UTILIZANDO OS RECURSOS
ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
CRISTIANE GOMES DE AZEVEDO, RU: 1333734.
SONIA APARECIDA DA SILVA DOMINGOS, RU:
1333735.
Polo ITAPEVI – ITAPEVI/SP
Fonte: novas-tecnologias-assistivas
As tecnologias de
informação e comunicação (TIC), tem se tornado um grande aliado na Educação
Especial. Em muitos casos o uso dessas tecnologias tem sido a única maneira
pela quais diversas pessoas podem se comunicar com mundo exterior, podendo
demonstrar seus pensamentos.
Essas tecnologias têm
possibilitando a otimização na utilização de Sistemas Alternativas e
Aumentativos de Comunicação (SAAC), com a informatização dos métodos
tradicionais de comunicação alternativa.
“Já temos no Brasil um
acervo considerável, e em acelerado crescimento, de recursos tecnológicos, que
permitem a aperfeiçoar a qualidade das interações entre pesquisadores, clínicos,
professores, alunos e pais na área da Educação Especial, bem como de aumentar o
rendimento do trabalho de cada um deles.” (CAPOVILLA, 1997).
As TICS, como a
Tecnologia pessoa com comprometimento motor possa comandar remotamente
aparelhos eletrodomésticos, acender e apagar luzes, abrir e fechar portas
adquirindo independência. Diferentes pesquisas tem demonstrado a importância
dessas tecnologias no processo de construção dos conhecimentos desses alunos.
É o caso, por exemplo, de
um aluno com problemas de comunicação e linguagem que utiliza o computador como
prótese de comunicação e ao mesmo tempo como caderno eletrônico ou em outras
atividades de ensino aprendizagem.
São classificados os
recursos de acessibilidades em 3 grupos:
. Adaptações físicas ou orteses: são todos os aparelhos ou adaptações fixadas e utilizadas no
corpo dos alunos.
. Adaptações de Hardware: são os aparelhos ou adaptações presentes nos componentes físicos
do computador, nos periféricos, ou mesmo,quando os próprios periféricos ,em
suas concepções e construção, são especiais e adaptados.
. Softwares especiais de acessibilidades: são programas
especiais de computador que possibilitam ou facilitam a interação do aluno portador
de deficiência com a máquina.
Um recurso também
bastante usado é a pulseira de pesos, que ajuda a reduzir a amplitude do
movimento causado pela flutuação no tônus, tornando mais rápidas e eficientes a
digitação. Os pesos na pulseira podem ser acrescentados e diminuídos, em função
do tamanho, idade e força do aluno. Segundo dados do Censo Escolar 20/08/2009, feito
pelo Inep/MEC, mais de 55 mil alunos. Têm deficiência visual no país. Para estudar
,seja na escola regular ou na escola especial ,eles contam com um grande recurso:
a Informática.
São softwares
desenvolvidos justamente para atender a realidade desse público, o que facilita
a aprendizado e a inclusão desses alunos. A informática especial é um recurso
pedagógico e de comunicação que propicia aos alunos portadores de necessidades
especiais possibilidade s de novas experiências favorecendo seu desenvolvimento
e aprendizagem globais.
Ministério da Educação
desenvolve em parceria com Estados, Municípios e o Distrito Federal, o Programa
de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais e o Projeto Livro Acessível
para alunos com deficiências visual.
Essas ações têm como
objetivos a promoção da acessibilidade aos alunos da Educação Especial, no
ensino regular. Dessa forma o MEC, disponibiliza materiais didáticos e pedagógicos
equipamentos, mobiliários e laptops para comporem as salas de Recursos
Multifuncionais com o objetivo de apoiar a organização da oferta do Atendimento
educacional Especializado (AEE).
Essa troca pedagógica
entre sala de aula e ambiente da informática. Possibilitar maior independência,
qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação,
mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seus aprendizados, integração
com a família, amigos e sociedade.
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