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UTILIZANDO OS RECURSOS ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

UTILIZANDO OS RECURSOS ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
CRISTIANE GOMES DE AZEVEDO, RU: 1333734.
SONIA APARECIDA DA SILVA DOMINGOS, RU: 1333735.

Polo ITAPEVI – ITAPEVI/SP

Data: 07/09/2017
                                                          Fonte: novas-tecnologias-assistivas

As tecnologias de informação e comunicação (TIC), tem se tornado um grande aliado na Educação Especial. Em muitos casos o uso dessas tecnologias tem sido a única maneira pela quais diversas pessoas podem se comunicar com mundo exterior, podendo demonstrar seus pensamentos.
Essas tecnologias têm possibilitando a otimização na utilização de Sistemas Alternativas e Aumentativos de Comunicação (SAAC), com a informatização dos métodos tradicionais de comunicação alternativa.
“Já temos no Brasil um acervo considerável, e em acelerado crescimento, de recursos tecnológicos, que permitem a aperfeiçoar a qualidade das interações entre pesquisadores, clínicos, professores, alunos e pais na área da Educação Especial, bem como de aumentar o rendimento do trabalho de cada um deles.” (CAPOVILLA, 1997).
As TICS, como a Tecnologia pessoa com comprometimento motor possa comandar remotamente aparelhos eletrodomésticos, acender e apagar luzes, abrir e fechar portas adquirindo independência. Diferentes pesquisas tem demonstrado a importância dessas tecnologias no processo de construção dos conhecimentos desses alunos.
É o caso, por exemplo, de um aluno com problemas de comunicação e linguagem que utiliza o computador como prótese de comunicação e ao mesmo tempo como caderno eletrônico ou em outras atividades de ensino aprendizagem.
São classificados os recursos de acessibilidades em 3 grupos:
. Adaptações físicas ou orteses: são todos os aparelhos ou adaptações fixadas e utilizadas no corpo dos alunos.
. Adaptações de Hardware: são os aparelhos ou adaptações presentes nos componentes físicos do computador, nos periféricos, ou mesmo,quando os próprios periféricos ,em suas concepções e construção, são especiais e adaptados.
. Softwares especiais de acessibilidades: são programas especiais de computador que possibilitam ou facilitam a interação do aluno portador de deficiência com a máquina.
Um recurso também bastante usado é a pulseira de pesos, que ajuda a reduzir a amplitude do movimento causado pela flutuação no tônus, tornando mais rápidas e eficientes a digitação. Os pesos na pulseira podem ser acrescentados e diminuídos, em função do tamanho, idade e força do aluno. Segundo dados do Censo Escolar 20/08/2009, feito pelo Inep/MEC, mais de 55 mil alunos. Têm deficiência visual no país. Para estudar ,seja na escola regular ou na escola especial ,eles contam com um grande recurso: a Informática.
São softwares desenvolvidos justamente para atender a realidade desse público, o que facilita a aprendizado e a inclusão desses alunos. A informática especial é um recurso pedagógico e de comunicação que propicia aos alunos portadores de necessidades especiais possibilidade s de novas experiências favorecendo seu desenvolvimento e aprendizagem globais.
Ministério da Educação desenvolve em parceria com Estados, Municípios e o Distrito Federal, o Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais e o Projeto Livro Acessível para alunos com deficiências visual.
Essas ações têm como objetivos a promoção da acessibilidade aos alunos da Educação Especial, no ensino regular. Dessa forma o MEC, disponibiliza materiais didáticos e pedagógicos equipamentos, mobiliários e laptops para comporem as salas de Recursos Multifuncionais com o objetivo de apoiar a organização da oferta do Atendimento educacional Especializado (AEE).
Essa troca pedagógica entre sala de aula e ambiente da informática. Possibilitar maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seus aprendizados, integração com a família, amigos e sociedade.








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