NAS ESCOLAS

Por: Nilma Miranda de Figueiredo Viana RU: 1746840
       Rosemeire Merlo Alves RU: 1746830
Polo – Itapevi
Data 11/09/2017

 Fonte: Site O Ampliador de Ideias

Motivada pela falta de materiais adaptados, professora utiliza ferramentas tecnológicas para auxiliar nos métodos educacionais que facilitam o aprendizado e aumentam a autonomia das crianças com deficiência visual.
A professora Daniela Araújo sempre gostou de pesquisar novas tecnologias para utilizar em sala de aula, mas foi em 2016, ao se deparar com uma aluna deficiente visual em sua turma, percebeu a partir desse desafio como utilizar a tecnologia assistida, para que o aprendizado da aluna fosse maior e mais independente.
Renata é uma aluna do 4º ano, da escola Mario de Andrade, em Itapevi, no estado de São Paulo, com a patologia de baixa visão, a menina tinha dificuldade em acompanhar o desenvolvimento da turma. Com a ajuda dos pais e o empenho da professora, Renata agora tem acesso a um tablet com software que amplia os ícones, as imagens, as letras e cria contrastes, facilitando a leitura e o entendimento.
 Primeiramente a professora conversou com os pais sobre as dificuldades da aluna, pesquisou sobre softwares e aplicativos gratuitos ou de baixo custo, que pudesse utilizar como mecanismo de ensino, com a ajuda dos pais e da direção da escola a professora implantou um sistema de ensino especialmente para deficientes visuais.
 A professora também criou um blog, para fazer ponte entre o conhecimento que ela já estava utilizando e outros alunos. O blog fala sobre várias formas de tecnologias que auxiliam na ampliação das habilidades de pessoas com deficiências, as chamadas tecnologias assistidas, mas o foco mesmo é na deficiência visual com conteúdos de linguagem fácil e acessíveis a professores, alunos, aos pais e a qualquer pessoa.
Há três tipos de programas para deficientes visuais: os leitores de tela, que leem tudo o que está na tela do computador e são ideais para cegos totais; os ampliadores de tela que aumenta todo o conteúdo e são feitos para quem tem baixa visão, pessoas que não são totalmente cegos; e os digitalizadores que transformam textos em som.
Em muitos casos a pessoa utiliza dois programas ou mais, pois um complementa o outro, programas como DOSVOX e o NVDA podem ser encontrados na intermete e baixados gratuitamente, ampliadores como Magic e o Zoomtext, leitores de tela como Virtual Vision (totalmente criado no Brasil) e JAWS for Windows permitindo acesso prático as funções do sistema, e o Openbook um digitalizador bem acessível.
Na área dos aplicativos temos Runkeeper e Runkeeper que auxiliam pessoas que praticam exercícios físicos detalhando as modalidades, o Be My Eyes uma rede social, o iBrailler Notes que tem a funcionalidade do teclado em braile, e o Ubook uma audioteca com aproximadamente cem acervos com mais de mil gêneros literários totalmente disponível em audiolivro.

Mesmo com a Lei Brasileira da Inclusão vigente desde 02 de janeiro de 2016, as alternativas e práticas de ensino voltado para inclusão, ainda são pouco utilizadas, a proposta da tecnologia é estimular o aprendizado de forma lúdica, contribuindo sempre com o desenvolvimento da criança. A tecnologia na inclusão não substitui as práticas escolares, mas devem ser levadas em conta no planejamento pedagógico da escola, para o maior aproveitamento e bem estar do aluno.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Engrossador e Adaptador manual (tecnologia assitiva)

Cleiton de Almeida Souza Matos Sheila Matos Bueno Polo ITAPEVI – ITAPEVI/SP Data: 10/09/2017 Fonte: http://educacaoinclusivaja.blogspot.com.br/2013/09/adaptacao-manual-para-deficientes.html Entre as tecnologias assistivas mais utilizadas por pessoas com necessidades especiais estão o Engrossador e o adaptador manual já que auxiliam no manuseio de diversos objetos como: Garfo, faca, escova de dente, pente de cabelo, lápis e canetas. O principal objetivo do engrossador e adaptador manual é promover autonomia, qualidade de vida, inclusão social através da mobilidade e controle de seu ambiente e interação com a família e sociedade. Ambos podem ser higienizados e geralmente pesam entre vinte e sessenta e cinco gramas o peso tem haver com estabilidades. Existem vários tipos de engrossador e adaptador e podem ser moldados de acordo com a necessidade de cada criança, através de um custo totalmente acessível. Eles podem ser encontrados em papelarias ou ...

PLAYTABLE: A MESA DIGITAL INOVADORA EM SALA DE AULA

JOZAINE DA COSTA PEREIRA – RU: 1798151 Polo – Itapevi/SP Data (23/08/2017)                                                                        Fonte: http://playtable.com.br/#conheca   A PlayTable é a primeira mesa digital interativa e multidisciplinar com jogos e aplicativos para crianças a partir de três anos de idade, ajuda a estimular a percepção dos alunos, melhorarem o raciocínio lógico, com o PlayTable o aprendizado é lúdico interativo e coletivo, a criança vai aprendendo brincando e se desenvolvendo conforme a proposta de cada aplicativo todas as funções são realizadas direto na tela da PlayTable, que tem a tela bem sensível ao um simples toque ou movimento de qualquer objeto, por exemplo, um pincel. A PlayTable surgiu de uma associação de duas empresas Catarinense, uma ligada à te...

A Colméia – Inclusão e Tecnologia caminhando juntas

A Colméia – Inclusão e Tecnologia caminhando juntas Por Barbara Azevedo Limas RU: 1951814 Por Iolanda da Silva Correa RU: 1855149 Por Elyda C. Medeiros dos Santos Neves RU:1923253 Polo – Itapevi Data 28/08/2017 Fonte:  http://www.cantinhodoscadeirantes.com.br/2013/02/teclado-colmeia-ou-mascara-de-teclado.html?m=1             Na cidade de Itapevi, um projeto inovador, vem fazendo a alegria na vida de muitos alunos com necessidades especiais. A escola municipal “Vida Feliz”, uma das pioneiras no município, promove um extraordinário trabalho, visando a acessibilidade de alunos com dificuldade motoras e visuais. Os alunos dispõem de uma sala de informática e sala de recursos multifuncionais, mais o grande diferencial, tem sido a utilização de uma ferramenta tecnológica, que foi totalmente adaptada, modificando a rotina dos alunos. Através de estudos de casos, trocas de experiências e ...