TECNOLOGIA A SERVIÇO DO BEM
Aplicativo Rompe Barreiras
de Comunicação e Auxilia no Aprendizado.
Aparecida Marta Barbosa Oliveira,
1517705.
Lucineia Aparecida Baccas Velozo,
1517700.
Talita Pereira Fernandes de Almeida,
1517326.
Polo – Itapevi.
Data:02/09/2017.
Grupo: 12.
Fonte: https://www.google.com.br/search?q=aplicativo+prodeaf&client=ubuntu&hs=khS&channel=fs&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjr0dOKsvjVAhVDOyYKHXqmC38Q_AUIDSgE&biw=1440&bih=780#imgrc=9BKo7L2_5OsEqM
Uma professora de ensino
fundamental de uma escola municipal do Estado de São Paulo, utiliza em suas
aulas de língua portuguesa sempre que preciso o aplicativo Prodeaf, por meio de
aparelhos conectados à rede para promover a inclusão e participação de todos.
Em uma escola municipal do
estado de São Paulo, notou-se que a cada ano aumentavam as matriculas de alunos
com alguma necessidade especial, auditiva, visual, motora, entre outras.
Essa escola não dispunha
de muita infraestrutura, logo os professores tinham que improvisar para atender
a todos os alunos.
Em uma das salas de aula
do terceiro ano do ensino fundamental, com alunos entre oito e nove anos, a
qual lecionava a professora Juliana, em uma de suas aulas de língua portuguesa,
notou-se que os alunos não progrediam dentro das atividades abordadas em
sala, pois haviam dois alunos com
deficiência auditiva, que não tinham domínio da linguagem de sinais, e o
restante dos alunos nunca tinham ouvido falar sobre a libras, isso fazia com
que a comunicação em sala ficasse fracionada e a professora não conseguisse dar
atenção por igual para todos os alunos.
A professora, incomodada
com a situação, começou a buscar meios para atingir os seus objetivos. Em uma
de suas pesquisas achou o aplicativo Prodeaf, que está disponível para download
gratuitamente em celulares e tablets.
Nele contém dicionário de
libras, frases comuns do dia dia e tradução simultânea da língua portuguesa
para a língua de sinais, tudo interpretado por um personagem animado em 3D.
A professora ciente de que
alguns alunos possuíam celular e que a escola poderia disponibilizar o acesso à
internet, marcou uma reunião com os país e gestores para apresentar a sua
proposta.
Com o aplicativo utilizado
em sala, dizia Juliana, podemos dispor de uma parte da aula para fazer tradução
de textos, elaborar ditados, trabalhar a conversação entre os alunos, passando
da língua portuguesa para a língua de sinais, e também podemos usar o
aplicativo em outras disciplinas baseado no mesmo método.
Através desse projeto
podemos atingir os objetivos pretendidos, de ter uma sala com igualdade de
condições dentro das necessidades de cada um, de fazer com que os alunos vejam
que existem várias formas de comunicação, fazer com que os alunos com
deficiência auditiva se sintam integrados à turma, e não mais excluídos, por
terem uma maneira diferente de se comunicar, ou seja através desse aplicativo
vamos promover a equidade
A professora explicou que
essas seriam as vantagens de utilizar esse aplicativo em sala de aula, e que
não haviam desvantagens, pois o acesso à internet foi disponibilizado pela
direção da escola, alguns alunos tinham aparelhos celular, e também foram
disponibilizados alguns tablets para auxiliar nas aulas.
Para fazer a utilização do
aplicativo é muito simples, basta fazer o download do mesmo em seu aparelho,
conectá-lo a internet digitar a palavra em língua portuguesa, que o avatar
traduz para a língua de sinais, também pode-se utilizar áudio, fala-se a frase
que se deseja traduzir e ao soltar o botão, será traduzido imediatamente.
A professora deixou os
pais cientes da importância do uso desse aplicativo em aula. Da necessidade dos
alunos que possuíam celular estarem levando o aparelho para a escola, e que os
que não tinham aparelho não precisariam se preocupar pois as atividades seriam
realizadas em grupo.
O projeto da professora
Juliana seguiu em frente, e hoje essa escola tornou-se uma escola modelo na sua
região e vários professores aderiram ao projeto em suas aulas e através de
pesquisas conseguiram encontrar várias outras tecnologias que estavam a serviço
do bem na forma de aplicativos, jogos, entre outros, eles adequaram essas
tecnologias ás necessidades de cada
aluno, seguindo assim o exemplo da professora Juliana.
Esse projeto tornou-se
destaque e decidimos compartilhar com os nossos leitores, pois através de um
simples aplicativo foram rompidas várias barreiras principalmente de
comunicação e com isso foi promovida a inclusão.
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