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TECNOLOGIA A SERVIÇO DO BEM

Aplicativo Rompe Barreiras de Comunicação e Auxilia no Aprendizado.

Aparecida Marta Barbosa Oliveira, 1517705.
Lucineia Aparecida Baccas Velozo, 1517700.
Talita Pereira Fernandes de Almeida, 1517326.
Polo – Itapevi.
Data:02/09/2017.
Grupo: 12.


Fonte: https://www.google.com.br/search?q=aplicativo+prodeaf&client=ubuntu&hs=khS&channel=fs&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjr0dOKsvjVAhVDOyYKHXqmC38Q_AUIDSgE&biw=1440&bih=780#imgrc=9BKo7L2_5OsEqM

Uma professora de ensino fundamental de uma escola municipal do Estado de São Paulo, utiliza em suas aulas de língua portuguesa sempre que preciso o aplicativo Prodeaf, por meio de aparelhos conectados à rede para promover a inclusão e participação de todos.
Em uma escola municipal do estado de São Paulo, notou-se que a cada ano aumentavam as matriculas de alunos com alguma necessidade especial, auditiva, visual, motora, entre outras.
Essa escola não dispunha de muita infraestrutura, logo os professores tinham que improvisar para atender a todos os alunos.
Em uma das salas de aula do terceiro ano do ensino fundamental, com alunos entre oito e nove anos, a qual lecionava a professora Juliana, em uma de suas aulas de língua portuguesa, notou-se que os alunos não progrediam dentro das atividades abordadas em sala,  pois haviam dois alunos com deficiência auditiva, que não tinham domínio da linguagem de sinais, e o restante dos alunos nunca tinham ouvido falar sobre a libras, isso fazia com que a comunicação em sala ficasse fracionada e a professora não conseguisse dar atenção por igual para todos os alunos.
A professora, incomodada com a situação, começou a buscar meios para atingir os seus objetivos. Em uma de suas pesquisas achou o aplicativo Prodeaf, que está disponível para download gratuitamente em celulares e tablets.
Nele contém dicionário de libras, frases comuns do dia dia e tradução simultânea da língua portuguesa para a língua de sinais, tudo interpretado por um personagem animado em 3D.
A professora ciente de que alguns alunos possuíam celular e que a escola poderia disponibilizar o acesso à internet, marcou uma reunião com os país e gestores para apresentar a sua proposta.
Com o aplicativo utilizado em sala, dizia Juliana, podemos dispor de uma parte da aula para fazer tradução de textos, elaborar ditados, trabalhar a conversação entre os alunos, passando da língua portuguesa para a língua de sinais, e também podemos usar o aplicativo em outras disciplinas baseado no mesmo método.
Através desse projeto podemos atingir os objetivos pretendidos, de ter uma sala com igualdade de condições dentro das necessidades de cada um, de fazer com que os alunos vejam que existem várias formas de comunicação, fazer com que os alunos com deficiência auditiva se sintam integrados à turma, e não mais excluídos, por terem uma maneira diferente de se comunicar, ou seja através desse aplicativo vamos promover a equidade
A professora explicou que essas seriam as vantagens de utilizar esse aplicativo em sala de aula, e que não haviam desvantagens, pois o acesso à internet foi disponibilizado pela direção da escola, alguns alunos tinham aparelhos celular, e também foram disponibilizados alguns tablets para auxiliar nas aulas.
Para fazer a utilização do aplicativo é muito simples, basta fazer o download do mesmo em seu aparelho, conectá-lo a internet digitar a palavra em língua portuguesa, que o avatar traduz para a língua de sinais, também pode-se utilizar áudio, fala-se a frase que se deseja traduzir e ao soltar o botão, será traduzido imediatamente.
A professora deixou os pais cientes da importância do uso desse aplicativo em aula. Da necessidade dos alunos que possuíam celular estarem levando o aparelho para a escola, e que os que não tinham aparelho não precisariam se preocupar pois as atividades seriam realizadas em grupo.
O projeto da professora Juliana seguiu em frente, e hoje essa escola tornou-se uma escola modelo na sua região e vários professores aderiram ao projeto em suas aulas e através de pesquisas conseguiram encontrar várias outras tecnologias que estavam a serviço do bem na forma de aplicativos, jogos, entre outros, eles adequaram essas tecnologias ás necessidades de cada  aluno, seguindo assim o exemplo da professora Juliana.

Esse projeto tornou-se destaque e decidimos compartilhar com os nossos leitores, pois através de um simples aplicativo foram rompidas várias barreiras principalmente de comunicação e com isso foi promovida a inclusão.

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